Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sábado, 15 de outubro de 2011

Da minha janela

Fazendo uma observação direta da janela do meu quarto, na Rua da Trapa em Andrães, fiquei admirada com o tanto que posso ver. Até ao dia de hoje nunca tinha feito uma observação tão profunda da paisagem da minha janela.
Assim sendo, à direita observo um conjunto de casas da mesma aldeia, a estrada da Trapa que vai dar à estrada nacional de Abaças, como se observa na fotografia.
A estrada da Trapa é alcatroada e está ladeada por candeeiros e por um muro de cimento. Estas são características também comuns à estrada nacional de Abaças.
Mais perto, observo uma vinha já vindimada e com as suas folhas com cores de outono. É uma vinha em bardos horizontais, feitos com arame e estacas de madeira e com um caminho ao meio. O solo da vinha está coberto com ervas secas.
Do lado esquerdo, observo uma casa em cimento, em fase de acabamento, que pertence a uns emigrantes, logo, raramente, é habitada.
Mais ao fundo, depois da estrada nacional, vejo um pinhal limpo, com uma casa branca à sua direita. O pinhal é cuidado pelo seu proprietário, uma vez que habita lá.
Atrás deste pinhal observo um monte no qual se localiza a aldeia de Abaças.
Ao fundo observo o céu, um elemento natural presente em quase todas as paisagens.
A paisagem que observo da minha janela é uma paisagem humanizada, porque tem por todo o lado a mão do homem, excepto no céu.

Autora: Melany, 7ºA



Da minha janela



Vou-vos falar sobre a paisagem que vejo através da janela do meu quarto. Para isso vou fazer uma observação direta.
Eu vivo em Pomarelhos, uma aldeia que fica próximo das aldeias de Arnadelo e da Cumieira. Pomarelhos situa-se a sudoeste de Vila Real e a 9,5 km de Fornelos.
Pela janela do meu quarto, em primeiro plano, vejo o meu quintal, uma estrada estreita e logo a seguir a casa dos meus vizinhos. Em segundo plano veem-se mais casas, cada uma com o seu quintal. À minha esquerda vejo um monte. Também vejo uma estrada entre as casas. Ao fundo, no horizonte, veem-se montanhas.
A paisagem que observo do meu quarto é humanizada, porque é mais visível a intervenção do homem do que os elementos naturais.

Autora: Ana Filipa, 7ºA

Sem comentários: