Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

domingo, 19 de julho de 2020

Percursos de Geografia pela Rota de Miguel Torga

Participação do 9ºD no “10 minutos a Ler”.

O projeto “10 minutos a Ler”, do Plano Nacional de Leitura, esteve presente nas aulas de geografia do 9ºD, do início ao fim do ano letivo, e centrou-se no poeta e escritor Miguel Torga. Para além do interesse da promoção da leitura só por si, Miguel Torga é um autor de grande relevância para a disciplina de geografia, pois descreve de forma soberba múltiplos aspectos da geografia física e da geografia humana, da região e do país, ao longo de várias décadas.
Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, os pais também foram desafiados e vários vieram à sala de aula ler Miguel Torga.
A leitura serviu de mote para o desenvolvimento de outras áreas artísticas, nomeadamente o desenho, a pintura e a fotografia. Tendo Miguel Torga por tema integrador, os alunos, com a orientação da professora de geografia que também era a diretora de turma, realizaram calendários, postais, marcadores de livros, entre outros. Posteriormente, os pais mandaram reproduzir esses trabalhos com qualidade gráfica e os mesmos estiveram expostos na “Mostra e Mercado de Natal”, organização da Câmara Municipal de Vila Real.
O projeto de leitura das obras de Miguel Torga foi também impulsionado pela realização de uma saída de campo, em 24 de outubro de 2020, aos espaços de vivência do autor nos concelhos de Sabrosa e de Peso da Régua. Apesar de a organização da visita ter sido da responsabilidade dos professores de português, a professora de geografia da turma também foi convidada a participar, tendo explorado amplamente com os alunos “a geografia nativa” do autor, tanto antes como depois da realização da visita.



Criado com o Padlet

Criado com o Padlet







Sem comentários: