Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 2 de maio de 2013

IV Encontro dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica


No dia 19 de abril, os alunos dos sétimos e oitavos anos de escolaridade, da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real, participaram no IV Encontro dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese de Vila Real que decorreu na vila de Murça.

Partiram bem cedo de Vila Real e o Monte de São Domingos serviu de palco para a concentração de aproximadamente 1400 jovens e respetivos professores.

Pelas 10 horas, o Bispo da Diocese de Vila Real, D. Amândio Tomás, proferiu a oração da manhã, tendo os presentes reagido com entusiasmo, entoando cânticos de louvor ao Senhor.

Seguidamente, iniciou-se a caminhada em direção à vila. Os alunos das várias escolas seguiram em grupo, exibindo cartazes identificativos de cada escola participante.

Assim, um imenso mar de cabecinhas amarelas invadiu a vila de Murça e o coração dos seus habitantes. Os adolescentes saudaram os cidadãos, com alegria e respeito, dizendo bem alto “ Bom dia” e evidenciando um comportamento cívico digno de registo.  

Durante o trajeto, puderam deleitar-se com a beleza da Natureza e o trabalho do Homem efetuado na vinha e no olival. A nível patrimonial, admiraram o Pelourinho, os Paços do Concelho, a Igreja Matriz, a emblemática e famosa Porca de Murça, a capela da Misericórdia, o Hospital de Serviços Continuados e a Escola Profissional.

A caminhada terminou junto ao Estádio Municipal de Murça, local onde se procedeu ao almoço partilhado e às atividades dinamizadas pelos docentes de EMRC no Espaço Insuflável, Espaço Jogos Tradicionais e Espaço Desportivo.

O regresso a Vila Real efetuou-se ao fim da tarde e esta mensagem de Jesus Cristo ilustra, cabalmente, os sentimentos vivenciados neste encontro: "Aquele que crê em mim nunca estará sozinho".

 

Sem comentários: