Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 21 de junho de 2019

“À Descoberta dos Territórios de Ribacôa”

“À Descoberta dos Territórios de Ribacôa”
Nos dias 20, 21 e 22 de março de 2019, o 8º D realizou uma visita de estudo aos territórios de Ribacôa. Foram três dias preenchidos por uma grande variedade de atividades: oficinas de ciência, observação e interpretação da paisagem, observações astronómicas, caminhadas de exploração, exploração de aldeia medieval, exploração de gravuras rupestres, observação da vida selvagem… Tudo isto em pleno património mundial da UNESCO no interior de Portugal, entre os rios Douro, Águeda e Côa, com Espanha sempre perto e a disciplina de geografia sempre presente.
A preparação desta saída de campo iniciou-se em setembro de 2018, correspondendo a um desafio que foi lançado à professora de geografia, que era também a diretora de turma, pela Plataforma de Ciência Aberta, sediada em Barca D’Alva. Aos ingredientes de uma saída de campo de três dias, este desafio juntava um acampamento, encontros com a ciência, muita exploração e muita interação com alunos de outras escolas. No primeiro dia, os nossos alunos emparelharam com uma turma do agrupamento de escolas da Meda, no segundo realizaram algumas ações com colegas do agrupamento de escolas de Vila Nova de Foz Côa, no último foram acolhidos pelos alunos do 9º ano do agrupamento de escolas de Figueira de Castelo Rodrigo. 
O relatório desta visita e os materiais produzidos foram premiados pela Associação Portuguesa de Geógrafos http://www.apgeo.pt/premio-apg-2019-saida-de-campo-estudo
A distinção destina-se a premiar professores de Geografia que utilizam as saídas de campo como elemento didático e pedagógico de apoio ao conhecimento do território e à compreensão dos conteúdos curriculares lecionados.
As visitas de estudo são uma porta da escola para a realidade. Deve estar sempre aberta!







Sem comentários: