Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Halloween


O Halloween é uma data comemorativa multicultural que oferece uma janela interessantíssima para se trabalhar na escola!
Ao longo do dia 31 de outubro, viveram-se na escola Camilo Castelo Branco “verdadeiros momentos de terror e horror”, devido ao facto de os alunos do curso profissional Técnico de Apoio Psicossocial do 3º ano, com a colaboração do 1º ano,  celebrarem o Halloween ou o dia das bruxas.
O átrio do bar, assombrosamente decorado, foi o palco para a exposição de trabalhos efetuados pelos alunos, e foi um espaço para receber crianças do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia. As crianças foram acompanhadas por um grupo de alunos que lhes deu a conhecer os diferentes espaços da escola e os orientou para a decoração de chapéus de bruxa.
Os alunos da referida turma transformaram a sala de estudo e a sala anexa, numa casa assombrada.
            Ao longo do mês de outubro os alunos trabalharam intensamente na disciplina de Área de Expressões, construindo cenários, adereços, figurinos, cartazes, convites e jogos didáticos. No interior da casa, habitaram seres de outro mundo, tais como, a boneca Anabelle, a freira maldita, cadáveres, mortos-vivos, bruxas e outros seres aterrorizadores.
            As visitas foram sendo feitas por pequenos grupos de quatro alunos, que atravessavam o recinto da casa, num verdadeiro estado de suspense e ao som de uma música arrepiante e barulhos assustadores.
A experiência foi muito enriquecedora, pois os alunos tomaram consciência de como é trabalhar num sistema transversal e como pode ser realmente produtivo, oferecendo ao aluno possibilidades de socialização, integração, e memorização, despertando a criatividade e, principalmente, a socialização e o trabalho em equipa.
Na concretização deste projeto não foi descurado o costume de distribuir doces durante o Halloween, conhecido como “doçuras ou travessuras”, assim os alunos também preparam um pequeno catering alusivo ao tema.
 No final do dia, os alunos sentiram-se orgulhosos com os resultados obtidos junto das outras turmas, estando, por isso, todos de parabéns.




Sem comentários: