Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 11 de março de 2009

Ser Português

Ser português é sentir a força do passado a empurrar-nos para o futuro. O grande problema é que antes de haver passado para nos orgulharmos, bravos homens tiveram que o construir e, esses sim, são os verdadeiros portugueses que não sabiam, quando empurravam a espada ou quando desbravavam mares, que isso seria imortalizado ao longo dos tempos e que, muito mais tarde, seriam ainda as razões únicas do nosso orgulho.
Temos baixado a cabeça no decurso dos anos, deixando todos passarem-nos à frente e "serem" às nossas custas. Talvez isto seja exagerado, mas revolta-me saber que fomos tanto…E agora somos tão pouco.
É essa revolta (que penso não ser só minha) que me faz acreditar na mudança; porque temos tanto em nós... e a revolução começa quando o homem pensa e pára e se dá conta, ao cerrar a mão, que isto não pode continuar.
Ser português é ter a coragem na veia, a luta no coração, o sonho na alma, o mar nos olhos e a raça em cada poro. O único limite está na linha do horizonte! Inacessível meta que nos faz viajar até morrer, nem que seja em sonhos, em esperança, em ambições...
O Futuro é consequência do Presente, não do passado! Por isso... sou português agora!

Rui Carvalhais Costa, 12°H, nº 19

Sem comentários: