Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 17 de março de 2010

Visitas de estudo em Março

À descoberta do Barroco em Vila Real

Os alunos da turma A do 8.º ano realizaram com o professor de História, Hugo Bento, no dia 9 de Março, a actividade dedicada ao Barroco Vila-realense. Esta actividade foi preparada para que os alunos pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas, aplicando-os no património histórico regional. Para tal, os alunos, tal qual aventureiros mas munidos de um mapa e de uma ficha-guião, penetraram nas ruelas do Centro de Vila Real e exploraram os monumentos barrocos aí presentes. Claro ! Sempre atentos às explicações do professor ! No final, os alunos manifestaram um enorme agrado por esta iniciativa, não só porque foi uma aula diferente, mas também pelo empenho e companheirismo demonstrado por todos ao longo de toda a actividade. Sem dúvida, a repetir brevemente !



A Região Demarcada do Douro, a 1ª Região demarcada do Mundo

No dia 2 de Março, os professores de História, Hugo Bento, Celestino Silva e Ângelo Ledo, organizaram uma visita de estudo à Régua dirigida aos alunos das turmas A, B e E do 8.º ano. Esta actividade enquadrou-se no tema estudado nas aulas sobre o papel do Marquês de Pombal na dinamização da cultura da vinha em Portugal, nomeadamente através da criação da Companhia Geral da Agricultura e das Vinhas do Alto Douro, em 1756, e da Região Demarcada do Douro, também no mesmo ano.
Guiados pelos professores, os alunos puderam aprender a importância do caminho-de-ferro para o dinamismo económico daquela região e as funções da Real Companhia Velha, da Casa do Douro e do Instituto do Vinho do Douro e Porto. Pelas ruas da Régua, iam também apreciando os famosos rebuçados da Régua e também o grosso leito do rio Douro ou Doiro.
De entre azulejos a vitrais, muita informação foi dirigida aos alunos, os quais tiveram de, depois de tudo visto, realizar uma ficha de observação e avaliar a actividade.
No final, os alunos manifestaram um enorme agrado por esta iniciativa não só porque foi uma tarde diferente mas também pelo companheirismo e boa disposição verificados por todos ao longo de toda a actividade. Sem dúvida, inesquecível! Só faltou navegar de rabelo!



Texto e imagens: Hugo Bento

Sem comentários: