Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PROJETO LER CONSIGO 2012

No dia 19 de março p.p., a turma F do 10ºAno da ESCCB, de Vila Real, recebeu uma das mais emblemáticas figuras vilarrealenses da educação pré-escolar, Branca Nogueira de Melo, ou simplesmente Branca, como gosta de ser tratada, a primeira educadora da cidade, que abriu as portas do “Jardim” Mundo da Criança há cerca de cinquenta anos.
Levou aos alunos a sua forte personalidade e as vivências riquíssimas que determinaram algumas das suas preferências de leitura, nomeadamente Eça de Queirós, A Cidade e as Serras, e Gonçalo Cadilhe, África acima: a seleção do tema viagem-viagens em discursos distantes determinou a interação criada nesta sessão de leitura do seu regresso à escola.
Ficam registadas, de seguida, as opiniões dos alunos a partir de excertos dos seus comentários: «Adorei a leitura e todas aquelas emocionantes aventuras relatadas no livro.»; «Gostei da apresentação e aprendi muito com as vivências da convidada.»; «Foi uma boa experiência»; «Muita alegria e boa disposição estiveram presentes. Gostei de conhecer a Branca e algumas das obras que a marcaram positivamente.»; «Apreciei, de alguma forma, mais o segundo livro do que o primeiro, talvez por ser mais coincidente com a nossa atualidade. O primeiro livro [A Cidade e as Serras], apesar de ser de uma beleza impressionante, contém alguns termos complicados e relativamente antiquados.»; «Devido a ter lido excertos de dois livros de eras completamente diferentes, foi possível estabelecer comparações. Pessoalmente, preferi a escrita do primeiro livro pois caracteriza-a um certo humor.»; «Fiquei admirado com tamanha sabedoria por parte da nossa convidada.»; «A atividade foi muito enriquecedora no sentido em que nos permitiu contactar com alguém que já vivenciou muita coisa e comparar com aquilo que conhecemos hoje.»; «Gostei do sentido de humor da nossa convidada e do ambiente que criou na sala. Fez uma boa leitura dos excertos que escolheu.»; «Gostei especialmente do segundo livro por abordar assuntos mais recentes.»; «Creio que foi uma experiência interessante pelo confronto de gerações tanto na convivência como nos livros apresentados.»; «A Branca mostrou ser uma pessoa fantástica que adora viver e “curtir” a vida. Gostei muito de a ouvir.»; «Gostei da atividade. Vi que a Branca é uma grande mulher, uma “adolescente” como nós: foi uma interação rica. Só tenho a dizer “Obrigada!
A professora
Maria João Cunha

Sem comentários: