No âmbito do “Projeto Ciência na Camilo” os alunos do
Jardim de Infância das Árvores realizaram duas sessões de actividades
experimentais. A primeira decorreu no laboratório de ciências da nossa escola e
a segunda nas instalações do seu centro escolar.
No Laboratório de Ciências participaram
empenhadamente em atividades experimentais e observaram as suas próprias
células, ao microscópio, que esquematizaram artisticamente no papel. O entusiasmo
não parou por aqui! Os pequenos demonstraram o seu tenro saber de forma
afincada na compreensão e interpretação de atividades relacionadas com os
sentidos. Estes ficaram em alerta e não erraram quando identificaram cheiros, sabores,
sons e imagens. O momento mágico aconteceu quando o tato entrou em ação e todos
os meninos perceberam que a sensação térmica não é uma boa medida para quente e
frio e por isso é necessário um instrumento que meça a temperatura.
O grande quadro do laboratório foi pequeno para a
criatividade destes petizes. Foi com muito entusiasmo, empenho e dedicação que
o ilustraram de forma magnífica, com meninos e corações.
O corredor
vermelho do liceu desfiou-os a fazer uma “corridinha” entre expositores para
admirar os animais embalsamados, os esqueletos e a coleção de rochas e
minerais.
Regressaram ao Jardim de Infância felizes e
contentes, deixando maravilhada a comunidade da Escola Secundária Camilo
Castelo Branco.
Na segunda actividade, subordinada ao tema “Morfofisiologia
do corpo humano” os professores responsáveis utilizaram um modelo anatómico 3D
para explicar a localização e funcionamento dos órgãos. Os alunos participaram
ativamente com os seus conhecimentos e sugestões para promover a saúde. De
repente fez-se silêncio na sala pois o auge desta demostração coincidiu com o
fascinante momento da simulação do “rebentamento da placenta e parto”.
Sem comentários:
Enviar um comentário