Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 23 de abril de 2013

Torneio de Floorball






No passado dia 10 de abril, pelas 13:30 às 14:45, os alunos da turma A do 8ºano participaram no Torneio de Floorball, também conhecido por Unihoquei, dinamizado pelas alunas da UTAD Cátia Silva, Diana Miranda e Sílvia Santana e que teve lugar no ginásio desta escola.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Atelier de brinquedos naturais






Local: Biblioteca da Escola Secundária Camilo Castelo Branco - Vila Real
Data: 10-04-2013
Iniciativa: Apresentação do livro" Flora de Brincadeiras" e um atelier de brinquedos naturais, integradas na Semana da Leitura.
Destinatários: Alunos do 7ºano, turma C
Dinamizador: João Costa



Local: Escola Secundária Camilo Castelo Branco - Vila Real
Data: 17-04- 2013
Iniciativa: Apresentação do livro" Flora de Brincadeiras" e um atelier de brinquedos naturais na aula de Língua Portuguesa (realização de um brinquedo na sequência do estudo do conto "O ouriço cacheiro", de Isabel Mateus, e de uma prenda para o Dia da Mãe.)
Destinatários: Alunos do 7ºano, turma B
Dinamizador: João Costa


Local: Escola Secundária Camilo Castelo Branco - Vila Real
Data: 18-04-2013
Iniciativa: Apresentação do livro" Flora de Brincadeiras" e um atelier de brinquedos naturais na aula de Língua Portuguesa (realização de um brinquedo na sequência do estudo do conto "O ouriço cacheiro", de Isabel Mateus, e de uma prenda para o Dia da Mãe.
Destinatários: Alunos do 7ºano, turma A
Dinamizador: João Costa

quarta-feira, 17 de abril de 2013

“Diário de Bordo: Em Be-não-se-dorme…”


“Diário de Bordo: Em Be-não-se-dorme…”

Mais um ano volvido, e a tradição volta a cumprir-se: milhares de jovens aproveitam a Páscoa e rumam ao sul de Espanha, para viverem aquela que, como muitos apelidam, “a melhor semana das suas vidas”.
Apesar de com umas significantes diferenças desta tendência (que se diga), não nos fizemos exceção e partimos, por uns belos 6 dias, para a simpática Benidorm.
A jornada começou bem cedo (ou tarde), já passava das 6 horas da matina do dia 21 de março. Embora com alguns percalços pelo caminho (nada que não ficasse resolvido), fizemos uma paragem em Cuenca que, apesar de breve, nos deslumbrou com sua paisagem e com as famosas “Casas Colgadas”. Após esta pausa, a viagem seguiu animada, dentro dos possíveis, mas a verdade é que a malta já começava a acusar cansaço, e o facto do “farnel da mamã” também já ter ido à vidinha,  não ajudava em nada…
Já passava das nove horas da noite (agora falando em “horas espanholas”) quando avistámos a placa “Benidorm”, para a alegria de todos. Chegados ao hotel, com a tralha descarregada na receção, acorremos para a sala de refeições, onde devoramos (literalmente) o que nos ofereceram para o já tardio jantar. O resto da noite foi calminha, aproveitando para descansar e nos instalarmos devidamente (e para fazer umas visitinhas aos quartos vizinhos, que também é preciso).
O segundo dia foi passado no Mundomar, um parque animal, com inúmeras espécies e espetáculos que nos deixaram a todos maravilhados. Alguns do grupo aventuraram-se e foram ao banho com leões marinhos, uma experiência decerto inesquecível. Tudo sem esquecer os suricatas, que nos deixaram a todos pelo beicinho.
O dia acabou em beleza com uma ida a um bar de karaoke, onde alguns de nós deram um verdadeiro show! (e assim se resumem as noites seguintes, que contaram sempre com uma animação de karaoke, apesar de nos termos “mudado” para um outro bar, que era mesmo em frente à praia).
No sábado foi tempo de mais uma viagem, desta vez a Valência, à “Ciudad de las Artes y las Ciencias”, onde contemplamos a arquitetura de Calatrava, vimos espécies animais vindas dos cinco oceanos, bem como um filme a “não-sei-quantos D”, que acima de tudo, proporcionou uma meia horinha de sono (e bem merecida). As cantorias repetiram-se pela noite dentro, e a festa prolongou-se, uma vez mais, pelo hotel “en las habitaciones”…
O talvez mais ansiado dia chegou no domingo, que foi passado no parque temático Terra Mitica, onde aproveitamos cada minuto para estar de cabeça para baixo. Até tempo sobrou para alguns dos mais arrojados, travarem amizades com umas múmias que por lá se passeavam...
E assim chegamos ao derradeiro dia em Benidorm! Após uma manhã aproveitada por muitos para reporem energias, e por outros tantos para conhecer mais da cidade e ir aos “recuerdos” para a gente de casa, decidimos que a tarde seria passada na praia. A paisagem de facto não podia ser melhor, mas esta visita não durou muito, pois o vento decidiu pregar-nos uma partida (mas também será preciso comer um bocadinho de areia de vez em quando!). A noite de despedida, sempre com toda a animação, dividiu-se entre dois bares, porém o karaoke não podia faltar no final!
E assim terminavam as nossas mini-férias por terras de “nuestros hermanos”, seguindo-se uma terça-feira de viagem bem longa, de volta à santa terrinha. Ainda tentámos visitar o Vale dos Caídos, tentativa que saiu falhada devido ao nosso atraso ao almoço.
E assim termino o meu testemunho de uma viagem que, acima de tudo, proporcionou um agradável e sempre animado convívio entre alunos e professores, e que fez nascer quem sabe novas amizades e até novos amores. Ficamos a aguardar assim planos de uma próxima viagem!
Peço desculpa pela extensão, mas garanto que ficou ainda muito mais para contar. Quanto ao título deste texto... bem, os meus colegas saberão decerto compreender.

Maria Inês Vale | 11.º G



quinta-feira, 11 de abril de 2013

“A Poluição Ultrapassa Fronteiras”


Hoje em dia a poluição é tanta que corremos o risco de um dia já não termos lugar para viver.
É preciso estabelecer limites, uma vez que a poluição não para de aumentar de dia-para-dia. Isso será possível se optarmos por pequenas medidas protetoras do ambiente que marcam a diferença, como reciclar, escolher andar de bicicleta em vez de carro, usar energias reutilizáveis…
É com estas medidas que estabelecemos fronteiras e não atingimos o limite que o nosso Planeta pode suportar, vivendo num mundo melhor.
Cuide da nossa casa, não pense só em si!

Alunas do 9ºE: Ana Catarina Pires e Joana Soares, 

3º Encontro Nacional dos alunos de EMRC do Ensino Secundário


No âmbito do Ano da Fé, os jovens foram convidados a “descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé” (Bento XVI).
Assim, nos dias 5 e 6 de abril, os alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Vila Real, conjuntamente com os alunos da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar, representaram o distrito-diocese de Vila Real e, com alegria e convicção, participaram no 3º Encontro Nacional dos alunos de EMRC do Ensino Secundário, subordinado ao tema: “Encontro muitas razões para conviver”. Esta frase-chave sintetiza as vivências tidas durante estes dois dias: oportunidades de convívio, partilha, conhecimento, reflexão, oração e diversão por jovens de vários quadrantes do país, com algo em comum…
 
 
O Encontro revelou-se um momento especial de comunhão dos jovens com Deus, como se pode ler em alguns dos testemunhos registados: “…Apesar de alguns momentos serem bons, houve outros que foram mesmo especiais… Foi uma experiência única, divertida e surpreendente…Foi incrível conhecer tanta gente e fazer tantas atividades em conjunto…Fez e continua a fazer com que o nosso horizonte se alargue…A ideia de união e o espírito humano que estiveram presentes nestes dois dias foram sem dúvida marcantes e permitiu-nos um encontro diferente com Deus…A união, a solidariedade e a amizade foram mais fortes…Agradecemos ao J.C. por nos ter unidos neste encontro…Queremos voltar a unir-nos desta forma tão descontraída…Queremos repetir!!!”.
 
 

Atelier de Brinquedos Naturais

Tal como anunciado, realizou-se ontem, pelas 10 horas, o atelier de brinquedos, precedido por uma apresentação do livro "Flora de Brincadeiras", de João Pinto Vieira da Costa, numa iniciativa da Biblioteca da Camilo. Esta atividade, integrada na semana da leitura, foi dirigida aos alunos do 7.ºC.
Num primeiro momento, a biblioteca foi apresentada pela professora Adelaide Jordão. Na sequência dessa informação, o autor de "Flora de Brincadeiras" falou um pouco do seu trabalho e construiu alguns brinquedos com materiais naturais. O passo seguinte, o mais ansiado, foi o momento em que os alunos puseram mãos à obra para executar as suas criações- uma delícia para quem observava e quem brincava.
Podemos afirmar que, ao observar estes jovens ávidos destas iniciativas relacionadas com a natureza e as manualidades, o mundo virtual das teclas, ficou, desta vez, em último lugar, dando lugar a uma convivência sadia em companhia do homem e da natureza.
Por último, deixo aqui um sincero agradecimento aos alunos do 7º. C pela seu interesse e empenho nesta iniciativa.
Em breve esta iniciativa estender-se-á a outras turmas.

Alunos do 7.ºC e as suas obras.

Momento de perícia, atenção, concentração e alegria no trabalho.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Semana da leitura - Flora de brincadeiras e atelier de brinquedos

No âmbito da semana da leitura, iniciativa da biblioteca da ESCCB, realizar-se-á, amanhã, pelas 10 horas, uma visita guiada à biblioteca, à turma do 7.º C. De seguida, João P.V.Costa, autor de "Flora de Brincadeiras", apresentará a obra  e facultará aos alunos um pequeno atelier de brinquedos naturais. 


Visita de estudo ao Lugar dos Afetos


No dia 4 de abril, os alunos do 9º ano de escolaridade, acompanhados pelos diretores de turma, pela enfermeira Vanessa Monteiro e alguns professores, efetuaram uma visita de estudo ao Lugar dos Afetos (Parque Temático de Aveiro - Fundação Graça Gonçalves), no âmbito do Projeto de Educação Sexual e do Programa PRESSE.
Num dia de intensa chuva, partimos bem cedo de Vila Real. À medida que nos aproximávamos de Aveiro, o cinzento da chuva desapareceu e deu lugar a um belíssimo e saudoso dia de Sol.
Tudo se conjugava para que a visita fosse um sucesso!
E assim aconteceu!
Chegados ao Lugar dos Afetos, sentimo-nos num ambiente mágico! Deparamo-nos com um espaço constituído por várias casas temáticas (Casa Romance, Casa Estações da Ternura, Casa Guarida da Esperança entre outras), incluindo ainda caminhos, jardins e recantos muito especiais.
Fomos recebidos e guiados por dois excelentes contadores de histórias que nos levaram à descoberta do caminho para chegar ao coração de nós próprios e dos outros.
Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com jogos de afetos que visavam, nomeadamente, melhorar a autoestima, a autocomunicação e a autodecisão; aprender a gostar dos outros; fazer florescer os afetos; caminhar para o coração e transformar as mágoas num gesto de amor.
Após a visita a este encantador parque, dirigimo-nos para o Fórum Aveiro, local onde almoçámos. Aproveitámos, também, para passear junto à ria e apreciar o vaivém colorido dos moliceiros.
Regressámos a Vila Real a meio da tarde, satisfeitos e convictos de que tínhamos atingido os objetivos propostos, visto que visitámos um lugar que celebra o amor nas várias fases da vida e transmite a ideia de que pode existir um mundo melhor, feito com o nosso contributo.




Os diretores de turma de 9.º ano 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Semana da Juventude - Convite

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real tem o gosto de convidar V.Ex.ª para estar presente na iniciativa designada por “Os Jovens e a Leitura”, no âmbito do programa da Semana da Juventude 2013, no próximo dia 15 de Abril.
 
Local - Auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco
 
15h00 - Escritora | Madalena Santos
Apresentação: Drª Maria Luís
 
21h00 – Escritor | Nuno Camarneiro (Prémio Leya 2012)
Apresentação: Prof. Nuno Monteiro e Prof. Anabela Branco de Oliveira

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Exposição " memória de peixe"


DUAS SEMANAS DE ATIVIDADES ATRATIVAS DIRIGIDAS A DIFERENTES PÚBLICOS


CELEBRAÇÃO DO DIA DO PATRONO DA ESCCB

DUAS SEMANAS DE ATIVIDADES ATRATIVAS DIRIGIDAS A DIFERENTES PÚBLICOS
Durante duas semanas, a Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco engalanou-se para celebrar o nascimento do seu Patrono, Camilo Castelo Branco. O escritor, nascido a 16 de março de 1825, adotou a cidade de Vila Real como sua, durante algum tempo. Aqui escreveu o seu primeiro drama, Agostinho de Ceuta, que se representou com o maior agrado no teatro da vila por curiosos. Desta sua passagem por Vila Real se orgulham a cidade e a escola que recebeu o seu nome, razão pela qual esta última faz questão de, todos os anos, assinalar a data do seu nascimento com festividades à altura do seu ilustre patrono.

REABERTURA DA BIBLIOTECA DA ESCCB
No dia 11 de março, pelas 18 h 30 m, celebrou-se a reabertura da Biblioteca da ESCCB, momento de auge, após tarefa hercúlea da sua Coordenadora, Drª Adelaide Jordão, e dos seus colaboradores: conciliar os conceitos de uma biblioteca moderna para todos e de uma biblioteca detentora de um espólio do passado extraordinariamente rico, que urge ser mostrado à comunidade. Procurando dar cumprimento a estes objetivos, foi organizada a “Exposição Fundo Documental Oitocentista, onde foram expostas primeiras edições de algumas obras, que conviveram de perto com o novo espaço, mais funcional, e com as pessoas que as quiseram apreciar.
             A cerimónia de inauguração contou com a presença da Coordenadora interdistrital da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Rosário Caldeira, que dirigiu algumas palavras a todos os presentes, salientando o interesse desta biblioteca pela perfeita sintonia entre passado e presente. Após as intervenções da Diretora, Drª Fátima Rodrigues, e da Coordenadora da Biblioteca, Drª Adelaide Jordão, foram lidas as cartas de Simão e Teresa, personagens de Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, pelos professores Ana Paula e António Fortuna.
              Durante o Porto de Honra, servido no hall da Biblioteca, os presentes foram ainda brindados com a leitura de poemas de Miguel Torga, García Lorca e Pablo Neruda.

AULA ABERTA “LORCA E DALÍ: ENCONTROS E DESENCONTROS
No dia 12 de março, pelas 13h20m, foi lecionada, pela professora Ana Paula Fortuna, uma aula sobre Lorca e Dalí, dirigida a alunos de 10ºano, na Biblioteca da escola. Esta aula constituiu uma visita guiada ao mundo interior destes dois génios, onde se adivinham os seus encontros e desencontros pessoais e artísticos.
SEMANA DA LEITURA DA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
De 11 a 15 de março, decorreu a Semana da Leitura de Rede de Bibliotecas Escolares de Vila real, tendo a Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, em parceria com outras escolas da cidade, colaborado com leituras efetuadas pelos alunos dos 9ºC e G e respetivos professores, António Fortuna e Elza Costa Pinto, nos cafés, lojas comerciais e autocarros da cidade de Vila Real. Durante esta semana foram ainda realizadas com todos os alunos da escola visitas  guiadas ao novo espaço da biblioteca escolar.
              Os alunos dos ensinos básico e secundário tiveram também a oportunidade de participar no Ciclo de Cinema, que decorreu de 11 a 14 de março, no auditório da escola, atividade a cargo das professoras Fernanda Botelho e Luísa Cardoso.
               No dia 14 de março, os alunos de oitavo ano visitaram o Teatro de Vila Real, conhecendo os seus bastidores, assistiram ao documentário “Velho Liceu, Novo Liceu” e conheceram o Museu do Som e Imagem.

DIA DO PATRONO

O dia iniciou com a Celebração Pascal, no ginásio da escola, tendo contado com a participação de bastantes elementos da comunidade escolar.
             Durante todo o dia, decorreram atividades em toda a escola, promovidas pelos diferentes grupos disciplinares, nomeadamente, a dinamização da sala de espanhol, atividades desportivas e atividades e exposições de Artes Visuais, destacando-se a exposição de fotografia de Vasco Rafael com a colaboração de Tiago Chaves, um dos momentos mais emotivos para quem teve a honra de a visitar.
            Na Mediateca, foi organizado um torneio de xadrez e de damas. Ao almoço, os discentes provaram um “Menu équilibré”, tendo, em seguida, os de sétimo ano participado no Jogo do Universo, os de oitavo na Palestra “Redes Sociais”, dinamizada pela equipa de e-learning da UTAD, e os restantes no Peddy Paper.

BOLETIM CULTURAL, UMA PUBLICAÇÃO ANUAL DE SUCESSO

 

No dia 15 de março, pelas 18h30m, teve lugar o momento mais alto das comemorações do Dia do Patrono: a apresentação do número dezanove do Boletim Cultural, provocatoriamente denominado XXI, por ser esse efetivamente o seu número de publicações, dado que conta com o número zero e uma edição especial. A sua roupagem, a cargo dos professores Graça Campolargo e Márcio Pontes, convida os leitores a decifrar/ler.
             Antes da excelente apresentação desta publicação anual, da responsabilidade da Drª Delfina Rodrigues, o grupo de teatro Filandorra, orientado pelo Dr. David Carvalho, dramatizou magistralmente, emocionando a assistência, os últimos momentos de Teresa, Simão e Mariana, personagens de Amor de Perdição.
             Teve ainda o público direito a uma brilhante atuação musical, de qualidade irrepreensível, de alunos de oitavo, décimo primeiro e décimo segundo anos, em conjunto com os professores Carlos e Ricardo Santelmo, como já vem sendo hábito.

OCUPA-TE, APRENDE E DIVERTE-TE NA ESCCB
Na semana de 18 a 22 de março, realizou-se, pela primeira vez, o programa “Ocupa-te, aprende e diverte-te na ESCCB”. Esta iniciativa, que contou com o trabalho de professores e alunos voluntários, dirigiu-se a um público dos 10 aos 13 anos de idade, proporcionando-lhes atividades diversificadas e enriquecedoras nas diferentes áreas. Assim, após o acolhimento e uma visita guiada à escola, os participantes (cerca de cem inscritos) constituíram grupos, tendo desenvolvido diversas dinâmicas de grupo, nomeadamente a da “Caça ao Tesouro”, entre muitas outras. Os jovens alunos brincaram com o quadro interactivo, viajaram ao interior do computador, visitaram a exposição no Parque Natural do Alvão, o Canto da História, visualizaram filmes como “Astérix e os Jogos Olímpicos, participaram no Peddy Paper, fizeram dramatizações “Yo soy quien quiero”, uma viagem virtual a França, aprenderam português a brincar, dançaram, cantaram, trabalharam no workshop “Food for fun”, realizaram pintura flutuante, origamis, experiências laboratoriais e jogos lúdicos de Matemática, praticaram tiro ao arco, tiro com pistola laser,esgrima e step e jogaram uni-hóquei e kin-ball. Os intervalos foram recheados de música, tendo havido mesmo um miniconcerto proporcionado pelo aluno Tiago Chaves e pelos professores Carlos e Ricardo Santelmo.
          Os alunos de 9º e 12º anos prepararam para os colegas mais novos danças e uma peça de teatro, com um Camilo muito ativo que, além de cantar, também dançava.
 
           Os jovens que participaram neste programa entregaram à Diretora da Escola, Drª Fátima Rodrigues, uma planta para a comunidade escolar cuidar até à sua próxima visita, bem como um Diploma em que estes “atribuem a menção de Excelente à Direção, aos Professores e Assistentes Operacionais pelos momentos divertidos de aprendizagem que promoveram, pelo convívio que (lhes) proporcionaram e pelo carinho com que (os) receberam”.


Texto de Ana Paula Fortuna in  "Notícias de Vila Real", de 3 de abril de 2013