Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Visita de estudo



No dia 24 de maio, os alunos dos cursos profissionais de Técnico de Apoio Psicossocial e Técnico Auxiliar de Saúde realizaram uma visita de estudo à Unidade de Cuidados Paliativos “We Care” e ao núcleo museológico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.
No período da manhã, alunos e professoras visitaram a “we Care”, sediada na Póvoa do Varzim. Esta unidade de saúde faz parte da Rede de Cuidados Continuados Integrados e possui três valências (cuidados continuados, paliativos e de convalescença), que nos foram dadas a conhecer na visita guiada pelo Diretor Clínico da instituição.
No período da tarde, o Centro Hospitalar Conde de Ferreira, em tempos conhecido como o “Hospital dos Alienados”, foi o local das aprendizagens efetuadas neste dia. Aqui ficámos a conhecer um pouco da história desta instituição, bem como das terapias utilizadas no tratamento da doença mental. Em diálogo com profissionais deste Hospital percebemos, com agrado, o papel da arte, em particular do cinema, nas terapias utilizadas no Conde Ferreira.
Elegemos como um dos pontos altos desta visita o contacto com os doentes protagonistas do documentário “Pára-me de repente o pensamento” de Jorge Pelicano (2014), filme visualizado no contexto das disciplinas de Psicologia e de Saúde e que constituiu a motivação principal da realização desta saída de estudo.
O diálogo com o Sr. Abreu, um profundo conhecedor das patologias psiquiátricas, ele próprio doente internado na instituição e que um dia sonhou ser “médico da mente”, proporcionou um momento único de aprendizagem, com lugar garantido nas memórias dos alunos e das professoras Fátima Borges, Nélia e Miranda e Fernanda Botelho.


Texto:  2.ºJ / 3.ºI

 













Receção pela Dr.ª Maria da Luz Saraiva, responsável pelo núcleo museológico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira (CHCF), no salão nobre da instituição



Encontro com a Dr.ª Anabela Monteiro, psicóloga clínica do Centro de Dia para Doentes de Alzheimer e Outras Demências, no salão nobre do CHCF.




 


















1.       Um perspetiva dos corredores do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.



 


















1        Panóptico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.


















Panóptico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.






















  Panóptico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira. 

















Panóptico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira. 





















Panóptico do Centro Hospitalar Conde de Ferreira.


















1                  Perspetiva da Biblioteca do CHCF.
 




















1           Primeiro palco de psicodrama do país.


















Receção pelo Diretor clínico da Unidade de Cuidados Paliativos “Wecare.”























Oferta de um quadro do Patrono da nossa Escola à instituição “Wecare”.

.
   

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Para a minha irmã



Vou falar dos meus últimos 6 anos, repletos de amor, carinho, brincadeira e muita birra, os melhores 6 anos que me podias ter dado, os anos em que fiz de tudo para que fossem os melhores que podias ter pedido.
Antes de ti foram mágoas e choros, mas quando tu chegaste tapaste a ferida. És daqueles amores que só se tem uma vez na vida.
Lembro-me do teu aniversário, quando me pediste para soprar as velas contigo. Eu disse-te que podias pedir um desejo, tu sussurraste-me ao ouvido que desejavas que eu fosse muito feliz contigo e que nunca quisesse ir embora.
Agradeço de coração e alma por te ter, por te ver crescer, por ouvir as tuas inocentes palavras todos os dias que me tocam de tal modo a me fazerem crescer também. Agradeço o poder reconfortar-me nos teus abraços no fim de um dia complicado e sentir a paz no teu sorriso logo pela manhã.
Mas tenho receio, sabes? Receio por ti, por saber que um mundo tão amargo como este não merece um doce de pessoa como tu!
Não te preocupes, se caíres e precisares de um braço que te puxe para cima, amor, eu viro polvo por ti. E quando sentires a minha falta e o futuro for incerto, tapa a lua com uma mão e vais ver que eu estou sempre perto.
Com isto, não estou a dizer que só nos temos uma à outra, estou a dizer que te tenho e que me tens para sempre e para tudo. E posso-te prometer que no que de mim depender o significado da palavra “ tristeza “ tu nunca o vais saber.
E se outra vida me dessem, eu só a aceitaria se nela tu estivesses comigo!  

 Ândria, 10.º ano