Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 17 de março de 2020

Sou Camilo!



Camilo Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de março de 1825. Foi um escritor e romancista e também historiador e tradutor. Ficou marcado e relembrado pela literatura e pela sua doçura. 
A vida familiar deste grande escritor não foi a melhor, os seus pais nunca se chegaram a casar e, quando tinha um ano, com a morte da sua mãe, o seu pai, alcunhado de “Brocas”, mas de nome Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco, colocou os filhos ao cuidado de várias mulheres com as quais se envolvia amorosamente. Manuel faleceu aos 10 anos de Camilo, criando neste uma grande insatisfação no seu coração.
Durante a sua juventude e após a morte dos seus pais, Camilo e a sua irmã Carolina foram acolhidos por uma tia com residência na nossa “Bila”, Vila Real! Com a sua tia recebeu uma educação irregular dada por dois padres de província e aí se formou, no meio da pacata vida transmontana, lendo e escrevendo, até se tornar no que foi, e ainda é, na nossa escola, situada na tal “Bila” existente há mais de cento e cinquenta e anos e onde somos hoje camilianos e com muito orgulho. Por isto tudo e em tempos conturbados como os vividos no momento, não poderíamos deixar de fazer uma pequena homenagem ao nosso Patrono.
Em suma, esta é a breve história da vida de Camilo, ainda havia muito para contar, mas já está na hora de acabar, já deu para o relembrar e para sempre com a sua história ficar!
Sou Camilo e com muito orgulho!

Gonçalo Figueiredo, nº9, 9.º B






Olá!


«Eu sou Camilo». 

O que quererá esta frase dizer? Bem, penso que, basicamente, o que me vem à cabeça é que talvez signifique mencionar que admiro Camilo Castelo Branco.

Mas, na minha opinião, o principal sentido da frase, deve ser que «Sou Camilo» porque frequento, com alegria, uma escola cujo nome é o deste grande escritor, por isso, devo dizer que, para mim, ser Camilo é ser feliz.

Agora, falando um pouco sobre a biografia de Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, é importante realçar o facto de ele ter sido um dos escritores mais importantes da literatura portuguesa e, principalmente no século XIX, tal como o título que lhe foi concedido pelo rei D. Luís (1º Visconde de Correia Botelho). Este escritor português foi também romancista, dramaturgo, cronista, crítico, historiador poeta e ainda tradutor.
  Para finalizar, vou deixar uma mensagem par todos: SÊ CAMILO…TU TAMBÉM!

  Ricardo Costa, 9.º B










Num belo dia de março
Nasceu um grande escritor
Que nos deixou imensas obras
Com muito esplendor.

É Camilo Castelo Branco, o nosso patrono,
Nós celebramos a sua nascença
E mesmo que já nos tenha deixado
Sente-se a sua presença.

Todos os alunos adoram este dia!
É com grande alegria…
Acordar de manhã
E não levar a mochila carregada
E ser um dia… de não fazer nada!

Este ano foi tão diferente…
O nosso “amigo” coronavírus
Não permitiu a nossa comemoração
Mas temos mesmo assim
A Camilo no coração!

E com esta me despeço.
Foi com grande dedicação
Que terminei esta tarefa…
Não foi fácil de fazer,
Mas teve de ser!

Carolina Taveira, 9º B






Sou Camilo (ou talvez não)


Sou Camilo, sim
Sou Camilo, sim senhor
Não sou romancista
Nem nenhum historiador.

Sou Camilo, sim
Sou Camilo, sim senhor
Não nasci a dezasseis
Mas a um dia superior.

Sou Camilo, talvez.
Sou Camilo, talvez não.
Não sou lisboeta
Nem quero acabar em Famalicão

Afinal… não existe semelhança
Entre mim e o Patrono 
Mas também, o que sei eu?
Ainda nem saí do nono.

Ricardo Pavão, 9º B

Sem comentários: