Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sábado, 30 de abril de 2011

Escola Alerta 2010/2011: Acessibilidade a todos!




No passado dia 29 de Março, pelas 15 horas e 30 minutos, teve lugar nos Claustros do Governo Civil de Vila Real a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Escola Alerta 2010/2011.
As alunas Bárbara Ribeiro, Sofia Rodrigues, Tatiana Vilela e Verónica, da turma D do 7ºano, com o trabalho intitulado “História de Vida”, realizado no âmbito de Área de Projecto, e sob a orientação da professora Isabel Machado, foram as vencedoras do prémio distrital na categoria dois (3ºCiclo e Ensino Secundário).
A professora responsável pela orientação pedagógica, entendendo a Área de Projecto como um espaço privilegiado para promoção dos valores cívicos, propôs-se proporcionar a estas alunas o desenvolvimento de competências promotoras do exercício de uma cidadania participativa: uma atitude de cooperação na realização de tarefas e projectos; a educação para a cidadania; a criatividade e a imaginação; a identificação de problemas e de possíveis soluções.
Assim, mediante entrevista realizada a uma pessoa invisual, inteiraram-se quer das imensas possibilidades quer das inúmeras barreiras com que diariamente se deparam os portadores desta deficiência e, segundo as alunas, foi possível conhecer um exemplo de coragem e de perseverança, já que, para o Nuno, não existem obstáculos inultrapassáveis, nem mesmo para atingir a felicidade.
Pretende-se com este projecto sensibilizar, todos aqueles a quem esta mensagem chegar, para que não fiquem indiferentes à diferença e dêem o contributo, possível, para a integração das pessoas com necessidades especiais, possibilitando-lhes conforme pode ler-se no regulamento do concurso: “o pleno gozo dos direitos humanos e de cidadania e, consequentemente, o exercício efectivo dos seus direitos”.
Não posso deixar de evidenciar o trabalho extremamente meritório destas alunas de doze anos, pelo seu dinamismo, pelo seu espírito empreendedor, pelo seu sentido de responsabilidade, pelas suas competências sociais (cooperação) e, principalmente, pela sua grande autonomia, competência cada vez mais rara nos nossos alunos e que, quando identificada, deve ser valorizada e fomentada.
Relativamente à vertente de compromisso, prevista no regulamento do concurso, as supracitadas alunas, em ofício dirigido ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, solicitaram que fossem envidados os esforços, no sentido da supressão das barreiras urbanísticas/trânsito exclusivas das pessoas invisuais.
Atente-se que de tijolo a tijolo se constrói uma casa…




Texto : Isabel Machado


Foto: Dulce Mesquita


1 comentário:

Anónimo disse...

Olá...Em primeiro lugar queria dar-vos os parabéns por terem ganho o prémio distrital. :D
Em segundo, queria perguntar-vos se sabem onde é que saíram os resultados do concurso, pois eu também sou concorrente por uma escola do distrito de Coimbra. Agradecia que me respondessem ... Obrigado!