segunda-feira, 18 de abril de 2016
sexta-feira, 15 de abril de 2016
ÁGORA 2016
Inaugurou-se ontem, pelas 22h, a exposição "ÁGORA" no Museu da Vila Velha. Esta iniciativa tem o objetivo de dar a conhecer os trabalhos da área de Artes Visuais realizados ao longo do ano. Além disso, todo o trabalho que envolve esta exposição, desde a seleção de materiais até à montagem, centra-se na responsabilidade dos alunos.
No início, foram apresentados os discursos do Presidente da Câmara, do Diretor do Museu, da Diretora da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, da Professora responsável pelo Departamento de Artes Visuais e por uma das Representantes dos Alunos. De seguida, realizaram-se duas intervenções dramáticas, intercaladas por trechos musicais interpretados por um aluno da escola.
Esta iniciativa já se realiza interruptamente desde o ano de 2009 promovendo desta forma a arte produzida pelos alunos junto da comunidade escolar e da própria cidade.
Alunos 12.º F
Etiquetas:
Ágora 2016
terça-feira, 12 de abril de 2016
Ignite Astro passa por Vila Real
Neste sábado, dia 16 de Abril, às 17:30h
Zona Livre - Associação Cultural.
Não podes perder. Entrada livre...
Nove cientistas do Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço vão apresentar a sua investigação sobre planetas, estrelas, galáxias e o Universo.
Cada investigador irá falar em cinco minutos a compasso de uma sequência de 20 slides que avança automaticamente a cada 15 segundos.
O formato compacto dos eventos Ignite Astro permite expor em menos de uma hora, e de forma dinâmica e descontraída, a variedade de temas investigados no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
A atividade do Sol e de outras estrelas, Titã – lua de Saturno, planetas que orbitam outras estrelas, a formação e a evolução das galáxias, ondas gravitacionais, e as próximas gerações de instrumentos de observação, são alguns dos temas... que vamos percorrer nesta viagem.
Cada investigador irá falar em cinco minutos a compasso de uma sequência de 20 slides que avança automaticamente a cada 15 segundos.
O formato compacto dos eventos Ignite Astro permite expor em menos de uma hora, e de forma dinâmica e descontraída, a variedade de temas investigados no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
A atividade do Sol e de outras estrelas, Titã – lua de Saturno, planetas que orbitam outras estrelas, a formação e a evolução das galáxias, ondas gravitacionais, e as próximas gerações de instrumentos de observação, são alguns dos temas... que vamos percorrer nesta viagem.
O programa completo pode ser visto em http://www.iastro.pt/ignite
segunda-feira, 4 de abril de 2016
sábado, 26 de março de 2016
Alunos da ESCCB visitam Paralamento Europeu em Bruxelas
Entre 11 e 19 de março, quarenta
e cinco alunos dos 11º e 12º anos de escolaridade, da ESCCB, acompanhados por
professores do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, participaram numa
visita de estudo ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.
A atividade incluiu também uma
visita guiada a Breendonk, na Flandres, onde alunos e professores puderam conhecer
em pormenor um dos campos de detenção da GESTAPO. A riqueza cultural e o
gosto único do chocolate belga foram também apreciados numa visita ao centro
histórico de Bruxelas.
Como a viagem se fez de
autocarro, os alunos puderam ainda deliciar-se com algumas paragens especiais
que o caminho proporcionou, nomeadamente na monumental cidade de Paris e na
bela cidade de San Sebastian.
Esta viagem, extremamente
enriquecedora para a formação pessoal e científica dos alunos, só foi possível
devido ao apoio financeiro e logístico do Partido Comunista Português,
especificamente do seu grupo parlamentar europeu.
No Parlamento Europeu, os alunos
foram recebidos pelo eurodeputado João Pimenta Lopes, que, juntamente com os
seus assistentes, preparou um acolhimento absolutamente singular e promoveu um
contacto direto com as instalações parlamentares. Os alunos da ESCCB
demostraram grande interesse no funcionamento do Parlamento Europeu e colocaram
imensas questões pertinentes sobre o assunto. A imagem que deixaram da escola
deixou muito orgulhosos os professores presentes.
A direcção da ESCCB agradece a
todos aqueles que tornaram possível esta iniciativa e felicita todos quantos a
vivenciaram, pois, foi, com toda a certeza, uma experiência inesquecível.
quarta-feira, 23 de março de 2016
Riscos
Atualmente, os seres humanos, nomeadamente os
jovens, têm dificuldade em escolher entre serem corajosos, contornando todos os
obstáculos, e conformarem-se e viverem sem qualquer tipo de ambição.
É uma verdade inegável que cada vez mais
assistimos a uma sociedade egoísta, capaz de criticar e ofender todos os que
revelam divergências, nomeadamente no modo de vida, nos ideais que defendem e
em algumas atitudes. É sobretudo nos jovens que esta dificuldade acarreta um
peso maior, uma vez que é nesta altura que nós, jovens, senhores do amanhã,
decidimos o nosso futuro.
Por um lado, a nossa vida nesta fase sofre
várias metamorfoses, visto que adquirimos uma densidade psicológica
extremamente elevada, em que tudo nos agrada e desagrada, somos consumidos
pelos sentimentos e por vezes deixamos a razão de lado. Tudo isto pode
apresentar dificuldades inultrapassáveis, que frequentemente nos obrigam a
conformar-nos, ou seja, a desistir. Consequentemente, podemos ir por caminhos
adversos, onde o álcool, a droga, o tabaco e até mesmo o suicídio podem ser a
única solução avistada. Tal é o caso de um jovem que se suicidou, em Vila Real.
Claramente que esta não era a única saída, mas o meio em que estava inserido, a
solidão que o envolveu e os obstáculos com que se deparou levaram-no a acabar
com a vida.
Por outro lado, esta fase da adolescência e da
juventude é igualmente dotada de grandes vivências, onde o convívio com os
amigos, a descoberta do amor e as aventuras são, de facto, o que faz a vida
valer a pena. Um exemplo disso são os jovens recém-formados que não se
conformaram com a escassa oferta de emprego que o país apresenta, e emigraram.
Concluindo, em minha opinião, assumir riscos
decorre não só da força de vontade de cada um, como também da sociedade em
geral, uma vez que esta tem um papel fundamental na integração dos jovens na
vida quotidiana.
Etiquetas:
crónica
sábado, 19 de março de 2016
A propósito de… “ História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda
Aceitar as diferenças
Todos nós vivemos em sociedade e,
como seres sociais que somos, procuramos interagir com os nossos próximos.
Estabelecemos entre nós relações de amizade, fraternidade e, por vezes, amor.
Buscamos no outro o que falta para nos complementarmos. Pode ser um pensamento,
uma forma de estar na vida, a adoção de determinados comportamentos, entre
outros.
Sendo assim, sabemos que
estabelecer relações não é tarefa fácil, ou melhor, estabelecê-las até pode ser
bastante fácil, mas mantê-las pode tornar-se uma tarefa árdua. Como ouvi certa
vez, “uma relação é como uma planta, precisa de ser regada e cuidada
diariamente para não murchar”.
Ora, deste modo, “regar” ou
“alimentar uma relação” obedece a certos parâmetros: a empatia, a dedicação,
mas, para mim, a mais importante é a tolerância relativamente à diferença.
Todos somos seres com passados diferentes, com vivências próprias, com
educações próprias, com formas de estar características. Se não respeitarmos a
diferença do próximo, quer a nossa vida, quer a do outro pode tornar-se um
verdadeiro massacre. Sem tolerância não conseguimos manter uma relação, mais
tarde ou mais cedo, essa relação será deteriorada e ficarão apenas memórias
tristes.
O livro que lemos na aula, “ A
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” mostra bem o que é respeitar
as diferenças. Afinal, todos os gatos, que à partida são inimigos dos pássaros,
criaram, cuidaram e ensinaram Ditosa a voar. Sempre souberam acolhê-la e
compreender as suas diferenças e nunca fizeram com que
ela se sentisse à parte. Aliás, há momentos em que ela mesma diz ser um gato.
Isto é a prova viva de que
podemos aprender a interagir com seres diferentes de nós, podemos ser amigos
deles, respeitando-os e incluindo-os. Apesar de esta ser uma obra ficcionada,
assistimos todos os dias a factos semelhantes que nos fazem perceber que, às
vezes, nós, humanos, somos demasiado complicados e erramos.
Em conclusão, acho que para
vivermos em sociedades devemos saber respeitar o outro e saber fazer-nos
respeitar. Assim, viveremos num espaço de tolerância que nos trará paz.
Rúben Cardoso – 7.º B
Solidariedade e entreajuda
Começo por dizer que
gostei muito de ler a obra “ História de uma gaivota e do gato que a ensinou a
voar” de Luís Sepúlveda, não só pela originalidade, mas também por tudo o que
nos ensina.
Os valores que mais
apreciei foram a solidariedade e entreajuda.
Na minha opinião,
vivemos num mundo em que tudo está tão perto, mas os valores estão cada vez
mais distantes.
Cada um olha para si e
vê os seus problemas ou os seus sucessos como os maiores. Estamos, assim, numa
sociedade umbiguista.
Os capítulos onde mais
claramente se vê o espírito de solidariedade e de entreajuda são: " Em
busca de um conselho" e " Não é fácil ser mamã".
No capítulo V, Zorbas,
sente-se incapaz de dar resposta à promessa que fizera, por isso, decide pedir
ajuda. De facto, os outros gatos foram muito prestáveis e procuraram ajudá-lo a
encontrar uma solução para um problema. Ajudaram o Zorbas e nunca o incentivaram
a desistir do seu objetivo.
No capítulo II da 2ª
parte, verificamos as grandes dificuldades que um gato teve para ser mãe de uma
gaivota. Não foi uma tarefa fácil, mas Zorbas, sempre com boa vontade,
alimentou com carinho a gaivota e desempenhou o papel de mãe o melhor que pôde.
Com este livro,
aprendi várias lições de vida:
. Nada é impossível,
desde que tenhamos força de vontade;
. A amizade é um bem
precioso;
. É preciso ajudar
para um dia sermos ajudados;
. Os laços de sangue
não são o mais importante, o que interessa são os afetos.
Maria
Costa - 7.º B
sexta-feira, 18 de março de 2016
No âmbito da comemoração do Dia do Patrono, realizou-se, no dia 16 de março, a apresentação do Boletim Cultural nº 22.
Como é habitual, esta publicação multilingue`conta com trabalhos de alunos, professores e colaboradores externos à escola. Destaca-se ainda a participação da Banda X-Art na abertura e fecho da cerimónia.
Neste ano, a apresentação esteve a cargo do professor Álvaro Pinto, docente da disciplina de História nesta escola.
Banda X-ART
quinta-feira, 10 de março de 2016
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
Homens de boa vontade
Considero pessoas de boa vontade aquelas que lutam pela
liberdade, salvam pessoas e que se preocupam mais com os outros do que consigo
mesmos. Neste texto vou referir pessoas de boa vontade, neste caso Malala
Yousafzai
Malala nasceu a 12 de julho de 1997, no Paquistão.
Atualmente, Malala reside em Birmingham, no Reino Unido,
onde é estudante e ativista.
Em 2014, Malala foi laureada com o Prémio Nobel da Paz,
sendo conhecida pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à
educação no Paquistão.
Durante a sua luta, Malala chegou a ser baleada com três
tiros na cabeça. Mesmo depois deste ataque, Malala, à beira da morte, não
desistiu e continuou persistente na luta pela educação das mulheres.
Esta jovem, como muitos outros, luta pela paz no mundo, em
que ela acredita. Há de chegar quando todos os meninos e meninas do mundo
tiverem acesso à educação. Segundo ela, uma caneta e um papel, nas mãos de
todas as crianças, fazem toda a diferença.
Tal como Malala, também eu acredito que é a educação que
nos ensina a ser tolerantes, a respeitar os outros, a amar os nossos
semelhantes.
Em suma, são os homens e as mulheres de boa vontade deste
mundo que lutam pela paz, pela liberdade, pelo respeito e, consequentemente,
impedem que a maldade de muitos outros domine o mundo, com guerras ou ataques
terroristas. Cada um de nós pode e deve ser, à sua maneira, um homem ou mulher
de boa vontade!
Afonso Meneses – 7.º C
Afonso Meneses – 7.º C
«Homens de boa vontade» é uma
expressão que se aplica a todas as pessoas que ajudam os outros, salvam vidas,
defendem causas, a paz, os mais fracos ou lutam pelos direitos humanos.
Na minha opinião, os médicos, os
bombeiros e os polícias são pessoas de boa vontade porque são responsáveis pela
nossa saúde e bem-estar.
Há, ainda, outras pessoas, como o
Papa Francisco e a Malala, que têm um papel fundamental na sociedade e que são
exemplos para todos nós.
Concluindo, os «homens de boa
vontade» contribuem para um mundo melhor e onde todos queremos viver.
Leonor Silva - 7.º C
Pessoas de boa
vontade são todas as que procuram fazer o bem, muitas vezes arriscando a sua
própria vida para salvar o próximo, como é o caso dos bombeiros.
Também os médicos e
enfermeiros correm todos os riscos necessários para nos ajudar. Por isso, são muito
importantes na nossa sociedade e sem eles seria muito mais complicado salvar
vidas.
Atualmente, o Papa
Francisco é um dos melhores exemplos de pessoas de boa vontade, pois, com as
suas sábias palavras, procura levar a paz a todas as nações do mundo.
Porém, a História dá-nos
exemplos do contrário, como é o caso de Hitler e de outros ditadores. Hoje em
dia, os terroristas são homens de má vontade, visto que fazem com que milhares
de pessoas, para escapar à morte, fujam do seu país.
Infelizmente, a
sociedade está dividida entre estes dois tipos de pessoas, mas, se todos nós
procurarmos ser homens e mulheres de boa vontade, estaremos
também a contribuir para um futuro melhor e sem tanta maldade.
Margarida Ribeiro - 7.º C
Auto da Barca do Inferno
As turmas do 9.º ano, depois da representação do "Auto da Barca do Inferno", pelas produções Contrapalco, no auditório do IPDJ - Vila Real, em 14 de janeiro de 2016.
Foto: Contrapalco
Foto: Contrapalco
domingo, 6 de dezembro de 2015
Palestra TAS
No dia 26 de novembro
a Enfermeira Sónia Marta Silva e a Assistente Operacional Ana Manuela Carvalho,
profissionais dos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar de
Trás-os-Montes e Alto Douro, dinamizaram a palestra subordinada ao tema "Cuidados
de saúde a prestar pelos TAS aos utentes com alterações dos Sistemas
Ósteo-Articular e Muscular". Esta atividade decorreu na
biblioteca da nossa escola e foi dirigida aos alunos do 10.ºI, do curso
profissional de Técnicos Auxiliares de Saúde. Teve como objetivo explicar e
exemplificar técnicas e procedimentos no âmbito do tema. O empenho, o
entusiasmo e o profissionalismo das convidadas contribuíram para a
motivação dos alunos no prosseguimento dos estudos.
Etiquetas:
Técnico Auxiliar de Saúde
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Apresentação do livro de Banda Desenhada - Natal dos Caretos.
No dia 4 de dezembro, pelas 18 H, no CCAM de Bragança, será apresentada a obra de Banda Desenhada - "Natal dos Caretos", de autoria de António Pinelo Tiza (texto) e José da Fonte (desenhos), sob a chancela da editora Lema d`Origem.
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Dia Mundial da Luta Contra a Sida
Laço Humano no dia mundial da luta contra a SIDA
No
dia 1 de dezembro, os alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco
elaboraram, à semelhança dos anos anteriores, um laço humano, na praça do
município, com o intuito de sensibilizar para a luta contra a SIDA. O sucesso
desta atividade deve-se à disponibilidade de professores e alunos apesar da
baixa temperatura que se fazia sentir. A atividade foi filmada com o auxilio de
um drone, por amabilidade da
fotografia Goarte.
Os
alunos do 10ºI, do curso profissional de Técnicos Auxiliares de Saúde,
distribuíram laços vermelhos pela comunidade educativa e sensibilizaram para a
necessidade de prevenção da doença.
A
SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo VIH (Vírus da
Imunodeficiência Humana). Designa-se de seropositivo o indivíduo cuja doença só
é detetada através de análises específicas para o VIH. Na evolução da infeção
pelo VIH verifica-se uma destruição progressiva do sistema imunológico (sistema
de defesa do organismo) que permite o aparecimento de infeções oportunistas e
determinados tipos de tumores. Quando uma pessoa infetada pelo VIH tem uma
destas infeções oportunistas ou tumores passa a dizer-se que já tem SIDA.
Quer um seropositivo, quer um indivíduo com SIDA podem transmitir a infeção a outras pessoas através de comportamentos de risco, tais como: relações sexuais desprotegidas; de mãe para o filho durante a gravidez, parto e/ou amamentação (se a mãe estiver infetada); contato com sangue infetado (p. exº. pela partilha de seringas, agulhas, escova de dentes, lâminas de barbear e/ou material cortante com a pessoa infetada).
Quer um seropositivo, quer um indivíduo com SIDA podem transmitir a infeção a outras pessoas através de comportamentos de risco, tais como: relações sexuais desprotegidas; de mãe para o filho durante a gravidez, parto e/ou amamentação (se a mãe estiver infetada); contato com sangue infetado (p. exº. pela partilha de seringas, agulhas, escova de dentes, lâminas de barbear e/ou material cortante com a pessoa infetada).
Em
2012, o número de casos de SIDA diagnosticados, na União Europeia traduz-se
numa taxa de 5,8 novos casos por 100 mil pessoas. Portugal encontra-se acima da
média europeia, com sete casos por 100 mil habitantes, mas desde 2006, a
taxa de novos casos de HIV desceu 20%. No entanto, em 2013 foram diagnosticados
322 novos casos de SIDA.
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Transversalidades 2015
Na sequência da divulgação dos resultados do concurso fotográfico "
Transversalidades 2015", organizado pelo Centro de Estudos Ibéricos, com
o opoio da Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Câmara
Municipal da Guarda, dois trabalhos de João Costa foram selecionados para o catálogo "
Transversalidades 2015", num universo de mais de 1700 fotografias de 300 fotógrafos. Os trabalhos em questão integram uma das temáticas em concurso -
paisagens, biodiversidade e património natural.
Etiquetas:
transversalidades 2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)




































