Filme realizado por
Fabiana e Rafael, 12ºI
Filme realizado por
Fabiana e Rafael, 12ºI
7º 8º e 9º
Secundário
Batata (Solanum tuberosum)
A batata é originária da América do Sul (região dos Andes). A cultura da batata remonta de cinco a seis mil anos. A batata foi o alimento base das sociedades andinas desde há longos tempos. Foi trazida do Peru pelos espanhóis durante o século XVI.
Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas
- Os seus hidratos de carbono são compostos de 20% de amido que se transforma em açúcar sob o efeito da cozedura.
- É a melhor fonte alimentar de minerais, sobretudo de potássio (K), de ferro (Fe) e de iodo (I), evitando a desmineralização.
- Possui quantidades interessantes de vitaminas do complexo B, das quais a vitamina B3 que juntamente com o crómio constitui um factor de tolerância à glicose. A vitamina C está sobretudo presente na batata nova, e vai diminuindo à medida do tempo de conservação.
- Quanto mais amarela for a sua cor interna, maior é a sua concentração de vitaminas.
- Pode ser usada (cozida no forno ou ao vapor) por diabéticos e pré-diabéticos.
- Pode ser acusada de engordar, mas apenas acontece quando é frita.
- Deve corrigir-se a imagem da batata. Só o modo de cozinhar deve ser condenado. A batata não é nociva, pelo contrário.
- A batata diminui os riscos de trombose coronária e normaliza a coagulação sanguínea dos cardíacos (o potássio ajuda a reduzir o efeito de factores de coagulação), arteriosclerose, hipertensão e também escorbuto.
Cebola (Allium cepa)
Ao falar da cebola estamos a falar do mais antigo legume com bolbo. Os Sumérios cultivavam-na já há mais de seis mil anos. A cebola parece provir da índia para alguns autores, para outros é
da Palestina. A cebola era o símbolo da inteligência na Antiga China, um alimento quase mágico para os Caldeus, um nutriente essencial para os Egípcios. A sua forma redonda evoca o cosmos e a imortalidade. Os Gregos e Romanos usavam muito a cebola. Sabe-se também que os construtores de pirâmides encontravam a sua força na cebola. Os Gauleses foram os primeiros a usarem a cebola para fazerem face aos rigores do Inverno.
Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas
- Rica em sais minerais: cálcio (Ca), cobre (Cu), boro (B), potássio (K), manganês, (Mn), fósforo (P), enxofre (S) e vitaminas B, C, e PP.
- Consumida no princípio da refeição, a cebola abre o apetite. Actua efectivamente sobre as glândulas, favorecendo as secreções digestivas.
- Atribuem-se-Ihe virtudes ligeiramente laxativas, lenitivas (suavizantes), hipoglicémicas e também de favorecer o sono.
- Mesmo moderado o consumo de cebola permite um aporte em minerais e oligo-elementos pouco frequentes, tais como o selénio (Se), o manganês (Mn), o cobalto (Co), o flúor (F) e o molibdénio (Mb).
Ervilha (Pisum sativum)
Desde o VII milénio antes da nossa era que se encontram vestígios da existência da ervilha na alimentação no Sudoeste asiático. A ervilha era muito apreciada pelos Gregos e pelos Egípcios desde a Antiguidade. A «ervilha verde» ou «pequena ervilha» tal como é conhecida apareceu no século xv na Itália, depois na França. Foi introduzida na América no século XIX.
Existem duas grandes categorias de ervilhas frescas: as ervilhas de descascar e as ervilhas de quebrar. Encontram-se mais de mil variedades de ervilhas no mundo.
Qualidades alimentares e virtudes terapêuticas
- O seu teor em glícidos é elevado (12% a 14% em média).
- O seu teor proteico é elevado. A pequena ervilha encerra muitos minerais, sobretudo potássio (K), fósforo (P), zinco (Zn), ferro (Fe) e cobre (Cu).
- Os seus teores vitamínicos são globalmente elevados (sobretudo as vitaminas do grupo B).
- Combate a obstipação (graças à abundância das suas fibras), a fadiga física e a anemia.
Elisabete Simas Coelho
Contrariando as contas e as luas das mulheres da propriedade Whitestone, Savana, nasci antes do tempo, num alarido de águas e gritos. Minha mãe, espantada e exausta, entregou-se às mãos experientes de Rosie, a mais velha das escravas. Foi ela quem me lavou e embrulhou no pano de algodão criado e tecido pelas suas mãos carinhosas. Foi o meu primeiro casulo.
Pela porta entreaberta da barraca de madeira vejo escoar-se o dia. O sol é laranja quente como o de África que nunca vi. Rosie dizia que, a esta hora do dia, o sol se fazia bonito para receber a lua, numa fogueira de paixão. A lua respondia-lhe, fria, ignorando-o. Rosie brincava com as palavras para me ensinar que aqui a explosão é o caminho para a expulsão. E eu não queria sair de Whitestone. Rosie era boa comigo. Cantava para me adormecer e foi minha mãe quando a minha mãe morreu. “Desirée, a tua mamã foi com as borboletas. Está no céu e olhará sempre por ti, bebé.”
Soluções
UMA QUESTÃO DE CALENDÁRIO
Se o ano é comum, tem cinquenta e duas semanas e um dia. Assim, para que tenha cinquenta e três domingos, o primeiro dia do ano terá que ser um Domingo. Neste caso o dia oito de Março é uma Quarta-feira. Se o ano é bissexto, tem cinquenta e duas semanas e dois dias. Assim, para que tenha cinquenta e três domingos, o primeiro dia do ano poderá ser um Sábado ou um Domingo. Sendo um Domingo, o dia oito de Março é uma Quinta-feira visto que Fevereiro tem vinte e nove dias. Por outro lado, se o primeiro dia do ano for um Sábado, o dia oito de Março é então uma Quarta-feira. Podemos então concluir que o dia oito de Março nunca poderá ser uma Sexta-feira num ano que tenha cinquenta e três Domingos.
A REUNIÃO Para terem havido quarenta e cinco apertos de mão estiveram presentes dez pessoas.
MOEDAS Colocam-se quatro moedas em cima das outras quatro e obtém-se:
QUAL É O NÚMERO? O número é:784
UM PROBLEMA DE HERANÇA Dois filhos receberam cinco garrafões cheios e cinco vazios e o outro recebe dez garrafões meios. Assim recebem todos dez garrafões e os cinco litros de vinho.
OVOS E GALINHAS Se quinze galinhas põem quinze dúzias de ovos em quinze dias e cinco galinhas comem cinco quilogramas de milho em cinco dias, então quinze galinhas põem uma dúzia de ovos num dia e comem quinze quilogramas de milho em cinco dias. Num dia comem então três quilogramas de milho.
À VOLTA COM OS MEIOSLABIRINTO O número é o 3 e a sequência seguida foi: 210, 30, 6, 126, 7, 105, 35, 5, 15, 75 e 3.
O PROBLEMA DA JÚLIA Enche a medida três e verte para a cinco, ficando nesta última dois litros de vago. Enche novamente a medida três e verte para a cinco até ao cimo. O que sobra ma medida três é exactamente um litro de leite.
Trabalho disponibilizado pelo professor Rui Fernandes.Discurso da Presidente do Conselho Executivo
Drª Fátima Manuela Duro Rodrigues
Ex.º Convidados
Ex.º Pais e Encarregados de Educação
Ex.º Professores e restante comunidade educativa
Estimados Finalistas
Na qualidade de Presidente do Conselho Executivo desta que será sempre a vossa escola, permitam-me que vos apresente as minhas felicitações pelo sucesso do vosso trabalho, sem, no entanto, esquecer o esforço de todos quantos estiveram ao vosso lado nessa caminhada, nomeadamente os vossos Pais / Encarregados de Educação, os vossos professores e todos os outros elementos da comunidade educativa a quem igualmente felicito. Não vivemos isolados neste mundo, apesar de algumas pessoas insistirem em querer chegar sozinhos ao local que traçaram no mapa da sua vida. Quando temos sucesso, esquecemos frequentemente quem nos ajudou a alcançá-lo. Não foi esta a mensagem que vos transmitiram nesta escola e, por isso, esperamos que, mais tarde, possam recordar esta comunidade educativa com saudade e reconhecimento.
Este ano o Ministério da Educação criou o Dia do Diploma com o objectivo de “valorizar a importância da conclusão do Ensino Secundário, nível que o Governo estabeleceu como referência para a qualificação da população portuguesa”. No mesmo sentido, o ME criou um Prémio de Mérito para os melhores alunos dos cursos científico-humanísticos e cursos profissionais em cada escola. Com este prémio o ME pretende “reconhecer e valorizar o mérito, a dedicação, e o esforço no trabalho e desempenho escolares” dos melhores estudantes.
Estas são as razões pelas quais aqui nos reunimos, hoje, as melhores razões, sem dúvida. No entanto, como referi antes, esta escola ensinou-nos a não esquecer todos quantos por aqui passaram com muito mérito e sem cerimónia. Para esses alunos a minha palavra de apreço ( e uma salva de palmas).
Voltando a vós, caros finalistas, este diploma representa, certamente, muitas horas de trabalho, mas também de amizade e de partilha com toda a comunidade educativa. Espero que a próxima etapa da vossa vida seja coroada de sucesso e de felicidade. Dou voz ao poeta Miguel Torga que traduz na perfeição a mensagem que vos quero deixar:
Recomeça…
Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.
Miguel Torga, Diário XIII
Até sempre!