Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Apreciação da representação de FARSA DE INÊS PEREIRA, de G. Vicente - 23 janeiro 2020


A representação desta peça correspondeu às minhas expectativas pois transmitiu-me sensações diversas, principalmente o cómico que, em palco, parece muito real e me fez rir de forma espontânea.
No geral, achei a representação muito divertida pois o grupo representou a peça adaptando-a à atualidade, sem mudar nem um pouco a texto vicentino.
A representação ultrapassou o que eu estava a imaginar, pois pensava que ia ser aborrecida. O encenador adaptou a peça aos tempos modernos, principalmente ao incluir música atual. Os atores foram bastante expressivos, via-se que estavam a atuar com gosto.
Os atores, realmente, deram vida às personagens. Contudo, a adaptação feita não me satisfez por completo, uma vez que, em minha opinião, a peça perdeu a identidade pretendida por Gil Vicente.
O cómico característico das peças vicentinas foi bem conseguido. Contudo, houve situações em que não se conseguia perceber as falas pois os atores falavam em voz baixa.
A representação da peça superou as minhas expectativas.
Não sou muito apreciadora de teatro, mas estava entusiasmada com esta atividade. Contudo, na minha opinião, o que ficou mais aquém das expectativas foi Inês Pereira; imaginei uma Inês com mais “garra”: pode não ser um papel muito fácil, por isso não quero tirar o mérito à atriz que, apesar de não ser o que eu esperava, esteve bem.
Gostei da maneira como os atores deram vida às personagens, como se o tempo original da ação fosse o tempo de agora. No entanto, gostava de ter visto o vestuário e os adereços próprios da época vicentina.
Por vezes, senti que o diálogo originalmente escrito se tornou um pouco forçado ao encaixar-se na situação imposta pela adaptação, o que, na minha opinião, deixou a peça com um tom pesado.
O que me agradou mais foi o facto de os três tipos de cómico (de linguagem, de caráter e de situação) terem sido representados na perfeição.
Gostei da peça, no geral. Os atores estiveram bem e adorei as partes mais cómicas, como as de Lianor Vaz e de Pero Marques.
A leitura da peça, por si só, já é cativante, mas vendo a representação em palco é completamente diferente porque o cenário, os adereços e a movimentação das personagens transmitem-nos sensações novas, principalmente o riso provocado pelos diferentes tipos de cómico, bem conseguido pelos atores.

10.º A


Sem comentários: