Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 5 de março de 2009

Poesia

AMOR

É Amor!
Não sei o que fiz
Nem sequer o que disse…
Não sei o que pensei
Nem o que escrevi…
A única coisa que sei é que
É amor!
Não sei o que senti
Nem o que imaginei….
Mas sei que
É amor!
Agora que desenhei
Os dedos finos da verdade,
Agora que soletrei o meu coração
E que descobri o significado de amor,
Olho para ti e lembro-me
Do que não fiz e
Do que não disse…
Lembro – me do que não pensei e
Do que não escrevi…
Olho para ti e lembro – me
Do que não senti e
Do que não imaginei…
Apenas me lembro de te amar.
É Amor!

Cláudia Faceira , 10º A

quarta-feira, 4 de março de 2009

Concurso de Fotografia - Desenvolvimento Sustentável

Regulamento
  • A actividade é aberta a toda a comunidade educativa (alunos, docentes e funcionários).
  • Entregar a fotografia impressa em tamanho A5 ou A4, em papel fotográfico, até ao dia 23 de Março no Conselho Executivo.
  • A fotografia tem que ser acompanhada de identificação do autor, título e local onde foi fotografada.
  • O vencedor será anunciado no dia 27 de Março de 2009 durante o período da manhã.
  • As fotografias estarão expostas durante a Semana da Ciência no átrio da escola.
  • Os prémios serão divulgados em momento oportuno.


Organização: Núcleo de estágio de Biologia e Geologia

segunda-feira, 2 de março de 2009

Prémios do Concurso “Crie e Recrie/Se pela sua Saúde”

1º Prémio
Catarina Miranda, EFA NS C1
Camões: "Ao desconcerto do mundo"

"Os bons vi sempre passar
No mundo graves tormentos,
E, para mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado.
Assim que, só para mim
Anda o mundo concertado."


Foi tão grande meu castigo
Onde passei maus momentos
Em que lá nadei sozinho
Cuidando tratar bem meus ferimentos.
Olho à volta, e estou cansado
Da teimosia que não é sincera
A gritar estava calado
A concertar o que não era.
Está tudo tão errado,
Todos cuidamos que não,
O mundo vai ficando afogado
E ninguém lhe deita a mão.

2º Prémio
Catarina/ Nuno /Vânia
Dia Mundial da Alimentação

Hoje é o dia da alimentação
Vamos comer saudavelmente
À fruta não digas que não
Senão o coração sente.


E se o coração
Começar a sentir
É na nossa saúde
Que isso se vai reflectir.


Para isso não acontecer
Algo temos que fazer
“bora lá” então começar
Na roda dos alimentos pesquisar.


Cereais, “hortícolas” e fruta
Por eles podes começar
Segue com lacticínios, carne, leguminosas
E óleos
Sem nunca a água poder faltar.


Se isso todos os dias acontecer
Já podes a toda a gente dizer
Que com a roda aprendeste
Saudavelmente a comer.


3º Prémio
Carla Ferreira, EFA NS C1
A menina que eu fui.

A menina que eu fui. Era uma rapariga muito bem-educada, desde pequena com princípios, pois os meus pais sempre me disseram o que era correcto e incorrecto, sempre tive uma educação digna que um ser humano tenha de ter.
Adorava brincar com os meus primos da Costa de Caparica quando ia de férias, pois como temos a mesma idade, sentíamo-nos bem todos juntos. Quando fui para a 1ªclasse, conheci uma menina que ainda hoje é minha amiga, ela chama-se Margarida. Desde pequena que dizia que nunca iria tocar num cigarro, pois a mãe dela todas as noites tossia e saiam-lhe umas coisas brancas da garganta, mas hoje já adolescente, ela era uma fumadora assídua.
Sempre fui feliz, sobretudo quando me encontrava com familiares, adorava brincar e nunca prestei grande atenção nas aulas, do que hoje me arrependo.
Adorei ser criança, aproveitei os bons momentos da vida de criança e foi com tudo isto que criei o meu ser, aprendi a ser directa, sincera, simpática e a ajudar os outros.
Não queiram crescer depressa, pois quando forem velhos arrependem-se.



Concurso de Francês

1º Prémio
Bárbara Fontes, 9º C
Je ne suis pas d'accord avec cet esprit de prison parentale. Toutes les filles ont le droit et le devoir d'étudier comme les garçons, parce que la France, comme le reste du monde évoluée et moderne, défend les valeurs de liberté, d’égalité et de fraternité. Les mères de ces filles doivent faire comprendre à la famille que tout le monde qui habite le même foyer doit partager les tâches ménagères parce que c'est une obligation de tous. C'est la seule manière de préparer leurs enfants pour réussir dans ce monde de compétition: étudier et savoir faire un peu de tout.
Les parents qui obligent leurs filles à rester à la maison, en leur volant le droit de grandir, ont un grand chemin à parcourir pour être de bons parents.

2º Prémio
Pedro Baptista, nº25, 9ºC
Préparer mon futur

Je m’appelle Pedro et j’ai 14 ans, je suis en neuvième année. L’année prochaine, je vais avoir 15 ans et je vais faire la seconde mais, avant il faut passer l’examen de Portugais et de Maths. Il faut que j’étudie beaucoup pour avoir de bons résultats.
À la fin de l’année, je dois choisir les cours et les matières, ça c’est une decision difficile à prendre, parce que j’aime les maths, les sciences, la physique-chimie, le dessin, etc…
Alors, je suis un peu touche-à-tout, mais je suis certain que je ferai mon choix.

3º Prémio
José Miguel Cunha, nº19, 9ºC
Droits des femmes

Les femmes ont le droit à l’intégrité et à l’autonomie corporelles, le droit de vote, le droit de travailler, le droit à un salaire juste, le droit à la propriété, le droit de servir comme militaire, le droit de passer un contrat, le droit à la prostitution, le droit au mariage lesbien le droit à la prêtrise …..
Autrefois les femmes n’avaient pas les mêmes droits que les hommes, par exemple: elles n’avaient pas le droit d’apprendre à l’école.
Aujourd’hui les femmes ont les mêmes droits que les hommes.

cartas de amor...

Para ti que escreveste teu nome no meu coração

As histórias são muitas, os sentimentos ainda mais… é na minha vida que tu vives, é o meu coração que preenches.
É em papel que te digo, por ti o amor é infinito.



Nos teus olhos o brilho
No coração a amizade
Na vida o teu nome
Nos dias o sorriso.

São memórias,
Quentes e inexplicáveis,
Todos os momentos passados.

Será amizade?
Será amor?
Só sei que supera a dor
De não te ter todos os momentos
Para te demonstrar meus sentimentos.

Quero-te comigo!


Já o diz a célebre frase
“ Longe da vista, longe do coração”…
A distância pode continuar,
Mas o amor não vai deixar
Perder-te numa noite sem luar.


Despedir-me custa sempre, as lágrimas envolvem o papel, a caneta falha e só há tempo para dizer : O amor nasce sem querer!

BEIJOS

Filipa Seixas,10ºA

2009-02-13

domingo, 1 de março de 2009

1 de Março de 1498 - Vasco da Gama chega a Moçambique

( Imagem: Sapo.pt)
"Esta ilha pequena, que habitamos,
em toda esta terra certa escala
De todos os que as ondas navegamos
De Quíloa, de Mombaça e de Sofala;
E, por ser necessária, procuramos,
Como próprios da terra, de habitá-la;
E por que tudo enfim vos notifique,
Chama-se a pequena ilha Moçambique."


Os Lusíadas, Canto I, estrofe 54

"Cartas de amor quem as não tem"

Para ti, meu amor …

É tempo, tempo de me libertar. Tempo de dizer o que o meu pensamento esconde de ti.
O meu coração algo transporta profundo. O que sinto não é impossível disfarçar. Como é que tal sentimento se apoderou de mim? Como pude eu deixar?
Minha visão turvou quando te viu pela primeira vez, as imagens começaram a passar lentamente na minha cabeça, fiquei inconsciente por minutos. Nunca tinha sentido nada assim. Perdi o controlo, por tua causa… porque olhaste assim para mim? Caí no poço sem fundo do Amor.
Apaixonei-me por quem és, pelo que me fazes sentir quando estou contigo e pela pessoa que juntos somos.
Reges a minha vida, és o senhor do meu pensamento. És quem eu não quero perder, és tudo o que eu quero ter!
Mas porquê a perfeição nunca se atinge? Porque é que as pessoas que não queremos magoar são aquelas a quem mais sofrimento causamos?
Respondo que o amor é difícil, é preciso aguentar firmemente, é preciso perdoar, esquecer e continuar a amar perdidamente. Lutar pela felicidade ao lado de quem nos completa.
O meu maior desejo é experimentar tudo o que a vida tem para oferecer ao teu lado, sempre; é partilhar contigo os meus segredos; é poder dizer que és o Homem da minha vida, a minha outra metade, a minha alma gémea.

Apesar de tudo o que passámos, todos os problemas, todos os nossos erros aprendemos que nada, nada é perfeito, e nunca podemos desistir de ser felizes. Para ti quero o melhor do mundo, quero que experimentes a felicidade no seu estado puro. Nunca desistas dos teus sonhos, porque eu nunca vou desistir de ti.
Só quero que saibas que o que sinto é impossível esquecer, não consigo apagar este amor!
Tenho medo de te perder…

Da sempre tua, Irina

P.S: Amo-te!

Irina, 10ºA

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Palestras em Março e Abril

“Desenvolvimento Sustentável:
Que ideia é essa?”

Pelo Professor Doutor José Portela
(UTAD)
DIA 23 de Março, 20:55H
Auditório 1

“Estudo de Caso:
Que técnica é essa?”


Pelo Professor Doutor José Portela
(UTAD)

DIA 27 de Abril, 20:55H
Auditório 1

Destinatários: alunos do ENSINO NOCTURNO

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Teatro em Fevereiro

No dia 19 de Fevereiro as turmas do 12ºano e a turma do 11ºJ deslocaram-se ao Centro Cultural do Olival, em V.N.Gaia, para assistir à peça Felizmente há Luar!, apresentada pelo Teatro Experimental do Porto. No dia seguinte, as turmas do 11ºano tiveram a oportunidade de presenciar a peça " Os Maias - Crónica Social Romântica", também da responsabilidade do TEP, apresentada no Auditório Municipal de Gaia.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ciência na Escola: projecto da Camilo aprovado no Concurso de Ideias

Ciência na Escola: projectos aprovados no Concurso de Ideias

“Já são conhecidos os projectos das escolas da região Norte que passam à 2ª fase do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola".
Inicialmente dirigido a alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, o Prémio FIP "Ciência na Escola" estende-se, nesta edição, aos alunos do 1º ciclo e Educação Pré-Escolar, através das Direcções Regionais de Educação.
Criado em 2002 com o objectivo de estimular o interesse dos alunos pelas ciências, o Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola" resulta de um Protocolo entre a Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e o Banco Espírito Santo.
A edição 2008/2009 do "Ciência na Escola" elege a Matemática como área a concurso, incentivando-se os projectos que integrem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Deste modo, o Prémio associa-se a dois projectos nacionais do Ministério da Educação: o Plano de Acção para a Matemática e o Plano Tecnológico da Educação. “
Fonte: http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dren.min-edu.pt/


A turma do 12ºA da nossa Escola apresentou o projecto "Forum Camiliano - Interacção Tecnológica da Comunidade Escolar". Manuel Correia Gomes é o professor responsável.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Concurso de Fotografia - Regulamento ( actualizado)

I Concurso Camiliano de Fotografia

Objectivo

O objectivo deste concurso consiste em fomentar e difundir a criatividade dos apaixonados pela fotografia, utilizando os meios e os equipamentos tecnológicos existentes actualmente.

1. Tema

O Concurso estará subordinado ao tema “Movimento”

2. Como Participar

O Concurso estará aberto a todos os alunos da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, de Vila Real, sendo definidos 2 escalões: alunos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário.

Cada concorrente não pode submeter mais do que três imagens a concurso.

As imagens devem ser impressas em papel fotográfico, num formato de 10X15 ( mínimo), a cargo de cada participante

Para concorrer, o participante tem de preencher um Formulário de Registo por cada obra apresentada. No verso de cada fotografia deverá figurar, igualmente, o nome completo do autor, número, turma e ano a que pertence, o título da fotografia, o lugar e data em que foi obtida a imagem.

Os trabalhos têm de ser entregues em envelope fechado.

O não cumprimento de qualquer condição do presente Regulamento acarretará a desqualificação automática da fotografia. Em nenhum caso, a organização poderá ser responsabilizada pela possível deterioração ou perda das obras.

3. Calendário

A recepção de trabalhos terá lugar entre 9 e 11 de Março de 2009, no Conselho Executivo.

A decisão do Júri será divulgada no dia 17 de Março.

4. Júri

O Júri será formado por um representante do Conselho Executivo, e mais 4 elementos a designar.

5. Critérios de avaliação

Os critérios de avaliação do Júri serão a criatividade e a qualidade fotográfica

6. Selecção dos vencedores

A selecção dos vencedores será uma decisão absoluta, definitiva e inapelável do júri.

7. Classificações

Serão premiados os três melhores trabalhos em cada escalão.

8. Restrições

As fotografias a concurso deverão ser inéditas.
As imagens devem ser originais e não podem incorporar elementos produzidos por outras pessoas.
Pela inscrição, o participante o participante garante que é o autor da fotografia e que esta é uma obra própria, original e inédita sua.
No caso de a fotografia conter pessoas, é obrigatória a apresentação de uma autorização assinada pelas mesmas.

Para efeitos deste Concurso, deve entender-se por
i) fotografia inédita - aquela que não foi previamente divulgada, de nenhum modo nem sequer através de páginas Web privadas ou fórmulas semelhantes.
ii) Fotografia ou Imagem Original - a que, para a sua realização, só foi obra do autor.
iii) Obra própria - a realizada por quem se identifica como autor.
iv) Concorrente e/ou Participante - O autor da fotografia apresentada a concurso.
v) Obra - A imagem impressa que se apresenta a concurso (cópia impressa da imagem original).

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

We live in a consuming society

We can say that nowadays our society is a consuming society. Everyday we see people buying what they need and what they don’t need.
Some people think that they are what they have and it isn’t like that.
Assuming that all people are equal it isn’t the best way of facing the differences. It is true that these differences exist but it isn’t because of what you wear but because of who you are. Some people have big houses and drive brand new cars but sometimes people like that forget about the importance of feelings, on the other hand, people that don’t have much are those who love everything that surrounds them.
Your face expression and your eyes are like windows to achieve your feelings, people will like you if you know how to get to them and not because you dress well or you are popular.
Some people are so bad to the others that is harder to like themselves and consequently it isn’t easy to like someone else.
Your mirror mustn’t be the clothes you wear, or the things you buy, it must be your inside and the person that you truly are.


Inês Rodrigues – 11º A

A Wonderful World



Every day we hear people talking about the problems of the environment and the biggest problems that we hear about is global warming. There are so many TV programmes, magazines, newspapers that talk about this problem.
Our planet is in danger, we need to save it and if we do that we are saving our selves.
Pollution makes the temperatures getting higher and because of that the glaciers and rivers are disappearing and the level of the sea is rising and we will be affected. We will drink our own poison.
The ice melting is like tears falling down of disappointment because of all the bad things we are doing to earth. And nobody listens, nobody cares, nobody is there to give support and dry the tears, our planet is getting weaker every day.
Now we still can breath, we still can go out, we still have food and water but there are many places where people have nothing or what they have isn’t enough.
It is all about money, the rich countries still don’t have the preoccupation of saving our planet. With people like that, how will the future be? How will the future generations survive? We have to start fighting now! We must recycle, start walking or using public transport, if we have the opportunity we should reuse and reduce the things we can.
The people that want to do something are the only voice that our planet has, so let them talk!

Inês Rodrigues – 11ºA

Inscrições - Cursos Educação e Formação de Adultos

Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco
Para todos os interessados informa-se que estão abertas as inscrições para constituição de novas turmas dos Cursos de Educação e Formação de Adultos ( tipos A, B e C ).

Condição de acesso
Habilitações mínimas - 9ºano
Idade mínima -18 anos

Vila Real, 11 de Fevereiro de 2009

12 Fevereiro - Parabéns Darwin! - 200 anos


A Rede de Centros Ciência Viva, vai festejar o dia de aniversário de Darwin!
Junte-se à festa e venha "cantar os parabéns" no dia 12 de Fevereiro, dia em que Darwin faria 200 anos de existência. Poderá provar um bolo que o próprio Darwin comia, feito pela sua mulher Emma - Bolo de Whisky.
A decoração do bolo fica ao critério de cada um, desde que tenha 200 velas para soprar! Aproveite e comemore também em sua casa.



Receita do Bolo de whisky

Mrs Charles Darwin's recipe book
by Dusha Bateson and Weslie Janeway (2008) Glitterati, New York. ISBN: 978 0 9801557 3 0
Nota: A receita é uma versão simplificada do Bolo de Frutas Inglês, que melhora à medida que vai envelhecendo; foi optimizada, na altura, pela própria Emma Darwin para se poder levar para o campo sem se desfazer.
Ingredientes:
225 g manteiga
225 g açúcar (poderá ser açúcar amarelo ou açucar fino – este último não é açúcar em pó, mas é mais fino do que aquele que colocamos no chá; é utilizado pelos americanos)
2 ovos
75 ml brandy
2 colheres de sopa (30 ml) de sumo de laranja
225 g fruta cristalizada
280 g farinha com fermento
Procedimento:
1. Juntar a manteiga, o açúcar, a fruta cristalizada, o brandy e o sumo de laranja.
Misturar cuidadosamente durante 5 minutos.
2. Entretanto, untar (ou colocar papel apropriado) uma forma de 20 X 20 X 5 cm.
4. Aquecer o forno para 160ºC
5. Juntar os ovos à mistura
6. Amassar a mistura com a farinha
7. Colocar a mistura na forma.
8. Cozinhar durante cerca de 1 hora (testar se está pronto - a partir dos 45 min.)
9. O bolo deve ser arrefecido na forma.
O bolo pode ser comido na altura, ou deixar-se a matutar durante 1 dia ou 2.




Enviado por AntónioTeixeira

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Aos Professores de Português da Camilo

A fim de se proceder à dinamização da Sala de Português, e elaborar uma exposição na «Camiliana» com as melhores produções textuais produzidas no âmbito da referida disciplina, agradecia que seleccionassem os trabalhos com mais qualidade e mos entregassem com a brevidade possível.
Aproveito para informar que o armário da referida sala já se encontra apetrechado com alguns materiais (os possíveis) e que a chave se encontra no PBX.
Anabela Carvalho

Exposição de trabalhos na «Camiliana»

Exposição de trabalhos na «Camiliana»

Os alunos que pretenderem colaborar na «Exposição de Trabalhos da Sala de Português, na Camiliana», deverão entregar as suas melhores produções textuais aos respectivos professores de Português.

Exposição sobre Miguel Torga

Miguel Torga "visita" a Sala de Português da Camilo

Durante o Mês de Fevereiro, é possível observar uma exposição biobibliográfica sobre Miguel Torga na sala 12 da nossa escola.

Concurso de Cartas de Amor -Regulamento


REGULAMENTO


1. Objectivo
Fomentar o gosto pela escrita criativa e valorizar a expressão literária.
2. Entidade promotora
2.1. Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
2.2. O planeamento e coordenação desta iniciativa são da responsabilidade da coordenação da Biblioteca.
3. Destinatários
Todos os alunos da Escola.
4. Prazos e condições de recepção
4.1. O concurso terá início após a divulgação oficial na escola.
4.2. As cartas deverão ser entregues até 20 de Fevereiro de 2009, na Biblioteca.
4.3. Cada aluno poderá concorrer com mais de um trabalho.
4.4. As cartas não deverão ultrapassar as duas páginas, em formato A4, letra Time New Roman tamanho 12 pts, espaço entre linhas de 1,5 e com margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2,5 cm (direita e inferior).
4.5. No envelope exterior deve constar o pseudónimo e o nível de ensino frequentado.
4.6. O envelope exterior deve conter um outro envelope, fechado, com a identificação do concorrente (nome, ano, turma, número, fotocópia do cartão de estudante ou Bilhete de Identidade e contacto telefónico)
4.7. O trabalho apresentado deve ser assinado com pseudónimo e nele não podem constar quaisquer outros elementos identificativos.
5. Júri
5.1. Os trabalhos serão avaliados por um júri designado para o efeito, constituído por quatro professores e um elemento da Associação de Estudantes.
5.2. Das decisões do júri não haverá recurso.
5.3. Nos aspectos em que o regulamento for omisso, o mesmo júri decidirá as medidas a tomar.
6. Critérios a considerar
6.1. O júri terá em conta os seguintes critérios:
6.1.1. Originalidade do trabalho;
6.1.2. Qualidade literária;
6.1.3. Coerência e coesão do texto;
6.1.4. Criatividade;
6.1.5. Obediência às características formais exigidas pelo regulamento;
6.1.6. Obediência às características da tipologia textual exigida –a carta.
6.1.7. Cada elemento do Júri terá 200 pontos para distribuir pelos critérios estipulados.
8. Prémios
8.1. O júri atribuirá um conjunto de seis prémios, distribuídos da seguinte forma:
8.1.1. Ensino Básico:
1º prémio – uma pen-drive
2º prémio – uma pasta
3º prémio – um porta CD’s
8.1.2. Ensino Secundário:
1º prémio – uma Pen-drive
2º prémio – uma pasta
3º prémio – um porta CD’s
8.1.3. As cartas vencedoras serão publicadas no blogue da Biblioteca e do Jornal "À Procura".
9. Anúncio do vencedor e entrega dos prémios
9.1. O resultado do concurso será divulgado no blogue da Biblioteca e do Jornal "À Procura" e afixado nos placards do edifício principal e dos anexos até ao dia 4 de Março de 2009.
9.2. A entrega dos prémios terá lugar na Biblioteca, em data a anunciar.



"Todas as cartas de amor são Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem Ridículas. "

Álvaro de Campos

Palestra

VANTAGENS DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NO DIA-A-DIA
Por DR. JOÃO GONÇALVES (Geógrafo da Câmara Municipal de Vila Real)

18 DE FEVEREIRO, 4ª FEIRA,21 HORAS

TURMAS DE GEOGRAFIA
(ENSINO RECORRENTE)
●EFA – A3
●EFA – 1

domingo, 8 de fevereiro de 2009

“Arabic Icosahedron”

“Arabic Icosahedron”, by Carlo Séquin, University of California, Berkeley



Enviado por António Teixeira