Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 12 de junho de 2015

ENTREGA DE PRÉMIOS CONCURSO ESCOLAR "A QUÍMICA ENTRE NÓS"

Decorreu no passado dia 11 de Junho a cerimónia de entrega de prémios referentes ao concurso escolar “A Química entre Nós”, que reuniu os alunos vencedores da Escola Camilo Castelo Branco e do Agrupamento de Escolas de Murça, ambas de Vila Real e pertencentes à Rede de Escolas Associadas da UNESCO. Esta cerimónia teve lugar no Auditório das Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar os laboratórios de Química e fazer experiências, com o apoio do Departamento de Química da UTAD. 
Participaram nesta iniciativa o Presidente do Comité Português para o Programa Internacional de Geociências, Prof. Doutor Artur Sá, o representante da BAYER Portugal, Dr. Manuel Faria Machado e a responsável pelo Setor das Ciências da Comissão Nacional da UNESCO, Dra. Elizabeth Silva.
O Concurso Escolar “A Química entre Nós” insere-se no Programa Educativo GEA – Terra Mãe, dinamizado pela Comissão Nacional da UNESCO e o Comité Português para o Programa Internacional de Geociências (IGCP), com o apoio da Bayer Portugal S. A. Esta iniciativa pretende demonstrar que através da Ciência, nomeadamente da Química, é possível promover a sustentabilidade e a melhoria do bem-estar das populações. Assim, este concurso visa:
a) Contribuir para a reflexão sobre a utilidade da Química e as soluções que esta apresenta, tendo por base as pistas fornecidas pelo Conto Terra Vita Sadia;
b) Sensibilizar e esclarecer sobre a importância da Química na procura de soluções para melhorar o Ambiente em que vivemos;
c) Contribuir para a promoção de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável junto das crianças e dos jovens, envolvendo famílias, escolas, municípios, empresas, entre outras entidades;
d) Estimular a leitura, a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências de escrita das crianças e jovens, fomentando uma maior literacia científica. 
fonte: http://www.unescoportugal.mne.pt/pt/


É de salientar a participação de mais de uma centena de alunos da escola, distribuídos pelas turmas dos 7º A, 7ºC, 7ºE, 8ºA e 8ºB  que, de uma forma empenhada, aderiram a este projeto.
Como preparação para o concurso, destaca-se a exposição " A Química entre nós", a leitura e comentário da obra " Terra Vita Sadia", a conversa com a escritora Maria José Moreno, e a visualização e exploração do filme " O homem que plantava árvores", sobre a história homónima de Jean Giono.
Com estas atividades, mais do que o objetivo de  qualquer prémio, os alunos aproveitaram realmente esta oportunidade para refletir sobre a sustentabilidade do planeta e desenvolveram uma perspetiva crítica.

Representação da escola na cerimónia de entrega de prémios.

O coordenador 
João Costa

Sem comentários: