Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Das praxes

Tema I: "Num texto expositivo-argumentativo, de 200 a 300 palavras, exponha a sua opinião sobre As praxes no âmbito universitário, apresentando dois argumentos e ilustrando cada um deles com um exemplo."

            A problemática gerada à volta das praxes, está cada vez mais projetada na nossa sociedade e discutida entre as bocas mais autoritárias.
            A praxe, em si, deveria representar um momento de adaptação e integração dos jovens universitários na vida académica. A verdade é que o conceito de "praxe" foi levado ao seu extremo e atualmente implica a humilhação, a violência, o contraste entre poderes e estatutos dos alunos.
            Diariamente somos confrontados com notícias relativas ao assunto, divulgadas pelo acontecimento de uma desgraça. Vemos jovens nos parques a serem alvos de atitudes vândalas e violentas por parte de estudantes mais velhos, que põem em causa a integridade física e psicológica dos seus colegas.
            Na minha opinião, o conceito moral de "praxe" afasta-se da realidade. Eu acredito e aceito a existência de uma semana ou mês de atividades produtivas, de integração dos novos alunos num novo ambiente. Oponho-me à produção artística que é pintar e perfumar os caloiros com ovos, peixe, farinha… atos de profundo vandalismo! Não podemos consentir que a praxe universitária se transforme num atentado à humanidade e individualidade que, num futuro próximo, se poderia repercutir em problemas graves como, por exemplo, admitir o retorno de comportamentos fascizantes.
            Considero necessário e urgente que se tomem medidas, que se instalem limites e que se controle a sociedade jovem e selvagem que cresce neste mundo!

Antónia Nascimento 11ºF nº2
6 de fevereiro de 2014
In, Teste de Avaliação de Português, Grupo III


Sem comentários: