Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 1 de maio de 2012

Compostagem

Ao longo do ano letivo, esteve a decorrer nos anexos da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco a atividade “Compostagem Doméstica”, promovida pelos professores Fátima Assunção, Maria José Alfaiate e o grupo de estágio de Biologia e Geologia, Carlos Rodrigues, Francisco Silva e Sara Martins, teve como público-alvo os alunos do 8º ano.
A atividade teve como objetivos sensibilizar os alunos para a Proteção e Conservação da Natureza promovendo a utilização da CTS numa visão integradora do conhecimento científico, numa perspetiva humanista da realidade, despoletando ainda o interesse dos alunos para a prática de ações de defesa do ambiente, nomeadamente na redução da quantidade de resíduos produzidos na escola ou em casa que, de outra forma, seriam depositados num aterro sanitário. Assim foi possível produzir um composto que poderá ser utilizado como fertilizante natural do solo nos jardins da escola e em experiências que os alunos queiram realizar sobre agricultura biológica.
A atividade foi muito interessante principalmente pela componente prática na qual todos os alunos contribuíram com resíduos domésticos que trouxeram de casa para colocar no compostor. O grupo de trabalho pôde discutir ainda as consequências negativas da colocação de alguns materiais não aconselháveis, assim como o destino final aconselhável para esses materiais.
O projeto mostrou uma elevada aderência por parte dos alunos, não só no ato da realização da compostagem assim como no seguimento de todo o processo mostrando os alunos uma grande preocupação pela defesa do meio ambiente.
Após a realização atividade Compostagem Doméstica foi realizado uma interpelação por parte da organização da atividade, de forma a retirar conclusões assim como receber um feedback por parte dos alunos. Estes foram unânimes em considerar que a par de um bom momento de convívio tinham gostado de aprender ciências sob uma forma lúdica.
A Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco e os promotores da atividade agradecem à EMAR e Câmara Municipal de Vila Real pela sua colaboração.


Sem comentários: