Na manhã do dia 20 de Novembro, a aula de Latim foi diferente: os alunos, acompanhados pela professora, foram ao Museu da Vila Velha ver a exposição "Serápis nos confins do Império: o complexo sagrado de Panóias". À hora marcada, o doutor João, Diretor do Museu, esperava por nós. Levou-nos, depois, por uma viagem no tempo, com início no antigo Egipto e finalizando no Santuário de Panóias, Monumento Nacional. A exposição está acompanhada de objetos fantásticos, cronologicamente datados, e provenientes das colecções dos Museus de Arqueologia e Numismática de Vila Real, do Museu Calouste Gulbenkian, o Museu Nacional de Arqueologia e do Museu D. Diogo de Sousa.
A iconografia de Serápis (divindade adorada em Panóias), o culto prestado durante o Império Romano, mais especificamente, na Península Ibérica, a simbologia pré-romana e as interpretações do complexo sagrado foram os temas abordados na visita orientada.
A aula de exterior pretendeu sensibilizar-nos para a importância do reconhecimento das nossas origens e para a valorização de um nossos Monumentos Nacionais.
Saímos satisfeitos do Museu e esclarecidos quanto à importância do Santuário de Panóias, local a visitar no 2º período.
O Dr.
João Silva, a Patrícia P., a Patrícia G. e o Pedro
Sem comentários:
Enviar um comentário