Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real
Mostrar mensagens com a etiqueta PROJETO UNESCO. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta PROJETO UNESCO. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Tolerância

Trabalho realizado no âmbito do Dia Mundial da Tolerância e Comemoração dos 50 anos da Unesco,
(16 de novembro).
Por  Carolina Batista, Catarina Azevedo, Catarina Mourão, 10.º F


Folhas de Tolerância


Lágrimas para regar a tolerância
Como um acordo de confiança
Num remar contra a maré
Até chegar a um mar tranquilo
Contra as correntes do egoísmo

É como um calmo rastafari

Não é fácil quando o amor vence o ódio
Quando se compreende os nossos erros
E os dos outros

As falhas levam à serenidade
Numa estátua esculpida com amor
E liberdade



Trabalho realizado pela turma 10º I, no âmbito da comemoração do dia da UNESCO e dia da TOLERÂNCIA.



domingo, 24 de novembro de 2013

Dia Nacional da Cultura Científica/ Rómulo de Carvalho

Rómulo de Carvalho/ António Gedeão

Rómulo de Carvalho /António Gedeão nasceu em 24 de novembro, no ano de 1906. Em sua honra, celebra-se em todo o pais o Dia Nacional da Cultura Cientifica, numa homenagem que data de 1997. 
Esta efeméride está integrada na Semana da Ciência, com início na próxima 2.ª feira, na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco.

Cristina Carvalho
Na Biblioteca da Camilo
Na quarta-feira, dia 27, realizar-se-á, pelas 21 horas, uma tertúlia, com a presença da escritora Cristina Carvalho, autora das obras Ana de Londres, Momentos Misericordiosos, Nocturno - O Romance de Chopin, A casa das Auroras, Lusco-fusco, Marginal, O gato de Uppsala e Rómulo de Carvalho/ António Gedeão - Príncipe Perfeito. No dia seguinte, durante a manhã, a escritora, filha de Rómulo de Carvalho, terá um encontro com  os alunos.

sábado, 23 de novembro de 2013

Projeto Comenius

Balanço do Encontro realizado na ESCCB, no âmbito do Projeto Comenius
1 – Parcerias Multilaterais


A Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Vila Real recebeu, entre os dias 4 e 9 do corrente mês, quatro delegações de países europeus (Alemanha, Polónia, Eslováquia e Turquia) no 5.º Encontro da parceria, em curso desde 2011, sendo o presente ano letivo o segundo ano de execução de um Projeto, intitulado “Get Europe up and Playing (GET UP!) ”, cujo tema é a música e o desporto.
O Encontro, incluindo o respetivo Programa, foi amplamente divulgado pela Coordenadora do Projeto, antes e durante a sua realização, através de diversos meios, nomeadamente o semanário Notícias de Vila Real, a página da Escola e o blogue Comenius, bem como em entrevista ao semanário A Voz de Trás-os-Montes e à Rádio Universidade. Do mesmo modo, logo após o seu término, este evento, pelo seu incontestável impacto na Escola e a nível local/regional, mereceu ser novamente notícia no Notícias de Vila Real, pela mão da repórter e professora da ESCCB, Dra. Ana Paula Fortuna.
Nessa linha de divulgação e de balanço regulares do trabalho que se vai desenvolvendo ao longo do período de execução do Projeto, tarefas contempladas, naturalmente, em Projetos desta dimensão, o presente texto visa, com maior propriedade nesta altura, dar conta, do resultado desse trabalho de reflexão, por parte da Equipa Comenius, relativamente ao Encontro, ao grau de consecução do respetivo Programa, aos resultados e objetivos alcançados previstos no próprio Projeto. Para isso, a Equipa procedeu a um exercício de autoavaliação partilhada, tendo também em consideração os testemunhos por parte da comunidade escolar e educativa, da comunidade local e das delegações europeias visitantes.
Assim, a Equipa Comenius, em jeito de conclusão, pode corroborar com gáudio o enorme sucesso deste evento, sem descurar um ou outro aspeto que tenha corrido menos bem, cumprindo-se plenamente atividades e objetivos, graças a todo um trabalho de preparação, atempado e criterioso. Todavia, o esforço e entrega da Equipa teriam sido em vão sem o envolvimento em massa de toda a comunidade escolar e educativa, bem como a presença e colaboração de instituições e entidades locais/regionais, como a Câmara Municipal de Vila Real, o Museu da Vila Velha, o Museu Etnográfico, o Conservatório Regional de Música de Vila Real, o grupo de danças e cantares “Cantaréu” e ainda a presença e participação dos parceiros europeus. Mas como poderia ser de outra forma se este é um Projeto da Escola em articulação com a comunidade?
A todos, a Equipa Comenius, em seu nome e em nome da Escola, deixa aqui os mais sinceros agradecimentos.

A Coordenadora da Equipa Comenius

Maria Julieta Pereira

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Exposição de Presépios






De 20 de novembro a 17 de dezembro de 2013
Biblioteca da Escola Secundária Camilo Castelo Branco
Via Real

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

 MENSAGEM DA DIRETORA GERAL DA UNESCO, POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

Este ano, o Dia Mundial da Filosofia é guiado pela temática “Sociedades Inclusivas, Planeta sustentável”. Este dia, é um convite para repensar as condições que permitam a inclusão e a sustentabilidade das sociedades que são amplamente diversas e cada vez mais interligadas entre si e com o Ambiente.
Globalização, atividade humana, o rápido desenvolvimento de novas tecnologias e das biotecnologias estão a desbloquear as fronteiras entre as ordens sociais, humanas e naturais. A ação humana é cada vez mais o principal motor de evolução do sistema planetário – abrindo o que se tem vindo a chamar a era do “Antropóceno”. O Ambiente não está mais completamente independente de nós – as nossas ações moldam-no. Pelo contrário, os danos ambientais pesam na construção das nossas sociedades, nos modelos de migração e de cooperação. Neste mundo de muitas ramificações, o desenvolvimento sustentável depende em primeira mão na prosperidade partilhada entre Estados e entre Sociedades. Num mundo de diversidade, a inclusão é construída mais do que nunca com base no diálogo e respeito pela justiça, dignidade humana e direitos humanos. Esta foi a mensagem de Swami Vivekananda, cujo 150º aniversário estamos a celebrar: “Levantem-se à custa do outro! Eu não vim a este planeta para isso!
Nós estamos cada vez mais conectados com os nossos ambientes naturais, os quais estão interligados entre si. Este reconhecimento deve inspirar novas políticas públicas, incluindo políticas sociais. Esta intuição foi expressa por Paul Ricouer, nascido há um século atrás: “Se nós não falássemos sobre o mundo, sobre o que falaríamos?” Em resposta a esta interdisciplinaridade radical, a Cimeira Rio+20 reclamou uma maior construção de políticas integradas que sejam capazes de responder aos aspetos do desenvolvimento, a nível económico, social e ambiental. Respostas a estes desafios não virão somente do desenvolvimento técnico ou dos compromissos políticos ou económicos. Quanto mais complexos forem os riscos, maior a necessidade de garantir que através das escolas e dos Media, cada indivíduo cultive um pensamento crítico e um espírito comunitário desde a sua infância. Estes desafios estão no centro do Fórum Mundial da Ciência, que ser irá realizar no Rio de Janeiro, em 2013 e do Relatório Mundial da UNESCO sobre Ciências Sociais intitulado “Changing Global Environments”. Neste mundo de múltiplas fraturas, a Filosofia desempenha um papel indispensável para pensar e agir para uma maior dignidade humana e harmonia. A Filosofia relembra-nos que os recursos do nosso pensamento são de facto os únicos recursos renováveis que temos. Hoje, através da Rede UNESCO, apelo a todos os profissionais, autores e professores no mundo inteiro para libertarem este poder.
  

Irina Bokova

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Exposição de Fotografia de Maurício Penha na Biblioteca

Exposição a Terra e a Gente

É hoje inaugurada, pelas 18 e 15 minutos, a exposição de fotografia de Maurício Penha. Estão patentes ao público 24 fotografias a preto e branco que retratam o quotidiano rural transmontano nas décadas de quarenta e cinquenta do século XX.
Esta iniciativa está inserida no plano de atividades da biblioteca, numa  parceria  da Fundação Casa Museu Maurício Penha,   livraria Traga- Mundos e  Círculo Cultural da UTAD.
Visite - a !






Texto e fotos: João Costa

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Biblioteca - Exposição de instrumentos tradicionais portugueses

Realizou-se ontem, dia 5 de novembro, na biblioteca da escola, uma exposição de instrumentos musicais tradicionais, no âmbito da visita dos parceiros do projeto Comenius.





sábado, 21 de setembro de 2013

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O " Liceu" e ilustres da cultura portuguesa - 1



João de Araújo Correia,
por Gracinda Marques em " Rostos do Douro" (foto: João Costa)
Em 1912, na quinta classe, fez exames às disciplinas de Inglês e Francês no Liceu de Vila Real
.


Óscar Lopes e António Houaiss em S. Martinho de Anta, no I  Congresso Internacional sobre Miguel Torga,1993. 
( foto: João Costa)
Foi professor no liceu  de Vila Real no início da década de 40 do século XX.



Fotografia de José de Sant’Anna Dionísio
Sant'Anna Dionísio  obteve, em 1934, a transferência como professor efectivo para o Liceu de Vila Real. Viveu nesta cidade entre 1935 e 1940.


Em 15 de maio de 1937  a Tuna Académica da Universidade do Porto visita Vila Real e realiza um Sarau de gala no Teatro Avenida, em favor do Hospital da Misericórdia. São recebidos na Câmara e no Liceu. Santana Dionísio, professor do Liceu Camilo Castelo Branco, fez a apresentação da Tuna, num belo discurso, do qual retiramos este excerto:



         “-Na verdade a música é a mais perene e humana das artes. Se ela é ou não eterna, não é legítimo afirmá-lo. O que pode assegurar-se é que ela só desaparecerá com o último homem. Onde está a alma humana estão a esperança e a desesperança indefinidas, está a reminiscência de não se saber o quê, está o devaneio e o sonho. Qual a voz para exprimir as causas desses indeterminados estados de alma? Esses anseios sem objectivo? Esses inefáveis anelos do nosso espírito? Todas as Artes nasceram para o tentar dizer. Mas verdadeiramente só a Música levou ao extremo da veemência e ao mesmo tempo da discrição essa aspiração de entendimento essencial e comunicação essencial do mundo e de nós próprios. A música é uma espécie de brisa, ou antes, um misto de vento e claridade, que abre no nevoeiro do insondável abismo que é o Universo, fundas clareiras através dos quais, em certos instantes fugitivos e supremos, parece antever-se a sua mais recôndita essencialidade. Como é que o homem poderá prescindir algum dia dela?