Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cante Alentejano - Património Imaterial da Humanidade


Renascença V+Ver todos os videos
Cante alentejano. O vídeo que ajudou a convencer a Unesco
Património Imaterial da Humanidade

Rádio RenasceçaMais informação sobre este video

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Colaboração no Boletim Cultural



Prémios em outubro

Duas turmas da escola Camilo Castelo Branco obtiveram o 1º prémio no Concurso de trabalhos sobre o aleitamento materno.
          Entre os dias 6 e 12 do passado mês de outubro decorreu a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Neste âmbito, decorreu uma exposição de trabalhos de alunos de todas as idades espalhados por todo o Distrito. A exposição foi mais tarde avaliada por um júri misto, e resultou num premiado por ciclo escolar.
           Enquanto os alunos do 9ºB foram premiados com o melhor trabalho do 2.º/ 3.º Ciclo, as alunas do 11ºF foram distinguidas com o melhor trabalho do Secundário.
          O empenho de todos os alunos participantes resultou numa exposição muito interessante e dois prémios para a nossa escola.

Beatriz Patarata

11ºF
Trabalhos premiados.

A exposição no Centro Comercial Dolce Vita Douro.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Divulgação das Exposições na Camilo



Durante os próximos 15 dias, as exposições presentes na escola serão divulgadas no painel digital junto ao Mercado Municipal.


 Visite-as e dê-as a conhecer!

domingo, 9 de novembro de 2014

Exposição " Charivari"

A 1 de Dezembro do ano 1832 é distribuído gratuitamente, em França o primeiro número do semanário humorístico ilustrado "Charivari", com a tiragem inicial de duzentos mil exemplares. A exemplo do que aconteceu noutros Países, e cinquenta e quatro anos depois, em 1886, é publicado no Porto um jornal humorístico com a mesma designação. De formato 325x225mm, com o peso de 4 gramas, composto por oito páginas, conjugando o texto impresso com os desenhos litografados. Para além de noticiar factos e eventos relevantes do país e do estrangeiro, este semanário reservava espaço privilegiado à ilustração, usando-a como uma "arma" de feroz, crítica e sátira política, social e económica do país. Aspeto relevante é o facto, de para além das figuras nacionais, surgirem nas suas edições retratos a carvão de personalidades da região norte que se distinguiram nos mais variados domínios de atividade. De salientar a qualidade das magníficas ilustrações da autoria de José de Almeida e Silva e de Joaquim Maria Pinto, este último nascido no Porto na Freguesia da Sé, a 12 de Janeiro de 1838, falecendo na mesma cidade a 30 de Novembro de 1904.
Premente de atualidade a revisitação das ilustrações do semanário humorístico “Charivari” presenteia-nos com a atualidade da sua sátira política, económica e sócio-cultural do País.
Numa altura em que tanto se fala de défice estrutural a vários níveis, podemos encontrar nesta publicação do último quartel do século  XIX, já perfeitamente diagnosticados, alguns dos males endémicos que sistematicamente contribuem para perpetuar o nosso atraso em relação aos países europeus mais desenvolvidos. O “Charivari”, seguindo o exemplo da célebre “Geração de 70”, através da ilustração satírico-caricatural, cumpriu eficazmente o seu papel de observador atento e crítico da realidade portuguesa, procurando desse modo, potenciar as dinâmicas de mudança, já então necessárias para obstaculizar como dizia Antero de Quental, à decadência deste povo peninsular.
A presente coleção é do Clube de Colecionadores de Gaia a quem prestamos o devido agradecimento.

 


terça-feira, 4 de novembro de 2014

Exposição "A Química entre nós"

No âmbito da colaboração com a Comissão Nacional da UNESCO, a propósito do Programa Educativo Programa GEA – Terra Mãe, patrocinado pela Bayer Portugal, a escola acolhe até janeiro de 2015 a Exposição “A Química entre nós” .  Estão ainda programadas a participação no Concurso “A Química entre nós”, a organização de uma ação de formação e a vinda à escola da professora da Universidade de Coimbra, Maria José Moreno, autora da obra Terra Vita Sadia (Juvenil).
Estas iniciativas, em parceria com a CNU e o Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO, têm como objetivo promover junto desta importante Rede UNESCO, temáticas UNESCO, com particular enfoque na ciência ao serviço da sociedade e numa perspetiva de educação para o desenvolvimento sustentável. Assim, espero que de facto se sintam encorajados a connosco colaborar, em parceria com a CNU e o Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO.

O Programa GEA – Terra Mãe está a ser promovido em parceria com as Comissões Nacionais de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe, aguardando-se a adesão da CNU- Timor Leste. Está, igualmente, a ser promovido no Brasil, mais propriamente no Geoparque Araripe, no Estado do Ceará.





sábado, 1 de novembro de 2014

UNESCO - Concurso Ano Internacional da Luz



 (Clique nas imagens para aumentar)

Para mais informações sobre regulamento e boletim de inscrição contacte
o coordenador SEA UNESCO
Professor João Costa