Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 14 de março de 2013

Visita de Estudo a Braga


Ontem, dia 13 de março, os alunos e professores do 10ºano de Latim/Alemão e do 12º de Grego estiveram em Braga e percorreram o Itinerário Arqueológico Urbano da cidade.
A saída foi logo pela manhã e a visita de estudo começou pelo Museu D. Diogo de Sousa – Museu de História da Arte e Arqueologia - , um espaço muito atrativo, um recurso da comunidade e da escola, que proporcionou o contacto com o espólio arqueológico. A visita orientada centrou-se nas salas 2 e 4, onde se abordaram questões inerentes à integração de Bracara Augusta no Império Romano, às ligações várias às necrópoles que se situavam nas proximidades de Bracara Augusta, para além de alguns achados associados à religiosidade no período romano.
          Em torno do Museu, visitaram alguns núcleos de ruinas arqueológicas que constituem um circuito e que proporcionam uma melhor compreensão da ocupação da cidade pelos Romanos:
- A Fonte do Ídolo, um Santuário rupestre edificado nos inícios do século I, dedicado a uma divindade fluvial indígena;
- As Termas Romanas do Alto da Cividade, um vasto edifício público, no interior de uma ampla área protegida e vedada, com funções de balneário, fundado nos inícios do século II
À chegada a Vila Real, os alunos reconheceram a importância da aprendizagem das disciplinas de Latim e de Grego: partindo do presente para o passado, inicia-se uma viagem sobre a herança máxima legada: a Língua e a Cultura.

Alunos e Professores de Latim e Grego  da E. S. C. C. Branco.

Angelina Pires

Sem comentários: