Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sábado, 28 de novembro de 2015

Dia Mundial de Luta conta a SIDA

Mensagem da Diretora geral da UNESCO Irina Bokova
Por ocasião do Dia Mundial de Luta conta a SIDA
1 de dezembro de 2015
O ano de 2015 é a ocasião para rever os progressos alcançados para deter a propagação do  HIV / SIDA e das deficiências que ainda existem nesta área.
Em julho passado, foi anunciado que as metas relativas ao HIV do sexto Objetivo do Desenvolvimento do Milénio - deter e começar a inverter a propagação do HIV /SIDA e garantir  o acesso à terapia antirretroviral - 15 milhões de pessoas-, não só foram alcançadas, mas que os resultados têm sido melhores do que se esperava.
A pesquisa mostra que, se a comunidade global acelera a resposta nos próximos cinco anos, a SIDA pode deixar de ser um risco para a saúde pública em 2030, o mais tardar.
Esta aspiração é um dos objetivos do novo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, relativo à saúde e será o objetivo global da resposta mundial na luta contra a SIDA nos próximos 15 anos.
É um enorme sucesso para os direitos humanos e a dignidade, bem como para as sociedades de todo o mundo. No entanto, devemos reconhecer que os progressos têm sido desiguais, e que especialmente os adolescentes e os jovens não o acompanharam. Apenas 26% das raparigas e 33% das crianças com idade entre 15 e 19 anos entendem claramente como é transmitido o HIV e como se pode prevenir. Em África, doenças relacionadas com a SIDA continuam a ser a principal causa de mortalidade entre os adolescentes e as mulheres em idade reprodutiva.
Investir na educação dos jovens de ambos os sexos é absolutamente essencial para a prevenção e tratamento do HIV, bem como para continuar os esforços para por fim a todo o tipo de estigmatização e discriminação relacionadas com o HIV.
Por esta razão, a UNESCO tem trabalhado durante as últimas duas décadas para acabar com a discriminação e garantir que na educação sobre sexualidade e saúde reprodutiva, as questões de género sejam tidos em conta e que estejam adaptados às diferentes idades, em ambientes de aprendizagem seguros e saudáveis, e onde não exista qualquer forma de violência por questões de género.
Na sua qualidade de organismo copatrocinador da Agência UNAIDS, a UNESCO adere totalmente à nova Estratégia da ONUSIDA para 2016-2021, em que se concede maior importância à educação e apresenta uma visão ousada de um mundo em que "os jovens em qualquer lugar que vivam, e independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género, disponham do conhecimento, das competências, serviços, direitos e a capacidade de se protegerem do HIV".
Neste Dia Mundial de luta contra a SIDA, exorto todos os associados - governos, sociedade civil, setor privado, o sistema das Nações Unidas - para unirem as suas forças.

A SIDA ainda é uma realidade, mas podemos acabar com ela se centrarmos o nosso trabalho nos adolescentes e jovens.

Sem comentários: