“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”. M. Gandhi

A Dr.ª Carolina Pardelinha começou por divulgar a natureza e finalidade do CRI de Vila Real e, neste âmbito, esclareceu que a mudança de nome de CAT (Centro de atendimento a toxicodependentes) para CRI (Centro de Respostas Integradas) surgiu pela necessidade de retirar a estigmatização e preconceito associados aos CAT, em particular, e ao fenómeno das toxicodependências, em geral.
De seguida, conduziu uma apresentação em PowerPoint sobre os diferentes tipos de substâncias psicoativas (estimulantes, perturbadoras e depressoras), destacando os efeitos nocivos resultantes de um uso continuado de tais substâncias. A distinção entre substâncias lícitas e ilícitas também foi abordada, assim como a tolerância sociocultural em relação ao consumo de álcool, “umas das drogas mais perigosas”, no entender de Carolina Pardelinha.
O público mostrou-se atento e participativo e apreciou o estilo de comunicação da nossa oradora, um estilo marcado pela espontaneidade e descontração. Uma forma de estar que, sem dúvida, facilitou a interação com o público-alvo e a transmissão da mensagem.
No período da manhã, esteve, ainda, presente a Dr.ª Graça Costa, Técnica superior do núcleo distrital de Vila Real da EAPN Portugal (associação de solidariedade social que há 20 anos luta contra a pobreza e exclusão social no nosso país). Cabe referir, uma vez mais, o valor da parceria iniciada em 2009 entre a ESCCB e a EAPN e que tem permitido levar a cabo, nos últimos anos, diversas iniciativas, no contexto da formação cívica e cultural dos nossos alunos.
Por fim, as palavras sábias de M. Gandhi, por diversas vezes citado pela nossa oradora: «um “não” dito com convicção é melhor e mais importante que um “sim” dito meramente para agradar ou, pior ainda, para evitar complicações.»
Sem comentários:
Enviar um comentário