Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 11 de março de 2010

PARLAMENTO DOS JOVENS DO ENSINO BÁSICO


O Parlamento dos Jovens é uma esplêndida iniciativa da Assembleia da República (AR), que tem por objectivo permitir a participação de jovens, do 5.º ao 12.º ano, na actividade política do nosso país e dar-lhes a conhecer o funcionamento dos órgãos políticos, estimulando também a cidadania e a democracia.
O tema a debater no parlamento deste ano é Educação Sexual, sem aspas, sem nada, pois assim estaria a tornar o tema tabu.
Os jovens deputados da Camilo, vitoriosos da sessão Escolar em 22 de Janeiro e acompanhados pela professora Ana Rocha, representaram a escola na Sessão Distrital, realizada na passada terça-feira, no Instituto Português da Juventude dia 2 de Fevereiro, onde se encontraram as 19 escolas envolvidas no programa.
A sessão iniciou-se com a apresentação da “Mesa”, dirigida pelo Deputado José João Bianchi, que respondeu às perguntas dos jovens deputados. Seguiu-se a apresentação dos devidos Projectos de Recomendação de cada escola, a fim de, depois de um debate, eleger um Projecto Base para representar o distrito na Sessão Nacional. O projecto mais votado foi o da Escola Camilo Castelo Branco, pois as nossas deputadas defenderam da melhor maneira o nosso projecto. Entrementes, chegara a hora de almoço, momento em que todos os deputados recarregaram energias na cantina da Escola Diogo Cão. Foi a parte do dia em que os deputados tiveram a melhor oportunidade de conviver e travar amizades.
Às 14.30H, a sessão teve continuidade com a organização de grupos de trabalho, no âmbito da criação de duas propostas de eliminação, alteração ou aditamento de medidas ao Projecto Base. As nossas deputadas deram o seu melhor, revelando capacidades e qualidades de argumentação. Depois de mínimas alterações ao Projecto Base, e de concluídos todos os trabalhos, chegou a hora de votar nas três melhores escolas que representarão Vila Real, na sessão Distrital.
Apesar de a nossa deputada Inês Caldas não ter sido porta-voz de Vila Real, estaremos mais uma vez a representar o distrito na Sessão Nacional, na Assembleia de República, com a escola Secundária de S. Pedro e Escola Secundária Fernão de Magalhães - Chaves, em 24 e 25 de Maio.


Júlio Dinis, 9ºC

Ver escolas e deputados eleitos:

http://app.parlamento.pt/webjovem2010/documentos/Escolas_deputados_eleitos_Basico.pdf

Sem comentários: