Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 28 de abril de 2009

Atelier de Langue Française

Le 1er mai/ Fête du Travail
On offre du muguet

Imagem: Google

Rendez-vous: à l’entrée du lycée

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Visita de estudo - Património de Alijó








No dia 22 de Abril realizou-se uma visita de estudo ao concelho de Alijó, com as turmas A ,B, C, e D do 7ªano, acompanhadas por oito professores, com o objectivo de tomar contacto com exemplos do património histórico do Paleolítico, Neolítico e Idade do ferro.
Assim foram visitados locais como as Gravuras Rupestres da Botelhinha, a Anta da Fonte Coberta e o Castro do Cadaval, onde os alunos puderam testemunhar trabalhos recentes de intervenção e recuperação de um lanço de muralha. Já no regresso, visitou-se o Santuário do Senhor de Perafita, famoso pela sua fonte de água milagrosa, que os muitos ex-votos e tábuas votivas comprovam. Este material constitui um precioso acervo artístico-cultural ainda por estudar.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Abril


Cerimónia de Entrega de Prémios de Leitura e Produção Literária

23 de Abril de 2009 - Biblioteca da Camilo

Vila Real em grande no Parlamento dos Jovens


Certamente que será uma experiência que os alunos de Vila Real nunca mais esquecerão.
Nos passados dias 20 e 21 de Abril, os senhores deputados Guilherme Sousa e Márcia Rocha (Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco), Henrique Menezes e Guilherme Pelayo (EB2/3 de Vidago) e José Martins e Manuel da Cruz (Escola Secundária/3 Dr. Araújo Correia), com os jornalistas Bárbara Fontes (Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco) e Bruno Soares (EB2/3 de Vidago) dirigiram-se à Assembleia da República, a fim de defenderem o Projecto de Recomendação do Circulo de Vila Real.
Depois de várias horas de viagem, e já na companhia dos deputados de Leiria, chegámos finalmente à Assembleia, onde se realizaram as Comissões, sob orientação de deputados da Assembleia da República em representação dos grupos parlamentares, para debate na generalidade e especialidade dos Projectos de Recomendação aprovados nas diversas Sessões Distritais e de onde saíram quatro projectos a serem debatidos no dia seguinte. Enquanto isso, os jornalistas fizeram uma visita guiada por todas as salas da Assembleia da República. No final houve um pequeno lanche para toda a gente e um concerto de jovens cantores, “comandados” por Helena Vieira. Seguiu-se um belo jantar oferecido pela AR, no refeitório do edifício, isto antes de os autocarros se dirigirem para o INATEL de Oeiras, onde ficaram hospedados todos os deputados e onde passaram uma noite cheia de novas amizades com colegas de todo o país.
No dia seguinte, enquanto os senhores deputados vestiam os seus fatos e preparavam a sua capacidade de argumentação, o sol ergueu-se por detrás duma magnífica vista para o mar. Após um pequeno-almoço cheio de agitação e nervosismo à mistura, dirigimo-nos, outra vez, para a Assembleia da República, mais precisamente para a Sala do Senado. Aqui deu-se a abertura solene da Sessão Plenária, pelo Presidente da Assembleia da República com a presença da Sra Ministra da Educação. Seguiu-se um período onde os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar questões aos deputados que lá se encontravam em representação dos partidos: PS, PCP, CDS-PP, PSD, BE e Partido Ecologista “Os Verdes”. Após este período, seguiu-se o debate da recomendação para aprovação do texto final. Em simultâneo, os jovens jornalistas usufruíram de uma conferência de imprensa com o Dr. José Seguro, Presidente da Comissão de Educação e Ciência que respondeu às perguntas dos jornalistas. A Sessão foi interrompida para desfrutarmos de um excelente almoço nos claustros do Palácio de S. Bento e por fim, deu-se a conclusão do debate e a votação global da Recomendação, com 10 medidas, incluindo uma do Círculo de Vila Real. O encerramento do Plenário foi feito pelo Presidente da Comissão de Educação e Ciência que entregou os diplomas ouvindo-se o hino de Portugal, cantado por outro coro de pequenos cantores.
Na viagem de regresso, apesar de cansados, viemos a falar de todas as memórias que trouxemos e da política em geral, uma vez que, quem sabe, amanhã seremos nós quem estará à frente de Portugal. Uma vez que esta experiência inesquecível não poderia ter acontecido sem muito trabalho nos “bastidores”, os agradecimentos vão, em especial, para a professora Ana Rocha e restantes professores, pois sem eles nada disto teria sido possível.

Obrigada!

Bárbara Fontes, 9ºC





quinta-feira, 23 de abril de 2009

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Visita de Estudo - Braga

Museu D. Diogo de Sousa
Realizou-se no dia 16 de Abril uma viagem a Braga, com o objectivo principal de ficar a conhecer alguns monumentos do itinerário arqueológico da cidade, que nos permitiu aperceber da influência romana na evolução desta cidade.
A visita começou no Museu D. Diogo de Sousa, com uma breve apreciação geral dos conteúdos do museu, que incluem descobertas da pré-história e de povos indígenas da zona. De seguida, centrámo-nos nos vários aspectos da vivência e do domínio romanos.
Da parte da tarde, visitámos as Termas do Alto da Cividade, para reconhecer as diferentes divisões e suas utilidades.
Terminou-se o percurso na Fonte do Ídolo, preservado monumento da época romana na cidade de Bracara Augusta, que se pensa ter sido uma fonte onde se procedia à veneração dos deuses.


11ºH - Texto
Imagem: www.archeofactu.pt

terça-feira, 21 de abril de 2009

Actividades - EFA








A Turma EFA de Nível Básico realizou, no passado dia 28 de Março, um conjunto de actividades ao ar livre, com vista a assinalar dois dias com significado especial: Dia Mundial da Floresta e Dia da Primavera.
Por volta das 15 horas, reuniram-se os formandos e os respectivos formadores na Ponte da Timpeira para dar início a um peddy-paper. Esta prova aliou dinamismo e boa disposição de todos os intervenientes a um conhecimento mais aprofundado da temática em análise: “Os Comportamentos de Risco”.
O momento alto desta tarde de Primavera culminou com a plantação de uma árvore (de nome científico Quercus), no Parque Corgo, gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Vila Real. Todos quiseram, mesmo que de forma simbólica, envolver-se nesta iniciativa.
Marcaram presença, nesta actividade, três representantes da autarquia local, conferindo, desta forma, um carácter mais solene ao evento. Proferiram-se palavras de louvor pela iniciativa levada a cabo por toda a equipa responsável.
Ainda com o intuito de homenagear a mãe natureza, os formandos recitaram um poema de António Gedeão alusivo à temática da árvore.
Para coroar este conjunto de actividades, todos rumaram em direcção à nossa Escola onde os esperava uma mesa recheada de alimentos saudáveis e apetitosos que pretendiam repor as energias de uma tarde de convívio intenso em forma de hino à natureza.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Olimpíadas da Biotecnologia - 2ª Eliminatória

22 da Abril ( 4ªFeira) - 14 horas

Alunos apurados:
Ana Mafalda Sanches Teixeira
Rui Miguel Ferreira Alves de Castro
Samuel Filipe Marques Correia

sábado, 4 de abril de 2009

Páginas de Caça na Literatura de Trás-os-Montes


Grémio Literário Vila-Realense


No dia 2, às 21h00, decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira a apresentação da "Antologia Páginas de Caça na Literatura de Trás-os-Montes", organizada por A. M. Pires Cabral, com a presença de alguns dos autores nela representados.
António Fortuna está representado nesta antologia.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Concurso de Jogos Didácticos - Sala de Estudo - Vencedores


Suporte Papel
1º Prémio - Ana Rita Rodrigues ( 8ºD)
2º Prémio - Andreia Gonçalves ( 8ºF)
3º Prémio - Rui Filipe Ribeiro ( 8ºF)

Suporte Digital
1º Prémio - Filipe Cigarrosa/Paulo Almeida (9ºH)
2º Prémio - João Pereira (9ºH)

3º Prémio - Sílvia Pinto/ Nina Duro (9ºH)

Concurso " Ser Mulher é..." - Resultados


Trabalhos Premiados

Trazer beleza e luz aos dias mais difíceis.
Trazer paixão no seu olhar.
Amar incondicionalmente.
Vencer o cansaço.
Arrumar-se e perfumar-se.
Chorar e rir.
Ganhar o mundo com a sua coragem.
Adelaide Cardoso

Ser o melhor e o pior, numa união graciosa de filha, mãe, avó ou amiga que sofre os incómodos e as alegrias da sensibilidade que nos é intrínseca.
Ana Isabel Freitas

Caminhar com uma aura altiva e bela, sem medo daquilo que se aproxima no futuro, só por saber ser mulher.
Catarina Areias

Uma mulher pinta a vida de cores e suaviza as dores.
Elisabete Pardal

Limpar as lágrimas do mundo.
Helena Botelho

Mulher!...
Com inteligência, ternura, saber, doçura…
Move o mundo!...
Lurdes Lúcio

Dar o dom da vida e ter coragem para educar e criar uma nova geração.
Rafaela Evangelista

Organização: Professoras de Língua Portuguesa do 8ºano