Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ninguém é o que parece

Ninguém é o que parece ou aparece.
Todo mundo é só a ponta do seu “iceberg”


Com esta frase, o autor queria transmitir à comunidade que escondemos o nosso verdadeiro ser de toda a gente, e até de nós próprios, para nos podermos integrar na sociedade discriminadora.
É neste acto de medo que, muitos de nós, criamos personagens a que o autor chama “a ponta do nosso iceberg”. Estas personagens ajudam-nos a iludir o resto do mundo e, a maioria das vezes, até a nós mesmos, aumentando a mentira do nosso pensamento. Os nossos segredos obscuros não são o que pensávamos e entramos num estado de negação e adaptação à personagem por nós criada, para afundar o nosso iceberg.
Para mim, a verdade só é verdade até ser dita, até lá vivemos a mentira.

Júlio Dinis – nº 16 – 8ºC




Posso não parecer o que sou
Mas toda a gente em mim pensou.

Pensou no meu parecer
E no meu aparecer.

Talvez não saiba como eu sou.
Talvez eu saiba como eu não sou.

Ninguém é o que parece ou o que aparece,
Por isso ninguém desaparece.

No meu iceberg, alguém entrou …
Mas o que me interessa é saber o que sou.

Micael Pereira – nº 20 – 8º C

Sem comentários: