Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Memórias



  Parece-me agora tão ridículo, tão insensato, aquilo que outrora fora tão eletrizante, tão certo ou talvez tão errado, mas tão bom, tão, tão revitalizante!...
  A minha mãe, aquela pobre criatura submissa, sempre tão compreensiva, tão tolerante, tão boa cozinheira, tão boa mãe, tão boa esposa, tão boa amante… Hum, pobre velha, mal sabia ela que o sorriso de satisfação que o amante revelava, depois do breve e desencantado sexo, era dirigido a mim, provocado por mim e só em mim ele pensava e era a mim que ele amava porque, antes de ter estado no meio das pernas dela, tinha estado no meio das minhas…
  Imagino como seriam as coisas se o pai ainda estivesse connosco: as férias na casa da praia, as viagens a Marrocos e os passeios pelo lago, tudo isso manter-se-ia, porém, tudo se revelou finito e irreversível. Por culpa dela, foi ela quem o matou por falta de amor, de atenção e de compaixão.
       Com o pai prostrado no leito, a noite foi o marido da velhaca, da minha desgraçada mãe, que, durante aquele meio ano interminável, viu a alma sugada pelas drogas e pelos velhacos que a penetravam, cegos pelo álcool e pelo fracasso de suas vidas… Depois, depois, fez-se de viúva abandonada e desolada pela perda “do seu melhor amigo, do seu amante, do grande amor da sua vida” - dizia. Não! Não passaste de uma prostituta com uma filha negligenciada e um marido doente em casa.
  E por isso mereceste e ainda agora, a apodreceres na cama de hospital, mereces! Sabe que o teu eterno amante nunca te amou!!! Amava-me a mim e eu fazia dele o que queria, porque corre-me nas veias o mesmo veneno que te consome.
           Queres saber uma coisa? Não me arrependo.

Maria Fernandes, n.º 18
10º E

Sem comentários: