Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 3 de abril de 2013

DUAS SEMANAS DE ATIVIDADES ATRATIVAS DIRIGIDAS A DIFERENTES PÚBLICOS


CELEBRAÇÃO DO DIA DO PATRONO DA ESCCB

DUAS SEMANAS DE ATIVIDADES ATRATIVAS DIRIGIDAS A DIFERENTES PÚBLICOS
Durante duas semanas, a Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco engalanou-se para celebrar o nascimento do seu Patrono, Camilo Castelo Branco. O escritor, nascido a 16 de março de 1825, adotou a cidade de Vila Real como sua, durante algum tempo. Aqui escreveu o seu primeiro drama, Agostinho de Ceuta, que se representou com o maior agrado no teatro da vila por curiosos. Desta sua passagem por Vila Real se orgulham a cidade e a escola que recebeu o seu nome, razão pela qual esta última faz questão de, todos os anos, assinalar a data do seu nascimento com festividades à altura do seu ilustre patrono.

REABERTURA DA BIBLIOTECA DA ESCCB
No dia 11 de março, pelas 18 h 30 m, celebrou-se a reabertura da Biblioteca da ESCCB, momento de auge, após tarefa hercúlea da sua Coordenadora, Drª Adelaide Jordão, e dos seus colaboradores: conciliar os conceitos de uma biblioteca moderna para todos e de uma biblioteca detentora de um espólio do passado extraordinariamente rico, que urge ser mostrado à comunidade. Procurando dar cumprimento a estes objetivos, foi organizada a “Exposição Fundo Documental Oitocentista, onde foram expostas primeiras edições de algumas obras, que conviveram de perto com o novo espaço, mais funcional, e com as pessoas que as quiseram apreciar.
             A cerimónia de inauguração contou com a presença da Coordenadora interdistrital da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Rosário Caldeira, que dirigiu algumas palavras a todos os presentes, salientando o interesse desta biblioteca pela perfeita sintonia entre passado e presente. Após as intervenções da Diretora, Drª Fátima Rodrigues, e da Coordenadora da Biblioteca, Drª Adelaide Jordão, foram lidas as cartas de Simão e Teresa, personagens de Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, pelos professores Ana Paula e António Fortuna.
              Durante o Porto de Honra, servido no hall da Biblioteca, os presentes foram ainda brindados com a leitura de poemas de Miguel Torga, García Lorca e Pablo Neruda.

AULA ABERTA “LORCA E DALÍ: ENCONTROS E DESENCONTROS
No dia 12 de março, pelas 13h20m, foi lecionada, pela professora Ana Paula Fortuna, uma aula sobre Lorca e Dalí, dirigida a alunos de 10ºano, na Biblioteca da escola. Esta aula constituiu uma visita guiada ao mundo interior destes dois génios, onde se adivinham os seus encontros e desencontros pessoais e artísticos.
SEMANA DA LEITURA DA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
De 11 a 15 de março, decorreu a Semana da Leitura de Rede de Bibliotecas Escolares de Vila real, tendo a Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, em parceria com outras escolas da cidade, colaborado com leituras efetuadas pelos alunos dos 9ºC e G e respetivos professores, António Fortuna e Elza Costa Pinto, nos cafés, lojas comerciais e autocarros da cidade de Vila Real. Durante esta semana foram ainda realizadas com todos os alunos da escola visitas  guiadas ao novo espaço da biblioteca escolar.
              Os alunos dos ensinos básico e secundário tiveram também a oportunidade de participar no Ciclo de Cinema, que decorreu de 11 a 14 de março, no auditório da escola, atividade a cargo das professoras Fernanda Botelho e Luísa Cardoso.
               No dia 14 de março, os alunos de oitavo ano visitaram o Teatro de Vila Real, conhecendo os seus bastidores, assistiram ao documentário “Velho Liceu, Novo Liceu” e conheceram o Museu do Som e Imagem.

DIA DO PATRONO

O dia iniciou com a Celebração Pascal, no ginásio da escola, tendo contado com a participação de bastantes elementos da comunidade escolar.
             Durante todo o dia, decorreram atividades em toda a escola, promovidas pelos diferentes grupos disciplinares, nomeadamente, a dinamização da sala de espanhol, atividades desportivas e atividades e exposições de Artes Visuais, destacando-se a exposição de fotografia de Vasco Rafael com a colaboração de Tiago Chaves, um dos momentos mais emotivos para quem teve a honra de a visitar.
            Na Mediateca, foi organizado um torneio de xadrez e de damas. Ao almoço, os discentes provaram um “Menu équilibré”, tendo, em seguida, os de sétimo ano participado no Jogo do Universo, os de oitavo na Palestra “Redes Sociais”, dinamizada pela equipa de e-learning da UTAD, e os restantes no Peddy Paper.

BOLETIM CULTURAL, UMA PUBLICAÇÃO ANUAL DE SUCESSO

 

No dia 15 de março, pelas 18h30m, teve lugar o momento mais alto das comemorações do Dia do Patrono: a apresentação do número dezanove do Boletim Cultural, provocatoriamente denominado XXI, por ser esse efetivamente o seu número de publicações, dado que conta com o número zero e uma edição especial. A sua roupagem, a cargo dos professores Graça Campolargo e Márcio Pontes, convida os leitores a decifrar/ler.
             Antes da excelente apresentação desta publicação anual, da responsabilidade da Drª Delfina Rodrigues, o grupo de teatro Filandorra, orientado pelo Dr. David Carvalho, dramatizou magistralmente, emocionando a assistência, os últimos momentos de Teresa, Simão e Mariana, personagens de Amor de Perdição.
             Teve ainda o público direito a uma brilhante atuação musical, de qualidade irrepreensível, de alunos de oitavo, décimo primeiro e décimo segundo anos, em conjunto com os professores Carlos e Ricardo Santelmo, como já vem sendo hábito.

OCUPA-TE, APRENDE E DIVERTE-TE NA ESCCB
Na semana de 18 a 22 de março, realizou-se, pela primeira vez, o programa “Ocupa-te, aprende e diverte-te na ESCCB”. Esta iniciativa, que contou com o trabalho de professores e alunos voluntários, dirigiu-se a um público dos 10 aos 13 anos de idade, proporcionando-lhes atividades diversificadas e enriquecedoras nas diferentes áreas. Assim, após o acolhimento e uma visita guiada à escola, os participantes (cerca de cem inscritos) constituíram grupos, tendo desenvolvido diversas dinâmicas de grupo, nomeadamente a da “Caça ao Tesouro”, entre muitas outras. Os jovens alunos brincaram com o quadro interactivo, viajaram ao interior do computador, visitaram a exposição no Parque Natural do Alvão, o Canto da História, visualizaram filmes como “Astérix e os Jogos Olímpicos, participaram no Peddy Paper, fizeram dramatizações “Yo soy quien quiero”, uma viagem virtual a França, aprenderam português a brincar, dançaram, cantaram, trabalharam no workshop “Food for fun”, realizaram pintura flutuante, origamis, experiências laboratoriais e jogos lúdicos de Matemática, praticaram tiro ao arco, tiro com pistola laser,esgrima e step e jogaram uni-hóquei e kin-ball. Os intervalos foram recheados de música, tendo havido mesmo um miniconcerto proporcionado pelo aluno Tiago Chaves e pelos professores Carlos e Ricardo Santelmo.
          Os alunos de 9º e 12º anos prepararam para os colegas mais novos danças e uma peça de teatro, com um Camilo muito ativo que, além de cantar, também dançava.
 
           Os jovens que participaram neste programa entregaram à Diretora da Escola, Drª Fátima Rodrigues, uma planta para a comunidade escolar cuidar até à sua próxima visita, bem como um Diploma em que estes “atribuem a menção de Excelente à Direção, aos Professores e Assistentes Operacionais pelos momentos divertidos de aprendizagem que promoveram, pelo convívio que (lhes) proporcionaram e pelo carinho com que (os) receberam”.


Texto de Ana Paula Fortuna in  "Notícias de Vila Real", de 3 de abril de 2013

Sem comentários: