Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 26 de abril de 2011

PROJECTO LER CONSIGO 2011

No dia 5 de Abril, a turma A do 12º ano recebeu o sr. Duarte Carvalho, responsável pelo Museu do Som e da Imagem, no Teatro Municipal de Vila Real. Trouxe, no seu “regresso à escola”, Jorge Amado e António Cabral. Ofereceu dois livros à turma, o que provocou surpresa e entusiasmo nos alunos. Foi manifesta a satisfação geral pelo percurso de vida do convidado. Fica o registo de excertos de opiniões de alunos: «Gostei muito da pessoa escolhida: achei que se tratava de uma pessoa culta e sensível para a arte da vida. Gostei das obras que apresentou, que me eram desconhecidas»; «O poema que leu, “Aqui o Homem”, de António Cabral, é muito bonito, com uma visão diferente do Douro.»; «Gostei fundamentalmente do seu entusiasmo e da sua eloquência enquanto falava das obras de Jorge Amado, mas sobretudo da sua visão do Douro através de António Cabral.»; «A participação do convidado no Projecto Ler Consigo foi uma mais-valia e serviu como incentivo à leitura. Confesso que fiquei curiosa quanto à leitura de obras de Jorge Amado.»; «Quanto ao poema que nos leu, gostei do confronto que fez entre António Cabral e Miguel Torga. Foi uma visita muito enriquecedora.»; «Levou-nos, por momentos, a pensar na dura vida dos homens do Douro. Também gostei muito de saber da sua paixão pela fotografia»; «Gostei muito da apresentação do convidado, porque revelou uma nova visão da vida que desconhecia».






No dia 6 de Abril, a turma B do 12º ano recebeu o dr. António Passos Coelho, médico e escritor de Vila Real. Trouxe, na “bagagem”, um livro de Contos, Gente da Minha Terra, e poemas de sua autoria. Leu o conto “O Exame” e dois poemas: “Artista Furtivo” e “Em Louvor da Criança – Cantiga de Mãe”. Ofereceu dois livros à turma, o que surpreendeu agradavelmente os alunos. Foi evidente o agrado geral face à presentificação de um passado revelador de diferentes formas de vivência familiar e escolar. Fica o registo de excertos de opiniões dos alunos: «O doutor é um bom contador de histórias.»; «Gostei muito do conto escolhido.»; «A visita foi muito interessante, pois foi-nos dada a conhecer parte da história da educação em Portugal.»; «Trouxe-nos dois poemas da sua autoria, dos quais gostei muito. Além disso gostei que tivesse partilhado connosco peripécias da sua vida enquanto estudante.»; «Gostei muito de ter contado com a sua presença, de ter ouvido um conto e, principalmente, da partilha de histórias da sua juventude.»; «Foi muito agradável a presença do convidado na sala, uma vez que nos alertou para as dificuldades e meios de as ultrapassar através do seu conto “Exame”.»; «Adorei os poemas e o conto que leu.»; «Estas actividades são sempre enriquecedoras. Estivemos perante uma pessoa com um percurso de vida muito rico. Foi muito bom ouvir a leitura do conto, mas do que mais gostei foi o poema “Cantiga de Mãe”.»




No dia 6 de Abril, a turma C do 12º ano recebeu o sr. António Ferreira, autodidacta. Para a sua visita à escola, “transportou” não apenas “Crimes da Guerra do Vietnam”, de Bertrand Russel, mas também a sua história de vida. Fica o registo de excertos de opiniões de alunos: «Achei o Projecto, este ano, interessantíssimo, pois foi uma experiência única ouvir um homem com tanta idade mostrar, com tanto amor, as suas experiências de vida; nem toda a gente é capaz de aprender a ler sozinha. Fez-me lembrar o meu avô, que sempre admirei.»; «Admiro o seu esforço de aprendizagem e a sua paixão pela leitura e pela cultura.»; «O sr. António constitui uma verdadeira lição de vida, um exemplo de como a perseverança nos pode ajudar a ultrapassar as maiores dificuldades»; «Ao longo do seu emocionante discurso, recordei a força de vontade do meu avô, pois a ânsia de querer aprender superou todas as dificuldades.»; «O seu gosto pela leitura, a partir da afirmação “posso dizer que já li milhares de livros”, provocou em mim uma grande admiração.»; «Admiro-o porque aprendeu a ler sozinho e mostrou-se à altura do Projecto realizado na escola.»; «O sr. António forneceu-nos uma importante lição: a vontade de querer saber e a busca de conhecimento são o motor de progressão. Se nos aventurarmos e lutarmos por aquilo em que acreditamos, o nosso objectivo será atingido.».





Vila Real, 26 de Abril de 2011
A Professora
Maria João Cunha



Texto publicado também em:

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero felicitar todos os envolvidos neste projecto, e especialmente a sua promotora, professora Maria João, por uma iniciativa louvável que procurarei imitar no próximo ano lectivo.

José Paulo Tavares