Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 23 de março de 2016

Riscos

Atualmente, os seres humanos, nomeadamente os jovens, têm dificuldade em escolher entre serem corajosos, contornando todos os obstáculos, e conformarem-se e viverem sem qualquer tipo de ambição.
É uma verdade inegável que cada vez mais assistimos a uma sociedade egoísta, capaz de criticar e ofender todos os que revelam divergências, nomeadamente no modo de vida, nos ideais que defendem e em algumas atitudes. É sobretudo nos jovens que esta dificuldade acarreta um peso maior, uma vez que é nesta altura que nós, jovens, senhores do amanhã, decidimos o nosso futuro.
Por um lado, a nossa vida nesta fase sofre várias metamorfoses, visto que adquirimos uma densidade psicológica extremamente elevada, em que tudo nos agrada e desagrada, somos consumidos pelos sentimentos e por vezes deixamos a razão de lado. Tudo isto pode apresentar dificuldades inultrapassáveis, que frequentemente nos obrigam a conformar-nos, ou seja, a desistir. Consequentemente, podemos ir por caminhos adversos, onde o álcool, a droga, o tabaco e até mesmo o suicídio podem ser a única solução avistada. Tal é o caso de um jovem que se suicidou, em Vila Real. Claramente que esta não era a única saída, mas o meio em que estava inserido, a solidão que o envolveu e os obstáculos com que se deparou levaram-no a acabar com a vida.
Por outro lado, esta fase da adolescência e da juventude é igualmente dotada de grandes vivências, onde o convívio com os amigos, a descoberta do amor e as aventuras são, de facto, o que faz a vida valer a pena. Um exemplo disso são os jovens recém-formados que não se conformaram com a escassa oferta de emprego que o país apresenta, e emigraram.

Concluindo, em minha opinião, assumir riscos decorre não só da força de vontade de cada um, como também da sociedade em geral, uma vez que esta tem um papel fundamental na integração dos jovens na vida quotidiana.

 Inês Ferreira, n.19,11.º B

Sem comentários: