Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

 MENSAGEM DA DIRETORA GERAL DA UNESCO, POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

Este ano, o Dia Mundial da Filosofia é guiado pela temática “Sociedades Inclusivas, Planeta sustentável”. Este dia, é um convite para repensar as condições que permitam a inclusão e a sustentabilidade das sociedades que são amplamente diversas e cada vez mais interligadas entre si e com o Ambiente.
Globalização, atividade humana, o rápido desenvolvimento de novas tecnologias e das biotecnologias estão a desbloquear as fronteiras entre as ordens sociais, humanas e naturais. A ação humana é cada vez mais o principal motor de evolução do sistema planetário – abrindo o que se tem vindo a chamar a era do “Antropóceno”. O Ambiente não está mais completamente independente de nós – as nossas ações moldam-no. Pelo contrário, os danos ambientais pesam na construção das nossas sociedades, nos modelos de migração e de cooperação. Neste mundo de muitas ramificações, o desenvolvimento sustentável depende em primeira mão na prosperidade partilhada entre Estados e entre Sociedades. Num mundo de diversidade, a inclusão é construída mais do que nunca com base no diálogo e respeito pela justiça, dignidade humana e direitos humanos. Esta foi a mensagem de Swami Vivekananda, cujo 150º aniversário estamos a celebrar: “Levantem-se à custa do outro! Eu não vim a este planeta para isso!
Nós estamos cada vez mais conectados com os nossos ambientes naturais, os quais estão interligados entre si. Este reconhecimento deve inspirar novas políticas públicas, incluindo políticas sociais. Esta intuição foi expressa por Paul Ricouer, nascido há um século atrás: “Se nós não falássemos sobre o mundo, sobre o que falaríamos?” Em resposta a esta interdisciplinaridade radical, a Cimeira Rio+20 reclamou uma maior construção de políticas integradas que sejam capazes de responder aos aspetos do desenvolvimento, a nível económico, social e ambiental. Respostas a estes desafios não virão somente do desenvolvimento técnico ou dos compromissos políticos ou económicos. Quanto mais complexos forem os riscos, maior a necessidade de garantir que através das escolas e dos Media, cada indivíduo cultive um pensamento crítico e um espírito comunitário desde a sua infância. Estes desafios estão no centro do Fórum Mundial da Ciência, que ser irá realizar no Rio de Janeiro, em 2013 e do Relatório Mundial da UNESCO sobre Ciências Sociais intitulado “Changing Global Environments”. Neste mundo de múltiplas fraturas, a Filosofia desempenha um papel indispensável para pensar e agir para uma maior dignidade humana e harmonia. A Filosofia relembra-nos que os recursos do nosso pensamento são de facto os únicos recursos renováveis que temos. Hoje, através da Rede UNESCO, apelo a todos os profissionais, autores e professores no mundo inteiro para libertarem este poder.
  

Irina Bokova

Sem comentários: