Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

… PORQUE TODOS OS DIAS SÃO DE SÃO VALENTIM


No dia de São Valentim falamos de AMOR. Há corações, bombons, flores, peluches, cartinhas e promessas lindas. E nos dias seguintes? E quando o amor se transforma em dor? E quando o namoro acaba em choro? E quando o casamento se torna um sofrimento? Os alunos do 10.º E responderam a estas perguntas assim:




O amor nem sempre é um conto de fadas.
O sofrimento que traz um amor cobarde, ou então um amor que deveria ter acabado, porque é controlador, é um sufoco sem explicação.
            O amor próprio, para mim, é bem mais importante que o amor de outra pessoa, pois acima de tudo nós temos de nos respeitar a nós mesmos.
            Se fosse amor, nunca teria surgido a primeira nódoa negra, a primeira bofetada e muito menos levaria à morte da pessoa "amada", pois quem ama cuida não magoa, só ama!

Ariana Lopes, nº 5




Mas afinal, o que é o amor?
O amor é o mais belo sentimento da vida. Amor é amar e ser amado, principalmente amarmo-nos, termos amor próprio.
O amor não é como nas telenovelas, não é sempre um conto de fadas. O amor é saber respeitar, dar atenção e acarinhar. Amor é companheirismo.
Mas…
Infelizmente, ainda hoje há relacionamentos abusivos, onde a pessoa que verdadeiramente ama sofre, por traição, e onde, muitas vezes, esse relacionamento cheio de mentiras não acaba por manipulação do traidor.
Será que vale a pena viver assim?
Um relacionamento não deve ser a porta para o inferno, mas sim uma janela para um lar e uma vida feliz.

Filipa Quadros, Nº,12 e Rute Martins, Nº 18




Violência doméstica? Porquê sujeitarmo-nos a tal inferno que nos levará à morte? Estará no destino tal fatalidade?

Amor eterno? Não te deixes envolver em hipócrita mentira, não te habitues a tal vida porque isso não é viver.
Saudade, prazer, romantismo, felicidade, companheirismo, respeito… se queres tudo isto: então, basta amar!
Eras o motivo do meu primeiro suspiro pela manhã e foste a razão do meu último fôlego.
Para o teu agressor, és bela como as flores do teu caixão.
A ti que és um agressor! O Diabo perde para ti: ultrapassas a maldade de quem criou o mal.

Ana Reis, nº 4 e Érica Valentina, nº 9


Quando amamos, sentimo-nos o centro
É como o centro do pódio 
Mas, quando acaba, morre-se por dentro 
Com tanta mágoa e ódio. 

Amor próprio?
Quando o ganho?
Pois eu não o tenho 
Sempre estou em sofrimento 
E isso é um grande tormento! 

Ana Matos, Nº 1 




Mas eu ainda acredito no amor, e tu?
Depois de sentir falta das nossas saídas, das nossas conversas das mensagens, das piadas e dos problemas um do outro, pensei que era só amizade.
Depois senti falta dos abraços, dos olhares, senti falta da conexão que tínhamos, uma conexão que eu não tinha com mais ninguém.
Quando achei que tinha acabado por aí, senti saudades da tua presença, da tua voz e do efeito que ela fazia em mim. Senti saudades de pegar na tua mão e de me sentir segura, sentir o teu perfume e sentir-me completa.
Sabia que se te visse, tudo ia ficar bem, aí percebi que era mesmo amor.
Assim perdi a oportunidade de te amar pelo medo de tentar e só percebi isso quando o amor se transformou em saudade. 

Ana Margarida, nº 3

Sem comentários: