Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 31 de março de 2009

Para sempre mãe


Mãe, tudo em ti é especial
Em todos os sentidos,
Em todas as formas,
Com todas as palavras.
Tu és e sempre serás
Mãe…

Ah! Se tu soubesses quanto amo,
A grandeza e o poder deste sentimento!...

Muitas vezes não sei dar-te valor,
Mas tu conheces-me,
E sabes que vivo por ti.

Agradeço-te todos os momentos
Em que me fizeste crescer
E perdoa os erros que cometi
E que te fizeram sofrer.

Um dia irei para longe de ti.
E quando não me sentires
Já não moro mais no teu mundo
Mas estarei sempre contigo!

Catarina Sousa

Semana Camiliana - Prémios de Fotografia

2º Prémio
3ºPrémio

Vencedores do Concurso de Fotografia "Movimento"

1º Prémio- Rita Granjo,11ºF
2º Prémio - Francisco José de Vieira e Brito, 11ºD
3ºPrémio- Francisco José de Vieira e Brito,11ºD

segunda-feira, 30 de março de 2009

Semana Camiliana - Torneio de Damas e Xadrez - Mediateca


Resultados finais do Torneio realizado em 27 de Março de 2009, inserido na Semana Camiliana.
Xadrez
1º João Trindade (7ºE)
2ºJosé Nóbrega (7ºC)
3ºRui Ribeiro (7ºC)

Damas
1º João Sampaio (8ºF)
2ºTiago Brás (7ºC)
3ºMaria Rita (7ºC)

sexta-feira, 27 de março de 2009

"Prémio Camilo" - Resultados



Ana Isabel Esteves de Freitas
1º Lugar

Andreia Filipa Ramos Seara
2º e 3º Lugar

Menção Honrosa

Ana Isabel Esteves de Freitas
Paulo José Tarroso Gomes Fortuna

Andreia Filipa Ramos Seara

Daniela Silva Pinto Fernandes


Visita de estudo à Régua - 8ºA/B

No dia 25 de Março, as turmas do 8º A e B, acompanhadas pelas professoras Lúcia Estrela, Leonor Fortuna, Lucília Minhava e Marília Martins, visitaram o Museu do Douro e as Caves Vale do Rodo.

Museu do Douro - Foto de Marília Martins

Concurso " Os Valores da Nação" - 3º Lugar - 10ºC

José Miguel Cruz, Jorge Miguel Ribeiro, Luís Carlos , Javier Rocha e António Carlos Dias, do 10ºC, classificaram-se em 3º lugar no Concurso " Os Valores da Nação", promovido pelo Regimento de Infantaria nº13.
A entrega de prémios será no dia 7 de Abril, pela 11.30, no R.I 13, no Dia da Unidade.
De entre os 15 trabalhos seleccionados para a avaliação, a nossa escola esteve presente com 11 trabalhos qualificados nas seguintes posições:3º, 4º,5º,6º,7º,9º,11º,12º,13º,14º e 15º.

Camiliana - Miss e Mister Liceu


Luís Gonçalves,11ºA
Melissa Fazendeiro, 11ºG

Dama de Honor - Liliana Ribeiro,11ºF
e Cavalheiro - Valter Peixoto,12ºC

segunda-feira, 23 de março de 2009

Divulgação da "Camiliana" à comunidade extra-escolar

No dia 23 de Março, os alunos de 11º e 12ºanos, José Luís, Kátia Guedes, Joana, Laura Gouveia, Andeia Seara, Ana Freitas e Rui Rodrigues percorreram as ruas da cidade, os diferentes espaços do Centro Comercial Dolce Vita Douro e deslocaram-se ainda à Câmara Municipal, onde foram recebidos pela Vereadora do Pelouro da Educação. Distribuiram desdobráveis com a informação sobre as actividades da Semana Camiliana.
Esta iniciativa foi calorosamente acolhida pela população, estando de parabéns todos os envolvidos.



Fotografias: Laura Gouveia

Programação da Semana Camiliana ( actualizada)

16 a 27 Março 2009

PROGRAMA ACTIVIDADES

16/3/2009
18h 15m
Abertura oficial da Camiliana
Apresentação do Boletim Cultural
Conferência: “Literatura e Ciência” (10h)

24/3/2009
09h 45m
Jogos didácticos – entrega prémios
Concurso leitura 7º ano – entrega prémios

25/3/2009
9h
Ciência no laboratório: experiências (Biologia, Geologia, Química, Física)
Exposição: “Bicentenário do nascimento de Darwin”

10h /15h
Workshop: “Distúrbios alimentares na adolescência”
18h 30m
Palestra: “A importância das Línguas estrangeiras no mundo
actual”

26/3/2009
8h 15m
Planetário - Área de Projecto -12ºC
Apresentação de trabalhos no âmbito da disciplina Área de Projecto: Matemática / Astronomia
Exposição: “Eu Camilo” (Fotografia)
Projecção do filme, “Voando sobre um ninho de cucos” / Palestra “Uma outra visão do mundo”
Projecção de Curtas-metragens
Camilo: Exposição Bibliográfica
Jogo da Astúcia
Concurso de Fotografia
Laboratório Matemática
Exposição sobre Orientação Escolar e Profissional
Exposições: Homenagem a António C. Azevedo - Reflexão sobre excertos da sua obra
Atelier de Desenho (Caricaturas e desenho)
Atelier Artes
Exposição de Trabalhos de Arte

9h
Painéis:“A Educação para a Saúde e a Sexualidade dos Jovens”; “Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoactivas”; “As Relações de amigo e a Saúde Social e Mental”; “Estilos de Vida Saudáveis”
Ciência no laboratório: experiências ( Biologia, Geologia, Química, Física )
Feira dos Minerais e das plantas
Exposição: “Bicentenário do nascimento de Darwin”
Actividades Lúdico - Didácticas: “Terra um planeta a defender”
Torneio de Xadrez e Damas
Informática – Sala Aberta
Feira da Informática

10h
Área de Projecto: O Robot. (Apresentação)
Banca de Chás (Medicinas alternativas)
Concurso: Mr e Miss Escola
Tradução simultânea (Francês / Inglês / Alemão)

10h 50m
Missa Pascal Jovem

11h 45m
Palestra: “A Rosa do Encoberto”
14h
Palestra: “Sistemas de Informação Geográfica”
SuperTmatik
Exposição de trabalhos no âmbito da disciplina de Português

15h
Peddy Paper
Peddy Paper com livros
Desporto na escola: Basquetebol 3x3

16h 45m
Exposição: Os papagaios de papel e a geometria

21h
Filme: “Colisão (Crash)”


27/3/2009
8h 15m
Conferência: “Vida por Vida”
Projecção de Curtas-metragens
Atelier de Desenho (Caricaturas e desenho)
Atelier Artes
Exposição de Trabalhos de Arte
Camilo: Exposição Bibliográfica
Jogo da Astúcia
Concurso de Fotografia
Laboratório Matemática
Exposição sobre Orientação Escolar e Profissional
Exposições: Homenagem a António C. Azevedo

9h
Palestra: “Aquecimento Global e Alterações Climáticas”
Visita de estudo ao RIVR
SuperTmatic
Ciência no laboratório: experiências (Biologia, Geologia, Química, Física)
Feira dos Minerais e das plantas
Exposição: “Bicentenário do nascimento de Darwin”
Actividades Lúdico - Didácticas: “Terra um planeta a defender”
Torneio de Xadrez e Damas
Informática – Sala Aberta
Feira da Informática

10h
Peddy Paper com livros
Concurso: “Quem é o melhor Filósofo(a) da Escola?”
Desporto na escola: Corta-mato
Peddy Paper - Inglês
Palestra “Matemática na Construção Civil”
Boccia

10h 50m
Entrega do “ Prémio Camilo ”
Conferência sobre “Astronomia ”

14h
Entrega do Prémios ( Actvidades de Francês)
Workshop: “Pense Indústria”
Jogos Populares
15h
Conferência: “Escola Virtual – Formação de Professores”
Peddy Paper
Jogo Voleibol ESCCB vs CNBS
Jogo Futebol ESCCB vs CNBS

15h 45m
Mesa Gastronómica Anglo - germânica
16h 30m
Recital de música

sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia

Foto: Vieira da Costa
Olá!

Olá! É uma palavra simples
Por vezes simpática e divertida;
Outras, arrogante e irónica;
Por vezes amiga,
Outras inimiga;
Umas vezes fiel,
Outras infiel;

Talvez um dia
Essa simples palavra
Retenha apenas o bom sentido…
Ou mesmo só o mau,
Ou talvez deixe de existir…
Nunca se sabe o futuro!
Por mais adivinhos,
Bruxos,
E videntes
Que profetizem,
O futuro será sempre inesperado…

Cláudia, 10º C


Mãe,
Promete-me que vais estar acordada quando eu voltar.
Promete-me que não vais esquecer nada daquilo que passámos.
Promete-me que para ti eu serei sempre aquele ser que acariciaste desde o primeiro minuto de vida.

Sei que é difícil, mas eu cresci.
Vou embora mas levo-te aqui, bem guardada no meu peito.

Escuta-me mãe,
Sempre que sentires saudades, lembra-te que não estou perto apenas fisicamente, eu estou sempre contigo porque tu tens o meu amor guardado dentro do ti.

Eu amo-te!
Amo-te independentemente da hora ou do dia,
Amo-te independentemente da ocasião ou do local,
Amo-te independentemente da meteorologia,
Amo-te eternamente mãe.

Mãe, nunca pensei sentir isto.
A batida do meu coração acelera a cada segundo que passa.

Mãe, eu só quero ouvir-te, a ti,
Só quero ouvir a tua voz.

Mãe, seca as minhas lágrimas e dá-me um abraço.
Mãe, sinto o meu corpo gelado e começo a tremer!

Tenho de ir..
Amo-te, Mãe.

Beatriz

sexta-feira, 20 de março de 2009

Cerimónia de Abertura da Camiliana e apresentação do Boletim Cultural

Numa cerimónia de abertura oficial da Camiliana 2009 realizou-se o lançamento do Boletim Cultural nº15, no dia 16 de Março. Destacou-se a homenagem a António Caldeira Azevedo, um dos fundadores do Boletim Cultural. Neste sentido, foi apresentado um curto filme de Vieira da Costa sobre o poeta, filósofo e escritor. Entretanto, José Castelo Branco, acompanhado à guitarra, leu algumas passagens da obra de António Azevedo, relativas a Vila Real. De seguida, a Drª Hercíla Agarez fez a apresentação da publicação em destaque.
Antes de um Porto de Honra, um grupo de alunos e um grupo de professores juntaram a arte dos sons à arte do texto e da imagem.
Reportagem Fotográfica
João Costa

quarta-feira, 18 de março de 2009

Visita de estudo à FPCEUP

No passado dia 4 de Março, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco marcou presença no Dia Aberto da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
A visita de estudo, organizada pelas docentes de Psicologia Manuela Graça e Fernanda Botelho, envolveu alunos do 12º ano (turmas D, F, I) e do 11º ano (B, E, H), numa tentativa de fomentar um interesse e curiosidade cada vez maiores pela disciplina de Psicologia e proporcionar o contacto com profissionais desta área de investigação.
Organizados em pequenos grupos, os alunos puderam visitar as instalações da Faculdade de Psicologia (biblioteca, salas de aula, auditórios, gabinetes) e, deste modo, conhecer um pouco acerca dos contextos de ensino e investigação próprios do Ensino Superior.
Esta visita também proporcionou aos alunos o contacto com a dimensão mais lúdica do Ensino Superior, uma vez que a Tuna Académica masculina da FPCEUP encerrou a sessão da manhã com a apresentação de três temas musicais, certamente, do agrado de alunos e professores.
A seguir transcrevemos um excerto do e-mail que nos foi remetido pelo Departamento de Comunicação e Imagem da FPCEUP e que se refere à participação da nossa Escola no Dia Aberto desta Faculdade:
«… a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação promoveu um Dia Aberto em que participaram cerca de 260 estudantes de diversos estabelecimentos de ensino, nos quais se incluem alunos da instituição que V.Exa representa. O interesse de V.Exa foi muito importante para o sucesso desta iniciativa – este ano, na sua 3.ª edição.
Durante a visita, foram recolhidas algumas imagens, que podem ser vistas no nosso site, na página http://sigarra.up.pt/fpceup/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=1849. São momentos que gostaríamos de partilhar convosco, pelo que solicitamos a divulgação junto da vossa comunidade.
Em nome da FPCEUP, gostaria de agradecer a vossa presença e contar com empenho idêntico em futuras oportunidades. Foi um momento de grande aprendizagem para nós, e um estímulo para prosseguir neste caminho de portas abertas à comunidade escolar.»

As professoras
Manuela Graça
Fernanda Botelho

Remember Sammy Jankiis


Ao ver o Memento, a primeira coisa que salta a vista é a estrutura pouco usual da narrativa, fragmentada e sem uma ligação aparente, podemos até pensar que o filme é demasiado confuso e que não vale a pena massacrar o neurónio e vê-lo até ao fim.
Não caiam nesse erro.
A história, que retrata a vida de um doente com amnésia anterógrada (não consegue formar novas memórias), é apresentada fragmentada, em pedaços, com apenas alguns minutos para transmitir a sensação do caos e desorientação que essa patologia deve provocar aos doentes.
O protagonista vive a sua vida através de uma busca de vingança, através do desejo de castigar o assassino da sua mulher, um tal John G.; este é o único objectivo que ele consegue manter e que lhe dá uma certa direcção à vida. E certamente a vida e a demanda de Lenny continuam, processadas pelo hábito e pela rotina, por puro condicionamento, por pura repetição… Para não “spoilar” o resto do filme não vou desenvolver mais a história.
Agora o filme levanta de facto algumas questões verdadeiramente importantes sobre o papel da memória na vida e na personalidade das pessoas:
-O que nos define, o que torna a nossa personalidade única e irrepetível?
-Conseguimos viver sem novas memórias?
-Conseguiremos ser verdadeiramente autónomos, se não nos conseguimos lembrar do que é preciso fazer e do que já fizemos?
Não.
Não.
Não.
Precisamos da memória para podermos assimilar novas experiências, para aprender qualquer coisa, por mais pequena e insignificante que pareça, precisamos de novas experiências para crescermos como pessoas, e precisamos das memórias que fizemos para nos lembrarmos de como vamos reagir às tais novas experiências. Se retirarmos qualquer das memórias, mesmo deixando os outros tipos cirurgicamente intactos, a nossa personalidade não poderá manter-se irredutível.
É possível estar-se vivo mesmo sem cérebro, no entanto, eu pessoalmente não classificaria um estado de pura inconsciência sem retorno, como vida, classificaria como uma espécie de meio-termo, um purgatório entre a vida e a morte. E sem memória realmente não temos bem consciência do que nos rodeia, estaremos possivelmente, se bem que a uma escala inferior, inconscientes? Penso que sim.
A memória é sem dúvida indispensável para qualquer pessoa, para a sua qualidade de vida, para o crescimento, maturação e aprendizagem de qualquer indivíduo, sem ela não podemos ser completos, e sem dúvida que quando a memória falta, falta também sentido…

Mervin Gunda (12º I)

terça-feira, 17 de março de 2009

Poesia

Solidão

Numa noite
Sem estrelas
As nuvens me escondiam
Desconfiadas de tanta dor.

Eu,
Que queria
Apenas a estrela
Mais brilhante do céu,

Eu,
Que lutava sozinha
Contra as trevas
Da noite,

Eu,
Que sofria
Ao ver-te
Nos escombros da noite,

Encontrei-te,
Envolto num grande
Manto de sofrimento
Dando voltas na alma.

Eu,
Que pensava
Ser a única
A sofrer,

Ao ver-te
Naquele piedoso
Tormento,
Chorei.

Mas
Não chorei por pena.
Chorei,
Porque ambos sofríamos sós.


Cláudia Faceira
10ºA