Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

La Chandeleur


No âmbito do Plano Anual de Atividades do Grupo Disciplinar de Francês da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, comemorou-se, no dia 1 de fevereiro, "La Chandeleur" (do latim candelaria- candeia).

Esta tradição francesa acontece 40 dias depois do Natal e a sua origem remonta à Antiguidade Romana, época em que se fazia uma festa em honra do deus Pan, deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores. Durante os festejos, os fiéis manifestavam a sua crença, andando na rua à noite, com tochas. A partir do século XIV, esta festa fica associada à Purificação e a Nossa Senhora das Candeias.

Atualmente, nesta data, confecionar e comer crepes é a tradição. Esta tão apreciada iguaria faz lembrar o sol pela sua forma redonda e pela sua cor dourada. Assim, os crepes são como que um apelo ao regresso da Primavera, após um longo e duro Inverno, para que haja prosperidade e abundância durante todo o ano.

Uma vez mais, os alunos de Francês cumpriram a tradição, com entusiasmo, e degustaram saborosos crepes acompanhados com chocolate, compota ou açúcar. Graças à generosa colaboração do Intermarché de Vila Real, a comunidade educativa teve, ainda, a oportunidade de provar alguns queijos franceses e comer outras guloseimas.

Esta atividade envolveu toda a comunidade escolar e deu a conhecer a França, as suas crenças, tradições, cultura e história.

"A la Chandeleur il faut manger la soupe dorée pour avoir de l'argent toute l'année."





Sem comentários: