Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sábado, 23 de novembro de 2013

Projeto Comenius

Balanço do Encontro realizado na ESCCB, no âmbito do Projeto Comenius
1 – Parcerias Multilaterais


A Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Vila Real recebeu, entre os dias 4 e 9 do corrente mês, quatro delegações de países europeus (Alemanha, Polónia, Eslováquia e Turquia) no 5.º Encontro da parceria, em curso desde 2011, sendo o presente ano letivo o segundo ano de execução de um Projeto, intitulado “Get Europe up and Playing (GET UP!) ”, cujo tema é a música e o desporto.
O Encontro, incluindo o respetivo Programa, foi amplamente divulgado pela Coordenadora do Projeto, antes e durante a sua realização, através de diversos meios, nomeadamente o semanário Notícias de Vila Real, a página da Escola e o blogue Comenius, bem como em entrevista ao semanário A Voz de Trás-os-Montes e à Rádio Universidade. Do mesmo modo, logo após o seu término, este evento, pelo seu incontestável impacto na Escola e a nível local/regional, mereceu ser novamente notícia no Notícias de Vila Real, pela mão da repórter e professora da ESCCB, Dra. Ana Paula Fortuna.
Nessa linha de divulgação e de balanço regulares do trabalho que se vai desenvolvendo ao longo do período de execução do Projeto, tarefas contempladas, naturalmente, em Projetos desta dimensão, o presente texto visa, com maior propriedade nesta altura, dar conta, do resultado desse trabalho de reflexão, por parte da Equipa Comenius, relativamente ao Encontro, ao grau de consecução do respetivo Programa, aos resultados e objetivos alcançados previstos no próprio Projeto. Para isso, a Equipa procedeu a um exercício de autoavaliação partilhada, tendo também em consideração os testemunhos por parte da comunidade escolar e educativa, da comunidade local e das delegações europeias visitantes.
Assim, a Equipa Comenius, em jeito de conclusão, pode corroborar com gáudio o enorme sucesso deste evento, sem descurar um ou outro aspeto que tenha corrido menos bem, cumprindo-se plenamente atividades e objetivos, graças a todo um trabalho de preparação, atempado e criterioso. Todavia, o esforço e entrega da Equipa teriam sido em vão sem o envolvimento em massa de toda a comunidade escolar e educativa, bem como a presença e colaboração de instituições e entidades locais/regionais, como a Câmara Municipal de Vila Real, o Museu da Vila Velha, o Museu Etnográfico, o Conservatório Regional de Música de Vila Real, o grupo de danças e cantares “Cantaréu” e ainda a presença e participação dos parceiros europeus. Mas como poderia ser de outra forma se este é um Projeto da Escola em articulação com a comunidade?
A todos, a Equipa Comenius, em seu nome e em nome da Escola, deixa aqui os mais sinceros agradecimentos.

A Coordenadora da Equipa Comenius

Maria Julieta Pereira

Sem comentários: