Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

domingo, 22 de janeiro de 2012

Parlamento dos Jovens 2012 – alunos da ESCCB superam expectativas

Decorreu na passada quinta feira, 19 de janeiro de 2012, a sessão escolar do "Parlamento dos Jovens", para os alunos do ensino secundário. A sessão teve lugar no auditório 1 da Escola Camilo Castelo Branco pelas 14h30.

O projeto "Parlamento dos Jovens" é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, desenvolvida a nível nacional. A edição do ensino secundário deste ano é subordinada ao tema: "Redes sociais: Cidadania e Participação". Na nossa escola, o projeto é coordenado pela professora Fernanda Botelho.


A sessão escolar tem em vista a eleição de 5 deputados (4 efetivos e 1 suplente), a aprovação das medidas que irão constituir o projeto de recomendação da escola e por fim a eleição de um candidato a presidente da mesa na sessão distrital.
É importante referir que as espectativas foram superadas, Este ano a iniciativa teve uma maior adesão na nossa escola, em relação ao ano anterior, tendo sido atribuídos 31 mandatos (número máximo para a sessão escolar), nesta eleição que colocou à frente a lista D, com 37% dos votos.
Após a tomada de posse de todos os deputados (28 dos 31 eleitos) e a constituição da mesa, presidida pela deputada Marta Pinho, foram apresentados os quatro projetos de recomendação.
Conhecidas as medidas, foi aberto o debate com a duração de 60 minutos. Nesta fase, os jovens deputados defenderam os seus projetos através de uma argumentação bem estudada, evidenciando todo o trabalho desenvolvido e um grande espírito crítico.


Após a votação de medidas, foram escolhidas as três mais votadas, todas elas resultado da fusão entre as listas. Por fim, realizou-se a eleição dos deputados e do candidato a presidente da mesa para a sessão distrital.
Na sessão distrital, a realizar dia 20 de março no IPJ, a escola estará representada pelos seguintes alunos:
Deputados efetivos: Fernando Teixeira (12ºI), Pedro Batista (12ºA), Alexandre Portela (10ºF) e Pedro Folgada (12ºA)
Deputado suplente: Nuno Gabriel (12ºH)
Candidato a presidente da mesa: Marta Pinho (12ºI)




Jornalista: Gabriela Sousa , nº13, 10ºC

Sem comentários: