Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA PARA A PAZ E O DESENVOLVIMENTO

MENSAGEM DA DIRETORA GERAL DA UNESCO, POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA PARA A PAZ E O DESENVOLVIMENTO

10 DE NOVEMBRO 2013

Hoje, num mundo de rápidas mudanças, num planeta sob pressão, nós precisamos de mais Ciência, nós precisamos de mais cientistas. A Ciência é uma força que junta as pessoas e as leva a unir esforços para alcançar o conhecimento. A Ciência é o nosso melhor aliado para fazer frente às consequências das alterações climáticas e suscitar junto de todas as sociedades, a inovação que hoje todas necessitam.

Esta é a mensagem da UNESCO para o Dia Mundial da Ciência e conduz o nosso esforço, visando demonstrar todo o potencial das ciências ao serviço da paz e desenvolvimento.

Neste Ano Internacional de Cooperação no Domínio da Água, focamo-nos sobretudo, na partilha do conhecimento, dos dados e da inovação em matéria de Hidrologia. A água é o nosso mais precioso recurso, essencial à vida e ao desenvolvimento humano. Existe água suficiente no mundo – o nosso desafio é partilhá-la e geri-la de forma sustentável, em conjunto. Nós acreditamos que partilhando dados, conhecimento e inovação, esta será a chave para uma gestão sustentável da água. A cooperação traz novas ideias, catalisa soluções inovadoras e impulsiona novas formas de trabalhar. Os cientistas ao recolherem e disseminarem dados, transformam informação em conhecimento, de forma a construírem políticas fortes que beneficiem todos, ligando a Ciência de forma mais estreita com a política, e este é o objetivo do novo Conselho Consultivo Científico, lançado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Senhor Ban ki-Moon, ao qual a UNESCO deverá dar um forte impulso.

A cooperação no domínio da água não é somente uma questão técnica ou científica. É também apoiar os direitos humanos, a prevenção de doenças, a promoção de igualdade de género e a luta contra a pobreza. Fundamentalmente, trata-se essencialmente de consolidar as fundações para a paz, através da cooperação entre Estados e entre regiões. Estes objetivos guiam a UNESCO no seu papel de agência líder na dinamização do Ano Internacional de Cooperação no domínio da Água, em nome da ONU – Água.

Juntos, continuaremos a reforçar a ligação entre Ciência e Política, a fim de tirar melhor partido da cooperação científica como força para a paz e o desenvolvimento.

Os recursos hídricos ignoram as fronteiras – assim a nossa cooperação deverá ser conduzida pelo espírito da solidariedade. Juntos, nós poderemos plenamente retirar o proveito de todo o potencial da água, para reforçar a dignidade humana e construir um futuro melhor para todos.

Esta é a mensagem apresentada pela UNESCO para este dia.

Irina Bokova





Sem comentários: