Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Trabalhos realizados no 1º semestre na disciplina de TÉCNICAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA


“O que ouço esqueço, o que vejo lembro-me, o que faço aprendo”

O tempo distancia-nos dos acontecimentos e depura o essencial das tarefas que convidamos os alunos a realizar.

As experiências sobre o que fazemos, pela sua divulgação, prestam-se à crítica, são um testemunho do que permanece em nós perante o constante devir de material físico e humano que é colocado ao nosso cuidado.

O que antecipadamente consideramos mais correto é, repetidas vezes, posto à prova pelo contexto que, por vezes, legitima diferentes abordagens ou enquadramentos do previamente estabelecido.

Nos alunos, a sua vontade de olhar, ver e experimentar coisas diferentes é essencial para o seu desenvolvimento pessoal, pois leva-os a quererem ver para além dos muros que os rodeiam. Ao Professor cabe a tarefa de os ajudar a redesenhar a sua envolvente, construindo-lhes aberturas com propósito.



Presépios em Cartão (Oferta de Escola – Técnicas de Expressão Artística - 8º anos)

Materiais: cartão canelado de diferentes espessuras; x-ato; cola; régua; esquadro; compasso; lápis de grafite; papel vegetal.

Com os presépios em cartão, os alunos descobriram que trabalhar com materiais já usados e reciclá-los (dar-lhe uma nova utilidade / nova alma) exige que nos desprendamos de preconceitos e nos foquemos, essencialmente, nas suas qualidades expressivas.





MÁSCARAS DE CARNAVAL (Oferta de Escola – Técnicas de Expressão Artística - 8º anos)

Materiais: gaze gessada e outros.



As imagens da atividade das máscaras de carnaval evidenciam, essencialmente, a interação e entreajuda dos alunos da turma. A partir do rosto dos seus colegas os alunos experienciaram o processo construtivo das máscaras de carnaval e aprenderam a estabelecer os laços de grupo indispensáveis à concretização dos seus trabalhos.


Prof. David Dias














Sem comentários: