terça-feira, 17 de março de 2009
Poesia
Numa noite
Sem estrelas
As nuvens me escondiam
Desconfiadas de tanta dor.
Eu,
Que queria
Apenas a estrela
Mais brilhante do céu,
Eu,
Que lutava sozinha
Contra as trevas
Da noite,
Eu,
Que sofria
Ao ver-te
Nos escombros da noite,
Encontrei-te,
Envolto num grande
Manto de sofrimento
Dando voltas na alma.
Eu,
Que pensava
Ser a única
A sofrer,
Ao ver-te
Naquele piedoso
Tormento,
Chorei.
Mas
Não chorei por pena.
Chorei,
Porque ambos sofríamos sós.
Cláudia Faceira
10ºA
Parlamento Jovem
por Bárbara Fontes
A Sessão Distrital decorreu no IPJ, com a presença do Governador Civil, do Vice-presidente da Câmara, do Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas na sessão de abertura e um elemento do projecto da Assembleia da República. De seguida, os 55 alunos deputados, tiveram a oportunidade de colocar diversas questões à Deputada Paula Barros.
Ao longo de todo o dia, os deputados envolveram-se num entusiasmante debate em defesa das medidas a propor à Assembleia da República.
Os representantes da nossa escola – Guilherme Sousa (9º C), Márcia Rocha (9º D), Joana dos Santos (9ºD), como suplentes - acompanhados por mim, Bárbara Fontes (9ºC) na qualidade de jornalista/repórter e coordenados pela professora Ana Rocha revelaram-se verdadeiros políticos uma vez que o nosso projecto de recomendação foi o mais votado, servindo de base ao projecto de recomendação do círculo de Vila Real. No entanto, o sucesso não se ficaria por aqui já que a nossa Escola foi uma das eleitas para representar o círculo de Vila Real na Sessão Nacional, e o nosso deputado Guilherme Sousa, o porta-voz do grupo.
Deputados Eleitos:
Escola Secundária com 3.º Ciclo Camilo Castelo Branco:
Guilherme Magalhães de Sousa - Porta-voz
Márcia Filipa Ferreira Rocha
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Vidago:
Henrique Lage Menezes
Guilherme José Esteves Pelayo
Escola Secundária com 3.º Ciclo Dr. Araújo Correia:
José Pedro de Moura Martins
Manuel Jorge Marques da Cruz
Círculo de Vila Real
Projecto de Recomendação à Assembleia da República
Os deputados do Círculo de Vila Real apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:
1. Implementação de uma disciplina, de carácter obrigatório para o Ensino Básico, de “Educação para a Saúde e Cidadania” com noventa minutos semanais. Esta disciplina será leccionada por um professor responsável, articulada com um grupo multidisciplinar (nutricionista, psicólogo, médico) nomeadamente para desenvolver acções de divulgação dentro da área da saúde. São eliminadas as disciplinas de Formação Cívica e Área de Projecto.
2. Aumentar os benefícios fiscais relativamente à agricultura biológica de forma a permitir o seu desenvolvimento e poder reduzir-se, deste modo, o preço dos produtos, incentivando o seu consumo; aumentar os impostos sobre os fast-food e limitar, gradualmente, a sua venda nas escolas, de forma a diminuir o seu consumo.
3. Criação de uma semana nacional dedicada à alimentação saudável durante a qual se procederia a um amplo debate e à realização, a nível escolar, de palestras e rastreios.
segunda-feira, 16 de março de 2009
The River Banks
My name is Dikembe. I was born in Brazzaville, built on the right bank of the river Congo, the capital of the Republic of Congo. Across the river, on the left bank, is Kinshasa, the capital of the Democratic Republic of Congo. While Brazzaville is very poor, Kinshasa is a wealthy city – at night, it is Kinshasa’s illumination that lights up Brazzaville.
I think that was when it started. The desire for a better life that brought me here must have come from staring at that better life, just across the river, throughout all of my youth.
I moved to Portugal illegally, with a brother-in-law of mine. We travelled for days in crammed trains and little boats, mostly during the night, and we never slept, for the fear of being caught and sent back in humiliation.
Once we arrived, we settled in with other illegal immigrants, in a tiny house with no conditions. They were glad to welcome us and help us find jobs – it was not hard to find work, but people took advantage of our legal status, and we had to take some very bad jobs for very little pay.
After a few years, much discussion and a few frights, we worked up the courage to apply for an immigration visa. We spoke some words of Portuguese and we had finally found honest people who got us decent jobs, unloading crates at the harbour. We had even managed to get a lease of a tiny apartment, and, no matter how small it was, it was ours, where we had our plates and our curtains and our own boxful of dreams. That alone was beautiful.
We sent for our wives a few months later, once things were stable enough for us to say that they would stay.
It has not always been easy to reach out for this life, or to face some people who are not happy with our presence here, but we have tried to be strong. I have two children now, and they have a better life than I did at their age. That is my reward.
Despite all the difficulties that I have faced and all the things that I have lost, I am thankful for what I have gained – and I am, above all, proud to have taken this, so to speak, wide step across the river.
Zanguei-me com o "e"
Zanguei-me com o “e”, porque nunca tivemos a mesma personalidade.
Sou demasiado diferente para conviver com ele: todas as vezes que nos confrontamos as nossas divergências vêm ao de cima.
A minha instabilidade emocional marca-me, define-me…
Quem não conseguir lidar comigo, quem não me aceitar por aquilo que realmente sou, então é melhor afastar-se. Foi isso que o “e” fez - a intolerância foi superior a qualquer sentimento racional.
Se Portugal foi realmente considerado o país mais tolerante da Europa, onde está a tolerância do “e”?
“E”… tenho um conselho para dar: aceitar os outros como eles são é uma das melhores qualidades que algum dia poderás ter.
Daniela Costa
10º A
É verdade, tive de me zangar com o e. Não foi uma escolha totalmente minha, mas foi a mais acertada.
O e já não era um verdadeiro amigo. Para mim um amigo tem de ser eternamente fiel, o e não o foi. No início articulava os meus textos, depois foi aparecendo demasiado, até que começou a prejudicar a evolução da minha escrita.
Há também outro motivo para eu estar zangada com o e: numa frase, um e nunca vem sozinho, tem sempre segundas intenções (o que eu detesto), vem acrescentar informação, alguma dispensável. Ora, eu não ajo com segundas intenções, sou verdadeira com os outros, portanto exijo às palavras, aos actos, às pessoas que façam o mesmo comigo. O e não o fez.
Foram muitos anos com ele nas minhas composições, de certeza que a minha mão vai desenhar muitos e’s enquanto escrevo, não vai ser fácil desligar-me do e de um “texto para o outro”. Vai ser muito difícil.
É sempre complicado quando tenho de “cortar relações” com alguém porque, apesar de eventuais maus momentos, a minha memória guarda sempre o lado bom. Na minha opinião, há sempre algo de positivo a retirar das nossas experiências ou das relações com os outros – aprendemos sempre, por isso fica saudade.
Eu acredito que tudo tem um fim. A minha “amizade” com o e não foi excepção, acabou agora.
Raquel Moura
10º C
domingo, 15 de março de 2009
Boletim Cultural nº15

PEDDY PAPER COM LIVROS
Dias 26 e 27 de Março
* 15h – Prova de selecção das equipas das Turmas A e B
* 16h 45m – Prova de selecção das equipas das Turmas C, D e E
Vencedores do Concurso de Leitura
Biblioteca da Escola Secundária Camilo Castelo Branco
Vencedores absolutos do Concurso de Leitura:
1º prémio - Andreia Filipa Pereira da Silva Melo, 7º E, nº 16
2º prémio - Joana Nunes Santos Castro, 7º C, nº 11
3º prémio - João Pedro Sousa Claudino, 7º E, nº 9
Vencedores de cada turma:
7º A – Bárbara Vicente dos Santos, nº 4
Maria João Catalão Miranda, nº 17
7º B – Maria Oliveira Coelho, nº 16
Inês Carvalho Silva, nº 10
7º C – Joana Nunes Santos Castro, nº 11
Ana Maria Alfaiate Hortas da Silva, nº 3
Miguel Ângelo Fontelas Cunha, nº 18
7º D – David Joel Dias Costa, nº 6
Cláudia Martins, nº 5
7º E - Andreia Filipa Pereira da Silva Melo, nº 16
João Pedro Sousa Claudino, nº 9
Nome Turma Número Ler+ Ler+7 Média Final
Andreia Filipa Pereira da Silva Melo, E, 16, 100%, 87% , 94%
Joana Nunes Santos Castro, C, 11, 93%, 87%, 90%
Alexandra Monteiro Novais,C, 1, 87%, 53%, 70%
Ana Maria Alfaiate Hortas da Silva,C, 3, 87%, 60% 74%
Diogo Filipe Dias Ribeiro,D, 9, 87%, - , 44%
Fábio Daniel Ferreira Santos,E,4,87%, 53, 70%
David Joel Dias Costa, D, 6,80%,67%,74%
David Lourenço Faria,A,7,80%,40%,60%
Inês da Fonte Azevedo, C,9,80%,47%,64%
João Pedro Sousa Claudino,E,9,80%,87%,84%
Maria Ondina Azevedo,C,15,80%,60%,70%
Miguel Ângelo Fontelas Cunha,C,18,80%,67%,74%
Ana Isabel Monteiro Carvalho ,C,2,73%,47%,60%
Bárbara Vicente dos Santos,A,4,73%,60%,67%
Cláudia Martins,D,5,73%,53%,63%
Diana Filipa Borges Nogueira,D,8,73%,27%,50%
Maria João Catalão Miranda,A,17,73%,53%,63%
Maria João Pádua,C,13,73%,40%,57%
Alexandre Daniel Amorim Capelas,A,1,67%,53%,60%
Andrea Pazo,A,2,67%,27%,47%
Débora Andrea Barros Damas,E,3,67%,67%,67%
Ismael Fontelas,C,10,67%,67%,67%
João André Lopes Arcanjo Trindade,E,7,67%,67%,67%
João Pedro Carvalho Gomes,A,12,67%,33%,50%
José Luís Vieira da Nóbrega,C,16,7%,47%,57%
Miguel Ângelo Gomes de Oliveira,C,19,67%,33%,50%
Nuno Ricardo Gonçalves Silva,D,14,67%,-,44%
Ana Sofia Fernandes Lameiras,D,3,60%,47%,54%
André Filipe Faceira Vilela,C,4,60%,47%,54%
Daniel Filipe Pereira Lopes,C,6,60%,40%,50%
Joana Varandas Borges,C,23,60%,-,30%
Liliana Rodrigues Fernandes Pereira,A,15,60%,60%,60%
Luís Miguel Pinto Silva,E,10,60%,53%,57%
Maria Leonor Mourão,C,14,60%,67%,64%
Melissa Brito Varela,C,17,60%,40%,50%
Rui Pedro Ferreira Ribeiro,C,20,60%,20%,40%
Débora Cristina Marques Pereira,D,7,53%,33%,43%
Diogo Pinto Martins,A,10,53%,40%,47%
José Luís Pinto Teixeira Pires,A,14,53%,33%,43%
NisankaAmluizKehelKatuweGedara,E,13,53%,67%,60%
Paulo Gonçalves,D,16,53%,-,27%
Tiago Brás,C,21,53%,33%,43%
Armando José Ribeiro Martins,E,2,47%,-,24%
Carolina Cerqueira Lousada,C,22 ,47%,40%,44%
Daniel José Moura de Carvalho,C,7,47%,60%,54%
Michael Barnabé Santos Lopes E 12 47% 27% 37%
Rui Filipe Vilela Silva A 25 47% 60% 54%
António Andrade Baptista C 5 40% 60% 50%
David Mendes A 8 40% 33% 37%
Fábio Pires E 5 40% 53% 47%
Susana Boura Teixeira E 17 40% 27% 34%
Vanessa Catarina Ferreira Saavedra E 14 40% 33% 37%
Álvaro Daniel Santos Mesquita E 1 33% - 17%
Catarina Alexandra Santos Teixeira B 4 33% 33% 33%
Diogo André Moreira Alves A 9 33% 27% 30%
Gabriela Teixeira Macedo E 15 33% - 17%
João Pedro Santos Magalhães A 13 33% 40% 37%
Miguel Ângelo Sousa D 21 33% 47% 40%
Pedro Alves A 22 33% 47% 40%
Rita Pinto A 24 33% 47% 40%
Bruno Miguel Teixeira Sousa A 5 27% 60% 44%
Fábio Ribeiro Rodrigues C 8 27% 33% 30%
Filipe Manuel Gonçalves Ferreira E 6 27% 53% 40%
Hayana Matias Leal D 10 27% - 14%
Cristiana Alexandra Dias de Carvalho A 6 20% 53% 37%
João Paulo Ferreira Magalhães Amado E 8 20% 27% 24%
Miguel Alves A 18 20% 47% 34%
Rafael B 23 20% 27% 34%
Rafael de Carvalho D 17 20% - 10%
Ricardo Jorge Morais da Nóbrega C 24 20% 60% 40%
João Pedro Gomes Pereira D 13 13% - 7%
Ricardo Ribeiro A 26 13% 33% 23%
Kevin Theveniaud Manuel E 18 7% 73% 40%
Patrícia Carvalho da Silva A 21 - 40% 20%
Alda Beatriz Marinho dos Santos B 1 - 27% 14%
Ana Paula Moura Cardoso B 3 - 53% 27%
Diogo Cardoso B 5 - 33% 17%
Diogo Castanheira Sousa B 6 - 20% 10%
Diogo Paixão B 7 - 53% 27%
Duarte Sousa B 8 - 53% 27%
Gabriela Sousa B 9 - 53% 27%
Inês Carvalho Silva B 10 - 67% 34%
Joana Filipa Sousa Catalão B 11 - 40% 20%
João Rafael da Silva Carvalho B 12 - 27% 14%
Jorge Malheiros Brás B 13 - 40% 20%
Luís Carlos Maia da Silva B 14 - 27% 14%
Maria H. Barreta Braga B 15 - 47% 14%
Maria Oliveira Coelho B 16 - 80% 40%
Miguel Ângelo Alves Teixeira B 17 -27% 14%
Nuno Augusto B 18 - 47% 24%
Pedro José T. dos Santos B 19 - 33% 17%
Pedro Miguel Ferreira Fernandes B 20 - 47% 24%
Renato Silva B 21 - 60% 30%
Susana Maria Ferreira Maia B 22 - 40% 20%
Telmo José Marçal Marta B 23 - 47% 24%
Nuno André Caetano Silva B 24 - 13% 7%
Afonso Gonçalo Amorim D 1 - 33% 17%
Ana Cláudia Gonçalves Vilela D 2 - 53% 27%
Patrícia Gomes Teles D 15 - 60% 30%
* A classificação final absoluta é o resultado da média das classificações obtidas nas duas provas de leitura (a da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, realizada em Dezembro, e a do Concurso de Leitura da CCB, realizada no dia 20 de Fevereiro), arredondada às unidades.
Para além dos vencedores absolutos do 7º ano, são também premiados os dois alunos que em cada turma obtiveram as melhores médias das classificações obtidas nas duas provas.
LER+ E Ler+ 7
DÁ OS PARABÉNS A TODOS OS CONCORRENTES!!
quinta-feira, 12 de março de 2009
Parlamento dos jovens - " Camilo" A Escola Vencedora na Sessão Distrital
O “Parlamento dos Jovens” é um projecto da Assembleia da República, em colaboração com o Instituto da Juventude, com o intuito de cativar os jovens para a vida democrática e que tem vindo a ganhar considerável interesse e notoriedade. A participação é dividida em dois escalões: um para os estudantes do ensino básico e outro para os do secundário.
No passado dias 10 Março decorreu no instituto da Juventude de Vila Real a Sessão Distrital, relativa ao ensino secundário, com o tema do “Participação Cívica dos Jovens”.
Participaram 7 escolas do distrito, cada uma com cinco deputados.
A Sessão Distrital contou com a participação ainda de vários elementos representativos das estruturas políticas e educativas, sendo de realçar a da deputada Drª. Paula Barros que respondeu a várias perguntas dos alunos mais curiosos.
A nossa escola, coordenada pelo Professor António Oliveira, foi representada pelos deputados Filomena Esteves Correia Bessa do 11º A e Ana Catarina Correia Areias, Juliana Rego Moucho, Rafael Correia de Sousa Pinto, Ana Cláudia de Carvalho Pereira do 12º A, apresentou um projecto de recomendação intitulado “Consciencialização político-ambiental” (em anexo)
O projecto de recomendação da nossa escola foi o mais votado e servirá de base ao projecto de recomendação a ser apresentado na Sessão Nacional que irá decorrer na Assembleia da República, no próximo dia 26 de Maio.
Também foi a nossa escola a mais votada para representar o círculo de Vila Real na defesa do projecto, pelo que as deputadas Catarina Bessa e Ana Areias irão participar na sessão nacional, tendo sido eleita ainda a deputada Catarina Bessa porta-voz do grupo (uma espécie de líder parlamentar).
A segunda escola mais votada foi a escola secundária de S. Pedro, pelo que dois dos seus deputados também se irão deslocar a Lisboa, para defender o projecto de recomendação do distrito.
Anexo
“Consciencialização político-ambiental”
Os jovens de hoje são os adultos de amanhã. O mundo está em constante mudança e, as pessoas que melhor se abstraem de dogmas e se ligam à evolução (deixando de lado pensamentos retrógrados) são os jovens. Deste modo, é essencial a sua participação na vida política e a sua consciencialização para os problemas ambientais.
A nossa proposta visa, então, a implementação de uma disciplina político ambiental, sendo esta facultativa. Até ao 7º ano, cada turma teria um papel a desempenhar relativamente ao melhoramento do espaço escolar, em termos ecológicos, sendo algumas das actividades possíveis a reciclagem, substituição de lâmpadas e tinteiros, etc. A partir do 8º ano, esta disciplina teria como principal objectivo incentivar os jovens para a vida política, pois é notório um grande vácuo de conhecimento político no seio da comunidade juvenil. Defendemos que a disciplina não deve ser imposta porque é essencial que parta de cada um a escolha de querer saber mais e de evoluir como cidadão: a mudança de valores, não é nem nunca deve ser imposta; tem de ser algo opcional. Por outro lado, apostamos nestes valores porque são os que estão mais de acordo com uma escola e uma sociedade com preocupações ecológicas e ambientalistas; a não aposta nestes valores significaria não estar em consonância com a sociedade e a nossa cultura actual. A imposição desta disciplina alimentaria uma maior alienação dos jovens em relação à vida política. Pensamos, também, que com esta disciplina, muitos alunos poderiam despertar interesse por seguir os seus estudos nesta área.
Tendo consciência do impacto que os meios de comunicação têm na sociedade moderna, acordámos que a criação de um programa televisivo (concurso) teria grande eficácia no nosso objectivo de sensibilização política e ambiental. Neste programa seriam debatidos temas da actualidade entre diferentes escolas, semanalmente, e transmitido numa televisão estatal. À escola vencedora seria concedida uma verba que permitisse a diminuição significativa da pegada ecológica escolar, podendo esta ser também utilizada para toda e qualquer iniciativa ambiental e ecológica.
Medidas propostas:
1ª -Criação de uma disciplina de consciencialização político-ambiental: do 5º ao 7º ano, onde seriam abordados temas relacionados com ecologia e realizadas actividades práticas neste âmbito; no 8º e no 9º ano essa mesma disciplina teria como objectivo consciencializar os jovens para a política.
2ª -Criação de um programa televisivo onde se debateriam assuntos da actualidade entre escolas e, a que saísse vencedora, ganharia uma verba que contribuiria para melhorar a sua pegada ecológica, que seria medida recorrendo a uma parceria com a câmara municipal.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Ser Português
Temos baixado a cabeça no decurso dos anos, deixando todos passarem-nos à frente e "serem" às nossas custas. Talvez isto seja exagerado, mas revolta-me saber que fomos tanto…E agora somos tão pouco.
É essa revolta (que penso não ser só minha) que me faz acreditar na mudança; porque temos tanto em nós... e a revolução começa quando o homem pensa e pára e se dá conta, ao cerrar a mão, que isto não pode continuar.
Ser português é ter a coragem na veia, a luta no coração, o sonho na alma, o mar nos olhos e a raça em cada poro. O único limite está na linha do horizonte! Inacessível meta que nos faz viajar até morrer, nem que seja em sonhos, em esperança, em ambições...
O Futuro é consequência do Presente, não do passado! Por isso... sou português agora!
Rui Carvalhais Costa, 12°H, nº 19
segunda-feira, 9 de março de 2009
Poesia
Nascemos, partimos, sempre protegidos…
Chorávamos e suplicávamos
E sempre havia lá alguém:
O conforto e o bem eram servidos.
Mas chegou a hora da dolorosa partida!
Com o seu belo rosto de anjo, ela olhava,
com esperança,
Uma esperança que me susteve algum um tempo.
O seu olhar dorido doía-me ,
Via na sua íris todas as vivências,
O longo, doce cuidar.
Porém, chegou ao fim.
Percebi que era vinda
a hora de tão ímpia partida.
Tinha que seguir o meu caminho,
novas vivências encontrar.
Olhei para ela e vi
um rosto com sinais de amor.
Amor, e em cada traço da sua face
sobressaía uma tristeza imensa…
Em cada expressão eu via
Aquele apelo a Deus,
Como se uma parte dela
Lhe estivesse sendo arrancada…
Suplicava piedade!
Tortura de sentimentos,
o olhar transformado em lágrimas...
Senti meu coração pequeno
e, já de olhos molhados:
- "Mãe, dá-me asas p’ra voar!
Levar-te-ei como chaga no meu coração
e minha dor revelar-se-á,
sempre que tua face aparecer
nas brancas nuvens!"
Com um beijo cravado na face parti,
sem destino ...
Ainda com o meu coração pequeno
e memórias dos sinais de amor
naquele rosto da minha mãe, tão doce,
segui para o mundo...
Ana Patrícia Martins, nº2, 10º A
sexta-feira, 6 de março de 2009
Dia Internacional da Mulher
As professoras e os alunos de Língua Portuguesa, do oitavo ano de escolaridade, lembraram esta data através duma exposição, no átrio da escola, recorrendo a frases elaboradas pelos próprios alunos, imagens simbólicas e flores.
A comunidade escolar participou nesta actividade, escrevendo frases para o concurso “ Ser mulher é…“ e pintando, em telas, a imagem ou frase que melhor traduzissem o “ sentir mulher”.
Foram oferecidos marcadores de leitura, enriquecidos com pensamentos de Madre Teresa de Calcutá, Hellen Keller e Elis Regina, às docentes, auxiliares da acção educativa e alunas envolvidas na actividade.
Parabéns a todas as mulheres que ajudam a construir o quotidiano desta escola.
É vestir a vida de cor-de-rosa.
Luís Cabral, 8ºD
É não ter medo de enfrentar tudo e todos para ser ela própria e ser o que ela quer ser.
Rute, 8ºA
É ser respeitada e ser alguém.
Rita Braz, 8º C
É ser mãe.
Inês Cabral, 8ºA
É ser grande e especial.
Inês Oliveira, 8ºA
É ser distribuidora da maior felicidade do mundo.
Telma, 8ºF
É ser resistente.
Sara, 8ºC
É saber sofrer para ser feliz
Bruna, 8ºD
É ser a inspiração da Natureza: o poder da criação e perfeição.
Rita Sousa, 8ºD
É ser a deusa da vida!
Clara, 8º D
É ser exemplo de humanidade.
Marlene, 8ºF
É fascinante!
Joana, 8ºD
É ter direitos e deveres.
Liliana, 8ºF
É extraordinário.
Rita Ramalho, 8ºC
É ser viva e alegre.
Alexandra, 8ºC
É ser o lado feminino da vida humana.
Débora, 8ºD
É ser única.
Inês Caldas, 8ºC
É ser algo que os homens não fazem ideia do que possa ser.
Inês Costa, 8ºC
É dar continuidade à vida.
Sara, 8ºD
É dar sensibilidade ao mundo.
Diana, 8ºD
É criar estrelas e flores num belo paraíso.
Cristiana, 8ºD
É ter muita responsabilidade.
Andreia, 8ºC
É uma dádiva da Natureza.
Filipa Ramos, 8ºA
É poder fazer tudo sem ser julgada.
Marta Carvalho, 8ºA
É a luz da vida.
Irma, 8ºF
É sentir vida dentro de si.
Rafaela, 8ºA
É ser o que sentimos.
Maura, 8ºA
É completar o mundo.
Ana Rita, 8ºD
É ser tudo!
Viviane, 8ºD
É ser um ser humano corajoso.
Mara, 8ºA
É ser a obra-prima, a escultura perfeita de Deus, a perfeição.
João Machado, 8ºA
quinta-feira, 5 de março de 2009
Poesia
É Amor!
Não sei o que fiz
Nem sequer o que disse…
Não sei o que pensei
Nem o que escrevi…
A única coisa que sei é que
É amor!
Não sei o que senti
Nem o que imaginei….
Mas sei que
É amor!
Agora que desenhei
Os dedos finos da verdade,
Agora que soletrei o meu coração
E que descobri o significado de amor,
Olho para ti e lembro-me
Do que não fiz e
Do que não disse…
Lembro – me do que não pensei e
Do que não escrevi…
Olho para ti e lembro – me
Do que não senti e
Do que não imaginei…
Apenas me lembro de te amar.
É Amor!
Cláudia Faceira , 10º A
quarta-feira, 4 de março de 2009
Concurso de Fotografia - Desenvolvimento Sustentável
- A actividade é aberta a toda a comunidade educativa (alunos, docentes e funcionários).
- Entregar a fotografia impressa em tamanho A5 ou A4, em papel fotográfico, até ao dia 23 de Março no Conselho Executivo.
- A fotografia tem que ser acompanhada de identificação do autor, título e local onde foi fotografada.
- O vencedor será anunciado no dia 27 de Março de 2009 durante o período da manhã.
- As fotografias estarão expostas durante a Semana da Ciência no átrio da escola.
- Os prémios serão divulgados em momento oportuno.
Organização: Núcleo de estágio de Biologia e Geologia
segunda-feira, 2 de março de 2009
Prémios do Concurso “Crie e Recrie/Se pela sua Saúde”
Catarina Miranda, EFA NS C1
No mundo graves tormentos,
E, para mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado.
Assim que, só para mim
Anda o mundo concertado."
Foi tão grande meu castigo
Onde passei maus momentos
Em que lá nadei sozinho
Cuidando tratar bem meus ferimentos.
Olho à volta, e estou cansado
Da teimosia que não é sincera
A gritar estava calado
A concertar o que não era.
Está tudo tão errado,
Todos cuidamos que não,
O mundo vai ficando afogado
E ninguém lhe deita a mão.
2º Prémio
Hoje é o dia da alimentação
Vamos comer saudavelmente
À fruta não digas que não
Senão o coração sente.
E se o coração
Começar a sentir
É na nossa saúde
Que isso se vai reflectir.
Para isso não acontecer
Algo temos que fazer
“bora lá” então começar
Na roda dos alimentos pesquisar.
Cereais, “hortícolas” e fruta
Por eles podes começar
Segue com lacticínios, carne, leguminosas
E óleos
Sem nunca a água poder faltar.
Se isso todos os dias acontecer
Já podes a toda a gente dizer
Que com a roda aprendeste
Saudavelmente a comer.
3º Prémio
A menina que eu fui. Era uma rapariga muito bem-educada, desde pequena com princípios, pois os meus pais sempre me disseram o que era correcto e incorrecto, sempre tive uma educação digna que um ser humano tenha de ter.
Adorava brincar com os meus primos da Costa de Caparica quando ia de férias, pois como temos a mesma idade, sentíamo-nos bem todos juntos. Quando fui para a 1ªclasse, conheci uma menina que ainda hoje é minha amiga, ela chama-se Margarida. Desde pequena que dizia que nunca iria tocar num cigarro, pois a mãe dela todas as noites tossia e saiam-lhe umas coisas brancas da garganta, mas hoje já adolescente, ela era uma fumadora assídua.
Sempre fui feliz, sobretudo quando me encontrava com familiares, adorava brincar e nunca prestei grande atenção nas aulas, do que hoje me arrependo.
Adorei ser criança, aproveitei os bons momentos da vida de criança e foi com tudo isto que criei o meu ser, aprendi a ser directa, sincera, simpática e a ajudar os outros.
Não queiram crescer depressa, pois quando forem velhos arrependem-se.
Concurso de Francês
Les parents qui obligent leurs filles à rester à la maison, en leur volant le droit de grandir, ont un grand chemin à parcourir pour être de bons parents.
Je m’appelle Pedro et j’ai 14 ans, je suis en neuvième année. L’année prochaine, je vais avoir 15 ans et je vais faire la seconde mais, avant il faut passer l’examen de Portugais et de Maths. Il faut que j’étudie beaucoup pour avoir de bons résultats.
À la fin de l’année, je dois choisir les cours et les matières, ça c’est une decision difficile à prendre, parce que j’aime les maths, les sciences, la physique-chimie, le dessin, etc…
Alors, je suis un peu touche-à-tout, mais je suis certain que je ferai mon choix.
3º Prémio
Droits des femmes
Les femmes ont le droit à l’intégrité et à l’autonomie corporelles, le droit de vote, le droit de travailler, le droit à un salaire juste, le droit à la propriété, le droit de servir comme militaire, le droit de passer un contrat, le droit à la prostitution, le droit au mariage lesbien le droit à la prêtrise …..
Autrefois les femmes n’avaient pas les mêmes droits que les hommes, par exemple: elles n’avaient pas le droit d’apprendre à l’école.
Aujourd’hui les femmes ont les mêmes droits que les hommes.
cartas de amor...
As histórias são muitas, os sentimentos ainda mais… é na minha vida que tu vives, é o meu coração que preenches.
É em papel que te digo, por ti o amor é infinito.
Nos teus olhos o brilho
No coração a amizade
Na vida o teu nome
Nos dias o sorriso.
São memórias,
Quentes e inexplicáveis,
Todos os momentos passados.
Será amizade?
Será amor?
Só sei que supera a dor
De não te ter todos os momentos
Para te demonstrar meus sentimentos.
Quero-te comigo!
Já o diz a célebre frase
“ Longe da vista, longe do coração”…
A distância pode continuar,
Mas o amor não vai deixar
Perder-te numa noite sem luar.
Despedir-me custa sempre, as lágrimas envolvem o papel, a caneta falha e só há tempo para dizer : O amor nasce sem querer!
BEIJOS
Filipa Seixas,10ºA
2009-02-13
domingo, 1 de março de 2009
1 de Março de 1498 - Vasco da Gama chega a Moçambique
( Imagem: Sapo.pt)E por que tudo enfim vos notifique,
"Cartas de amor quem as não tem"
É tempo, tempo de me libertar. Tempo de dizer o que o meu pensamento esconde de ti.
O meu coração algo transporta profundo. O que sinto não é impossível disfarçar. Como é que tal sentimento se apoderou de mim? Como pude eu deixar?
Minha visão turvou quando te viu pela primeira vez, as imagens começaram a passar lentamente na minha cabeça, fiquei inconsciente por minutos. Nunca tinha sentido nada assim. Perdi o controlo, por tua causa… porque olhaste assim para mim? Caí no poço sem fundo do Amor.
Apaixonei-me por quem és, pelo que me fazes sentir quando estou contigo e pela pessoa que juntos somos.
Reges a minha vida, és o senhor do meu pensamento. És quem eu não quero perder, és tudo o que eu quero ter!
Mas porquê a perfeição nunca se atinge? Porque é que as pessoas que não queremos magoar são aquelas a quem mais sofrimento causamos?
Respondo que o amor é difícil, é preciso aguentar firmemente, é preciso perdoar, esquecer e continuar a amar perdidamente. Lutar pela felicidade ao lado de quem nos completa.
O meu maior desejo é experimentar tudo o que a vida tem para oferecer ao teu lado, sempre; é partilhar contigo os meus segredos; é poder dizer que és o Homem da minha vida, a minha outra metade, a minha alma gémea.
Apesar de tudo o que passámos, todos os problemas, todos os nossos erros aprendemos que nada, nada é perfeito, e nunca podemos desistir de ser felizes. Para ti quero o melhor do mundo, quero que experimentes a felicidade no seu estado puro. Nunca desistas dos teus sonhos, porque eu nunca vou desistir de ti.
Só quero que saibas que o que sinto é impossível esquecer, não consigo apagar este amor!
Tenho medo de te perder…
Da sempre tua, Irina
P.S: Amo-te!
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Palestras em Março e Abril
Que ideia é essa?”
Pelo Professor Doutor José Portela
(UTAD)
DIA 23 de Março, 20:55H
Auditório 1
Que técnica é essa?”
Pelo Professor Doutor José Portela
(UTAD)
DIA 27 de Abril, 20:55H
Auditório 1
Destinatários: alunos do ENSINO NOCTURNO
