Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sábado, 28 de novembro de 2015

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Mensagem da Diretora geral da UNESCO Irina Bokova
Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
3 de dezembro de 2015
A inclusão é importante: acesso e emancipação para todas as pessoas

Em 2015, cada homem e cada mulher no mundo, inclusivamente em mais de 1 bilião de pessoas são afetados por algum tipo de deficiência, celebram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Este Dia Internacional supõe recordar a urgente necessidade de redobrar os esforços para promover os direitos humanos e a dignidade de todos e de cada uma das pessoas com deficiência.
Uma sociedade inclusiva é aquela que defende os direitos e a dignidade de todos os cidadãos e permite a toda a pessoa participar plenamente em todos os aspetos da vida social, política, económica e cultural.
Embora tenhamos observado o progresso ao redor do mundo, as pessoas com deficiência permanecem hoje em dia, como um dos grupos mais marginalizados.
Um terço das crianças que não frequentam a escola apresentam algum tipo de deficiência, e nos países em desenvolvimento existem pelo menos dois por cento das crianças com deficiência a frequentar a escola. Em situações de conflito, pessoas com deficiência tendem a ser aquelas que sofrem mais, e em primeiro lugar. A sua voz não é ouvida nas sociedades que compõem o nosso mundo. Estima-se que apenas entre 5 a 15 por cento das pessoas que necessitam de dispositivos ou tecnologias de apoio têm acesso aos mesmos.
A deficiência é um problema que atravessa todos os capítulos da nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e vincula entre si todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A UNESCO, por seu turno, continuará a trabalhar em todas as frentes para dotar de autonomia cada uma das pessoas com deficiência, esforço este que começa pela promoção de políticas, estratégias e programas de educação inclusiva e que passa também por fornecer orientações para a formulação de políticas nacionais que promovem a inclusão e a equidade e de rever as orientações sobre as políticas de inclusão no ensino. A UNESCO também trabalha para tirar proveito das possibilidades que as novas tecnologias oferecem às pessoas com deficiência. A Declaração de Nova Deli sobre as tecnologias da informação e da comunicação ao serviço das pessoas com deficiência, formulada pela UNESCO, em 2014, abriu novos caminhos neste sentido. O trabalho da UNESCO no campo das aprendizagens abertas e à distância, oferece ainda mais oportunidades inovadoras para melhorar os níveis de inclusão, participação e acesso à informação e ao conhecimento. No que se supõe ser um passo à frente para novos progressos neste domínio, o Professor Stephen Hawkings será nomeado Embaixador de Boa Vontade da UNESCO. Com ele, aspiramos a dar incentivo às mulheres e homens de todo o mundo na batalha que travam pela igualdade e respeito, pelos seus direitos e dignidade.
Este é o espírito que anima o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: celebrar o extraordinário potencial destas pessoas, reconhecer as suas lutas e vitórias e promover a sua plena emancipação como membros em pé de igualdade na nossa sociedade global.

E tudo isso nunca foi tão importante como é agora, quando celebramos o 70º aniversário da fundação da UNESCO.

Sem comentários: