Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Professor da " Camilo" expõe " Flora de Brincadeiras" na UTAD


Foi hoje inaugurada a exposição "Flora de Brincadeiras", de João Pinto Vieira da Costa, professor da escola Secundária Camilo Castelo Branco. Esta mostra de artesanato e recolha de um património ligado aos brinquedos e brincadeiras, que recorre ao mundo vegetal, estará patente ao público no Complexo Pedagógico da UTAD até 10 de dezembro, tendo sido organizada pelo Ciclo Cultural da UTAD.
Está estruturada segundas temáticas de adornos e adereços,  armas e jogos, representações de animais, bonecos e bonecas, meios de locomoção, miniaturas de engenhos agrícolas e alfaias e mobiliário doméstico.Recentemente foi enriquecida com uma área de joalharia natural.

Tendo sido apresentada, pela primeira vez, na escola Secundária Camilo Castelo Branco, em 2006, já percorreu os seguintes locais e instituições: Parque Natural do Alvão (Vila Real e Mondim de Basto), Museu do Brinquedo, em Seia; Museu Cármen Miranda, Marco de Canaveses; Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira; Biblioteca Municipal de Penafiel; Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva; Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar; Museu do Ferro & da Região de Moncorvo; Centro de Memória de Torre de Moncorvo; Escola EB23 de Alpendorada; Associação Aradum - Alpendorada; Centro Cultural de Vimioso;Instituto Politécnico de Bragança - ESE;  Ronda das Adegas, Atenor; Quercus - Quinta da Gruta, Maia, e Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.  Além disso, o autor já recebeu convites para expor no Brasil, Espanha e França.
Já no próximo mês de dezembro tem agendada uma exposição de presépios na livraria Traga-mundos, em Vila Real, onde poderá apreciar algumas das suas peças de um artesanato natural. 


Sem comentários: