Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Resultado do concurso"A Árvore de Natal da Poesia", sob o tema "Sentir Natal", promovido pela Mediateca

Concurso “A Árvore de Natal da Poesia”

1º prémio EFA

Sentir Natal

No Natal contam-se histórias.
As do meu pai eram do Menino Jesus.
Hoje, na minha adolescência,
finalmente, fez-se luz.

Com a abertura das prendinhas
a alegria é a primeira a fluir,
enquanto isso,
a neve não pára de cair.

Nesta época natalícia
tudo é tão mágico e tão bom:
rabanadas e aletria.
Hummmm….!
Que delícia, que alegria.

Sentir Natal,
todos o sentem,
aqui, ali e acolá.
Natal é viver em união,
nós, vós e eles
com amor e compaixão.

Diogo Sá, EFA B3

1º prémio ex aequo Ensino Diurno

Que neste dia especial
Haja muitos sorrisos,
Vamos todos fazer por isso
Pois é dia de Natal.

Todos reunidos à mesa
Deliciamo-nos com a refeição,
Família acima de tudo
Brincadeiras e celebração.

Os pais ensinam a tradição
E as crianças escutam com atenção,
Quietos e fascinados
Ouvem seus pais babados.

Na época de Natal
Os pais andam atarefados
Comprando o presente ideal
Para os seus filhos adorados.

As crianças dão as mãos
Esperando o Pai Natal,
Pois são todos irmãos.
E adoram o Natal!


Ana Sofia Nóbrega de Oliveira,nº2,7ºC


1º prémio ex aequo Ensino Diurno

Pai Natal, não!
Nossa Senhora, também não!
Menino Jesus pode ser…
só falta escrever.

Uma boneca eu não quero,
um boneco também não,
talvez carinho e amor
e esperança no coração.

Se muito dinheiro eu pedisse
não iria ter, não!
Mais vale um tostão
e para sempre guardá-lo no coração.

Mas de tanto o guardar
teria de o gastar
numa prenda para a pessoa
que no meu coração estiver em primeiro lugar.

Para o pai ou para a mãe
ou até para os dois
Para vê-los com um sorriso
e com alegria adormecer depois!

Porque a que eu quero pedir
neste Natal: são os meus pais,
Tê-los sempre comigo.
Que me protejam e que para mim
permaneçam sempre como um abrigo!

“ Carta ao Menino Jesus”,
Patrícia Peixoto,7º B

Menção especial – Alunos

Ó da casa, nobre gente
escutai e batei palmas:
vai nascer o Deus – Menino,
redentor das nossas almas.
Esta noite é noite cheia,
uma Virgem vai partir.
A véspera de Natal
é a noite preciosa:
nasce o Rei Celestial
do ventre da Gloriosa.
Eu hei-de ir ter ao presépio,
sentar-me num cantinho
para ver o Deus – Menino,
a nascer tão pobrezinho.

S. José e mais Maria
iam ambos de jornada:
S. José andava muito
e Maria ia cansada.
Viram ao longe uma casa
foram lá pedir pousada.
Chamaram pela patroa
e respondeu a criada:
- É um homem e sua mulher
que nos vêm pedir pousada
trazem nos braços um filho
que nasceu de madrugada.

O que tu sentes e o que eu sinto neste dia especial
É o que toda a gente sente num dia de Natal!

Bárbara Santos, nº 4, 8º A

Menção especial – Professores

Pensées de Noël

C’est Noël!
Mais notre banc
Maintenant vide
Vide de nos amours
De nos chagrins,
De nos peines
De nos rires
De notre bonheur.
Notre banc est vide et blanc
Mais il n’est pas Seul
Nos oiseaux des noëls passés
Sont encore là
Et chaque Noël
Ils y retournent
Pour moi, pour toi.

Brízida , décembre 2009


Enviado por Rosa Canelas


Sem comentários: