Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Visita de estudo



No dia 24 de maio, os alunos dos cursos profissionais de Técnico de Apoio Psicossocial e Técnico Auxiliar de Saúde realizaram uma visita de estudo à Unidade de Cuidados Paliativos “We Care” e ao núcleo museológico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.
No período da manhã, alunos e professoras visitaram a “we Care”, sediada na Póvoa do Varzim. Esta unidade de saúde faz parte da Rede de Cuidados Continuados Integrados e possui três valências (cuidados continuados, paliativos e de convalescença), que nos foram dadas a conhecer na visita guiada pelo Diretor Clínico da instituição.
No período da tarde, o Centro Hospitalar Conde de Ferreira, em tempos conhecido como o “Hospital dos Alienados”, foi o local das aprendizagens efetuadas neste dia. Aqui ficámos a conhecer um pouco da história desta instituição, bem como das terapias utilizadas no tratamento da doença mental. Em diálogo com profissionais deste Hospital percebemos, com agrado, o papel da arte, em particular do cinema, nas terapias utilizadas no Conde Ferreira.
Elegemos como um dos pontos altos desta visita o contacto com os doentes protagonistas do documentário “Pára-me de repente o pensamento” de Jorge Pelicano (2014), filme visualizado no contexto das disciplinas de Psicologia e de Saúde e que constituiu a motivação principal da realização desta saída de estudo.
O diálogo com o Sr. Abreu, um profundo conhecedor das patologias psiquiátricas, ele próprio doente internado na instituição e que um dia sonhou ser “médico da mente”, proporcionou um momento único de aprendizagem, com lugar garantido nas memórias dos alunos e das professoras Fátima Borges, Nélia e Miranda e Fernanda Botelho.


Texto:  2.ºJ / 3.ºI

 













Receção pela Dr.ª Maria da Luz Saraiva, responsável pelo núcleo museológico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira (CHCF), no salão nobre da instituição



Encontro com a Dr.ª Anabela Monteiro, psicóloga clínica do Centro de Dia para Doentes de Alzheimer e Outras Demências, no salão nobre do CHCF.




 


















1.       Um perspetiva dos corredores do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.



 


















1        Panóptico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.


















Panóptico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.






















  Panóptico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira. 

















Panóptico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira. 





















Panóptico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.


















1                  Perspetiva da Biblioteca do CHCF.
 




















1           Primeiro palco de psicodrama do país.


















Receção pelo Diretor clínico da Unidade de Cuidados Paliativos “Wecare.”























Oferta de um quadro do Patrono da nossa Escola à instituição “Wecare”.

.
   

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Para a minha irmã



Vou falar dos meus últimos 6 anos, repletos de amor, carinho, brincadeira e muita birra, os melhores 6 anos que me podias ter dado, os anos em que fiz de tudo para que fossem os melhores que podias ter pedido.
Antes de ti foram mágoas e choros, mas quando tu chegaste tapaste a ferida. És daqueles amores que só se tem uma vez na vida.
Lembro-me do teu aniversário, quando me pediste para soprar as velas contigo. Eu disse-te que podias pedir um desejo, tu sussurraste-me ao ouvido que desejavas que eu fosse muito feliz contigo e que nunca quisesse ir embora.
Agradeço de coração e alma por te ter, por te ver crescer, por ouvir as tuas inocentes palavras todos os dias que me tocam de tal modo a me fazerem crescer também. Agradeço o poder reconfortar-me nos teus abraços no fim de um dia complicado e sentir a paz no teu sorriso logo pela manhã.
Mas tenho receio, sabes? Receio por ti, por saber que um mundo tão amargo como este não merece um doce de pessoa como tu!
Não te preocupes, se caíres e precisares de um braço que te puxe para cima, amor, eu viro polvo por ti. E quando sentires a minha falta e o futuro for incerto, tapa a lua com uma mão e vais ver que eu estou sempre perto.
Com isto, não estou a dizer que só nos temos uma à outra, estou a dizer que te tenho e que me tens para sempre e para tudo. E posso-te prometer que no que de mim depender o significado da palavra “ tristeza “ tu nunca o vais saber.
E se outra vida me dessem, eu só a aceitaria se nela tu estivesses comigo!  

 Ândria, 10.º ano

Tiago, um Olímpico



As Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB) dão um importante exemplo, apoiando jovens que serão, pelo seu brilhantismo, o melhor que o futuro reserva para o desenvolvimento do nosso país.
As Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB), além de atribuírem prémios aos 10 melhores classificados de cada um dos anos, seleciona os oito melhores alunos da classificação geral para representarem Portugal, anualmente, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia. É neste âmbito que o jovem Tiago Miguel Martins Rodrigues se tem vindo a afirmar como um autêntico campeão tendo obtido, no 9º ano, o 2º lugar, em 2015, no 10º ano o 2º lugar em 2016, no 11º ano o 3º lugar ano em 2017, no 12º ano, o 3º lugar, em 2018, e o 3º lugar da classificativa geral. Tiago é um Olímpico, vai representar Portugal no Irão.
Estimular o interesse dos alunos pela disciplina de Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial, desta disciplina foram e são os objetivos que a Escola Camilo Castelo Branco se propõe a fazer e nada melhor do que permitir a participação dos alunos nas várias provas das Olimpíadas científicas e nas quais os nossos alunos têm correspondido com o seu melhor.
O grupo de Biologia da ESCCB tem participado ao longo dos anos nas Olimpíadas Portuguesas da Biologia que são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinada a estudantes do ensino Básico e Secundário, entre o 9º e o 12º ano. As OPB de 2018 foram constituídas por duas categorias: as Olimpíadas Portuguesas de Biologia Sénior, para alunos do 10º ao 12º ano e as Olimpíadas Portuguesas de Biologia Júnior, especificamente para alunos do 9º ano. Neste âmbito, os professores dinamizadores pretendem estimular o gosto e o prazer pelo ensino e pela aprendizagem da Biologia/ Ciências Naturais.
Como o próprio aluno refere: «Professora, as Olimpíadas mudaram a minha vida!».
A participação nas Olimpíadas permitiu ao aluno, ao longo deste percurso, o contacto com excelentes alunos e investigadores das várias áreas, várias instituições universitárias e a realização de experiências acessíveis só no nosso meio académico.
            A experiência mostra que estas atividades agregam um berçário de excelentes profissionais que logo são selecionados pelas universidades, que participam em projetos de âmbito nacional e internacional, alcançando financiamento e nos quais resultam projetos que alcançam notoriedade.
As universidades apoiam estes alunos excecionais, requisitando-os e, muitas vezes oferecendo o pagamento das propinas.








Texto: Fátima Assunção