terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Prevenção Rodoviária
Teatro em Dezembro
“Deixemos o sexo em paz”
pela Companhia Maria Paulos
No passado dia 12 de Dezembro, sexta-feira, algumas turmas da nossa escola dirigiram-se até ao Instituto Português da Juventude (IPJ) com o propósito de assistir à peça “Deixemos o sexo em paz”.
Esta comédia é um monólogo onde tabus e preconceitos são postos de parte e fala-se de sexo de forma aberta e entre um sorriso e outro.
A peça interpretada pela actriz Maria, que encarna cerca de vinte e uma personagens, aborda temas relacionados com o sexo como por exemplo a impotência e a gravidez na adolescência.
A comédia que tem como público-alvo os adolescentes foi bem recebida por estes, pois no final da peça ouviram-se entre os alunos críticas muito positivas pela forma como a ideia geral da peça foi transmitida, o à vontade da actriz em falar de temas tão delicados, a forma como alguns tabus foram desmistificados e a resposta a algumas questões que todos temos e que às vezes nos falta a coragem de perguntar.
Nós, alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, achámos esta iniciativa muito importante para os adolescentes pois, por um lado, pudemos passar um bom serão onde nos divertimos bastante e pudemos conviver e rir em conjunto sem qualquer tipo de complexo. Por outro lado, todos concordámos que o assunto “sexo” continua infelizmente a ser um tabu entre algumas pessoas, principalmente os pais de adolescentes, que têm receio de falar com os seus filhos. Nós, acreditamos que não falar acerca de um assunto só piora a situação mas também sabemos que temos culpa nesse aspecto pois muitas vezes, os adolescentes, também têm vergonha de perguntar certas coisas, tanto aos pais como aos professores. Por este aspecto, a peça foi tão importante, pois pudemos “falar” sobre todos os assuntos sem termos de fazer perguntas, só tivemos de escutar.
Concluindo, a peça foi um sucesso e foi importante para nós alunos e por isso queremos agradecer a todas as pessoas que estiveram empenhadas em trazer esta peça até Vila Real, até à nossa escola: obrigado!
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Parlamento dos Jovens – Ensino Básico
A nossa Escola está a participar no programa “parlamento dos Jovens” uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida ao ensino básico e secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais.
A primeira fase decorre nas Escolas e conta com as seguintes etapas:
Dia 12, das 9:00H – 17:00H , decorreram as eleições dos deputados à Sessão Escolar para o ensino Básico, na qual participaram todos os alunos do Ensino Básico (7º, 8º e 9º ). Os resultados apurados foram os seguintes:
Número de eleitores inscritos: 426 (quatrocentos e vinte e seis)
Número de votantes: 133 (cento e trinta e três)
Número de votos brancos: 0 (zero)
Número de votos nulos: 4 (quatro)
Número de votos obtidos por cada lista:
Lista A: Nº de mandatos obtidos: 10 (dez)
Lista B: Nº de mandatos obtidos: 33 (trinta e três)
Lista C: Nº de mandatos obtidos: 86 (oitenta e seis)
Dia 20 de Janeiro será realizada a Sessão escolar pelas 15:00H, na qual os deputados eleitos das três listas candidatos defenderão as suas propostas. Nessa Sessão, os deputados elegerão dois representantes da Escola à Sessão Distrital e o Projecto de Recomendação da Escola.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
XIV Olímpiadas do Ambiente - 2008-2009
Categoria Júnior ( 7º - 9ºanos)
(147 participantes)
* Número de respostas certas
Catarina Malha Mateus de Oliveira, 9ºB, *16
Miguel Ângelo Nogueira Morais, 9ºA, *15
Márcia Filipa Ferreira Rocha, 9ºD, *15
Catarina Rebelo Esteves, 9ºA, *15
José Pedro Cardoso dos Santos, 9ºD, *15
Susana Maria Ferreira Maia, 7ºB, *15
Mariana Remísio de Morais Melhorado, 9ºB,*14
Luís Miguel Aquino Silva, 9ºG,*14
Irma Viviana Ribeiro Silva, 8ºF,*14
Ricardo José Pires Magalhães, 9ºD, *14
Inês Carvalho Silva,7ºB, *14
João Pedro Rodrigues Machado,8ºA,*14
Maura Santos,8ºA, *13
Cristiano Gonçalves da Costa, 8ºF *13
Inês Filipa Dinis Fonseca Cabral, 8ºA, *13
Óscar do Nascimento Pereira Cardão, 8ºF, *13
Luís Pedro Cardoso Cabral, 8ºD, *13
João Cristiano Mourão Rodrigues, 8ºA, *13
Diogo Cardoso,7ºD, *13
Nuno André Caetano Silva,7ºB, *13
Tiago Luís Castelo Monteiro,9ºD, *13*
António Pedro Montezinho Carvalho,9ºG, *13
Débora Cristina Marques Pereira,7ºD *13
Teresa Oliveira Alves,8ºE, *13
Rui Filipe Coutinho Moreira,8ºE, *13
Categoria Sénior ( 10º - 12º anos)
( 52 participantes)
* Número de respostas certas
Luís Manuel Oliveira Costa Lobo Cardoso,11ºB,*17
Irina Patrícia Brito Pereira,10ºA, *15
Filipe José Baptista Barbosa de Sousa Custódio,10ºD *15
Filomena Esteves Correia Bessa,11ºA, *15
Débora Nóbrega Seixas,11ºA, *15
Rui Tiago Cruz Ferreira da Silva,10ºA,*14
Ana Rita Carvalho Patrício,11ºC, *14
Rita de Carvalho Mesquita Martins Afonso,11ºB, *14
Romeu da Costa Carvalho,11ºB,*14
Micael Rodrigues Machado,10ºF,*13
Tiago Filipe Carvalho Ferreira,10ºD,*13
Bárbara Ribeiro Costa,10ºD,*13
Tiago Jorge de Carvalho Relvas,10ºA, *13
Vítor Bruno Branco Monteiro,10ºA, *13
Luís Augusto Montenegro Ledo,11ºA, *13
Luís Filipe Fernandes Gonçalves,11ºA, *13
Mara Lisa Macedo da Silva,11ºF, *12
Leila Susete Cunha Pereira,10ºD, *12
Nelson Canelas Lucas,10ºD, *12
Marcelo Dias Peixoto,10ºD, *12
Ângelo Laureano Fonseca Carvalho Matos,10ºD, *12
David Alexandre Fernandes Carreira,10ºD, *12
Nuno André Serôdio Pinto,11ºB, *12
Alexandra Tenda da Cunha,11ºB, *12
Hugo Filipe dos Santos Vilela,11ºB, *12
sábado, 10 de janeiro de 2009
Sala de Estudo

Noël 2008
Assim, e porque esta é uma quadra que mexe ainda com sentimentos, memórias e traz alguma “boa vontade” mesmo aos mais cépticos e desprovidos do outrora tão respeitado e apregoado espírito n
Pretendeu-se também mostrar que a língua francesa continua a ser uma das mais faladas do mundo e continua, tal como a sua cultura, a assumir um papel preponderante nesta grande aldeia global em que vivemos.
Assim, a escola Camilo Castelo Branco esteve em festa durante os dia 17 e 18 de Dezembro com vários cartazes ilustrativos da forma como os franceses vivem esta quadra.
Foram projectados quer no átrio da escola quer na
Foram colocados à disposição de todos, mini-dossiers com menus e respectivas receitas do “Réveillon de Noël”, contos etc;
Na biblioteca da escola funcionou durante todo o dia 17 de Dezembro um “atelier de Noël” que proporcionou aos alunos que por lá passaram toda uma panóplia de actividades tais como: consulta de sites, devidamente seleccionados com diversas actividades de lazer e enriquecimento do vocabulário alusivo à quadra;
Foram projectados vídeos de canções de Natal e o conto “L a petite fille aux allumettes” que tocou particularmente os alunos dos 7º E e D ; do 8º E,D eF do 9ºH.
Foi também com emoção que assistiram a um PowerPoint elaborado para esta ocasião e inspirado no “Noël des Enfants du Monde” que mostrou um outro lado “mais cruel “do Natal de muitas crianças do mundo, nomeadamente da Palestina e de Israel, onde frequentemente não há tréguas nesta quadra “mágica”. Os alunos referidos compreenderam a mensagem e de certeza que se sentiram mais reconfortados e privilegiados, por não vivermos esta nem outra quadra daquela forma. Foi este o “tal espírito de Natal” que atrás referimos e que conseguimos (desculpem a imodéstia) incutir, nem que fosse por breves instantes.
No final de cada sessão foi distribuído aos presentes “papillotes”, os tradicionais bombons de chocolate que nesta quadra fazem as delícias dos meninos franceses e não só!
A todos os que participaram, alunos, professores e funcionários o nosso obrigado.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
À Procura - Edição de Janeiro de 2009
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Olimpíadas de Matemática - 2009
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Concurso Nacional de Leitura

3º CICLO
1º Prémio
Andreia Filipa Pereira Silva Melo - 7ºE, nº16
2º Prémio
Catarina Passão - 9ºF, nº4
3º Prémio
Joana Nunes Santos Castro - 7ºC, nº11
ENSINO SECUNDÁRIO
1º Prémio
Vânia Luísa Carvalho Oliveira - 12ºJ, nº20
2º Prémio
Andreia Filipa Ramos Seara - 12ºG, nº3
3º Prémio
Débora Helena Fernandes Costa Peixoto - 12ºD, nº7
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Mediateca - Resultado do Concurso "Sentir Natal"
Inserido no Plano Anual de Actividades da Mediateca teve lugar o concurso literário “Sentir Natal” que contou com a participação de alunos do ensino básico e secundário. Esta iniciativa teve como objectivo fomentar e consolidar hábitos de escrita e promover a criatividade e a imaginação.O que é isso?
Quando era pequena
Disseram-me que era
Uma época onde havia
Paz no mundo,
E as pessoas eram todas irmãs
Mas hoje sei…
Que isso nem sempre é verdade
Há guerras em todos os países
E não há liberdade.
Irmãos de costas voltadas,
Meio mundo contra outro meio
Crianças violadas,
E ninguém sabe o que fazer,
A vida é injusta
E o meu coração bate
Tão depressa…
Quando me lembro
Que há pessoas que têm tudo,
E pessoas que não têm nada.
Natal!?
Será que ainda existe?
Ensino Secundário
Aconchego-me no casaco pesado e quente.
(E sabe tão bem! …)
Há estrelas no céu e luzes na Terra.
Tantas luzes,
tão pequenas,
tão brilhantes…
E não só! … (Hum…)
Há música? …
Sim! …
(Tantas vozes! Tão alegres!)
É melodiosa. Suave. Ritmada.
(Que dizem elas?)
Mas este cheiro!
É pesado, quente e doce.
Não é comum!
(sorrio)
Relembra-me o mesmo de memórias,
imensas,
junto da lareira quente
da casa velha e farta da minha avó.
(lá fora neva)
No paladar, aveludado,
quente,
cresce uma vontade subtil,
intensa,
de provar novamente esses sabores
(inconsciente sorrio e fantasio)
(acorda!)
Apresso-me
(Esperam-me em casa)
(Apenas a verdadeira felicidade importa)
domingo, 4 de janeiro de 2009
L’ Epiphanie / la fête des Rois
Pendant longtemps elle a été plus importante que Noël pour les chrétiens.
Le 6 janvier et/ou le premier dimanche de ce mois ,c’est l’Épiphanie. Ce jour-là on "tire les rois". La tradition veut que l’on déguste la galette des rois ( un gâteau traditionnel qui diffère selon les régions). Dans cette galette, il y a une fève cachée ( petit personnage en céramique de la taille d’un caillou). La galette est découpée en autant de parts qu'il y a de participants, plus une part pour l'étranger ou le pauvre de passage. Cette part s'appelait "Part du Bon Dieu ". La coutume veut que le plus jeune de l'assemblée, situé sous la table ou les yeux cachés, appelle les invités au fur et à mesure que l'on désigne les parts.La personne qui trouve la fève dans sa part de galette ,pose sur la tête une couronne en papier doré, devenant ainsi roi ou reine de la fête .

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Le 6 janvier c’est l’Épiphanie

Grands et petits, une Bonne Année et…
On vous offre de la galette sucrée !
Venez vite à l’entrée du lycée !
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
domingo, 21 de dezembro de 2008
Natal
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Projecto Comenius
Este ano lectivo, a nossa escola está no processo de se envolver no projecto Comenius, um projecto europeu que visa promover acções diversificadas, nomeadamente intercâmbios com outros países europeus, visitas a locais de interesse patrimonial, feiras de gastronomia, exposições…O principal objectivo deste projecto é fazer com que os alunos se apercebam da sua herança cultural, assim como da de outros países europeus.
As inscrições estão abertas até ao fim do primeiro período, dia dezoito de Dezembro de 2008, na biblioteca da escola.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Dia da Filosofia
Este ano, os alunos das turmas B, E, F e H do 11º ano associaram-se às comemorações, levando a cabo um conjunto de iniciativas destinadas a promover a filosofia junto da comunidade educativa.
Os alunos do 9º ano de escolaridade constituíram o público-alvo desta iniciativa e, por isso, foram convidadas algumas turmas, designadamente as turmas C, E e G, que no dia 20 de Novembro, no Auditório 1 desta escola, participaram nas actividades dinamizadas pelos colegas das turmas B, E e H, que assumiram o papel de turmas anfitriãs.
A intervenção de cada turma do 11º ano, com uma duração aproximada de 90 minutos, envolveu estratégias diversificadas: projecção de filmes, apresentações em PowerPoint, distribuição de folhetos, exposição dialogada. Todas as estratégias e recursos utilizados pretendiam, de uma forma apelativa, esclarecer o lugar da filosofia no currículo do ensino secundário.
No período da manhã, foi emitido um programa de rádio intitulado “A música ao serviço da Filosofia” e à hora do almoço, professores e alunos tiveram a oportunidade de ler pequenas biografias de filósofos e frases que marcaram a história da filosofia; textos previamente colocados nas mesas da cantina pelos alunos do 11º E.
Os alunos de Artes (11º F) assumiram a tarefa de decorar o átrio da escola e dois grupos de alunos desta turma aceitaram o desafio de construir um logótipo da Filosofia.
Cabe informar, ainda, que foram enviados e-mails para algumas instituições da nossa cidade, tendo em vista a defesa da Filosofia e do seu ensino.
Por fim, agradece-se a participação de todos os alunos envolvidos nesta actividade e, em particular, a disponibilidade manifestada pelos alunos e professores das turmas do 9º ano de escolaridade.
Hoje é um dia muito importante para todos aqueles a quem a filosofia mudou a forma de pensar e agir. Hoje, 20 de Novembro de 2008, celebra-se o Dia Internacional da Filosofia.
Nós, alunos do 11º E, convidamos-vos a festejarem este dia connosco. Pretendemos com esta iniciativa facilitar o vosso contacto com a disciplina de Filosofia que integra o currículo do ensino secundário.
É natural que, enquanto alunos do 9º ano, perguntem: O que é a Filosofia? O que estuda e para que serve? Qual é, afinal, a importância de estudar Filosofia?
Não queremos que pensem que a filosofia é apenas mais uma disciplina entre tantas outras… Simplesmente porque defendemos que é uma disciplina diferente!
Uma razão importante para estudar filosofia é o facto de estar lidar com questões diferentes, mas fundamentais acerca do sentido da nossa existência: Quem somos? Por que razão estamos aqui? As nossas vidas têm alguma finalidade? Seremos livres ou a nossa acção já está pré-destinada? E assim por diante, porque o número de questões é infindável.
Outra razão importante é o facto de a Filosofia ajudar-nos a desenvolver “um outro olhar sobre o mundo”: um olhar crítico, atento e informado.
Numa palavra, ajuda-nos a DESPERTAR.
Finalizamos com uma citação de Descartes: “Viver sem filosofar é ter os olhos fechados sem se esforçar nunca por os abrir”.
Soyez les bienvenus!
À LA BIBLIOTHÈQUE / NA BIBLIOTECA
17 décembre / 17 de Dezembro
Le Père de Noël vous propose plusieurs activités de Noël.
C’est simple, amusant et très intéressant !
Il faut juste un clic et vous voilà connectés avec Lui et les
Traditions de Noël françaises.
Vous pouvez aussi lire des contes de Noël, voir des dvd et
faire d’autres activités !
domingo, 14 de dezembro de 2008
Sabor Vicentino
Chega um preguiçoso ao cais das barcas e pergunta ao Diabo:
Pre: Hou! Ó tu do rabo em bico!
Nariz de maçarico...
Onde estão os amendoins!?
Dia: Houlá, caro amigo!
Chegaste logo agora que partimos para os confins!
Pre: Confins? Nunca ouvir falar!
Mas tu andas a mangar?!
Dia: Aii! Não me chegava já um parvo.
Vem-me agora um beiçudo!
Entra aqui, ó barrigudo!
Pre: P'raí não vou eu.
Nem contigo nem com o Judeu.
Vou ter com o amigo branco
Talvez me dê o seu manto...
Chegando-se ao Anjo:
Pre: Hei! Passarinho angelical!
Vem cá abaixo que eu sou gente
Abre a porta da frente
Que eu nada fiz de mal!
Anj: Nem de mal nem de bem.
Pobre seja a tua mãe!
Ajudar, não ajudaste.
Uma caixa admiraste
E aqui te apresentas?
Pre: E as notas que eu tirei?!
Anj: De que vale a Educação
Sentada num cadeirão?
Rezaste à televisão
E a morte deixaste passar!
Tu e a tua geração...
Nunca tu amaste,
Apenas criticaste!
Tivesses mexido esse cú
E aqui entravas tu!
O Preguiçoso volta à barca do Diabo e vem chorando:
Pre: Cá vem o barrigudo
Lamboso e beiçudo...
Quem me dera ter idade
Para mudar a minha vontade...
Cá vai o barrigudo...
Lento e seboso.
Lá vai o barrigudo...
Lá vai o preguiçoso!
Dia: Sim, sim! Agora cala-te!
Entra e para o Inferno remarás,
Lá descansarás!
Guilherme Magalhães de Sousa, 9ºC
JOYEUX NOËL !


Cette année quelques professeurs de français vous proposent plusieurs activités qui vont certainement vous amuser:
-À l’entrée de l’école on vous invite à: ( 17 et 18 décembre)
• Regarder des dvds de chansons de Noël
• Apprendre quelques recettes
- À la bibliothèque : ( 17 décembre )
• Surfer sur Internet. Vous y trouverez toutes sortes de jeux, quizz, images, paysages, dvds et aussi du bricolage
•Écrire ou envoyer par email des cartes de voeux et, pourquoi pas, écrire aussi au Père Noël ? On vous assure ça vaudra la peine
- Vous trouverez aussi un peu partout … ( 15 - 18 décembre )
•Des affiches concernant Noël en France.
JOYEUX NOËl ! !











