Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Laura Pires, aluna do 11.º C, participa na edição de 2016 do Astrocamp.

O AstroCamp é um programa académico na área da astronomia e da física, proporcionando aos participantes formação inspiradora e de alta qualidade, repouso e lazer num ambiente isolado e tranquilo, longe do stress dos centros urbanos.
(http://www.astro.up.pt/astrocamp/pt/index.html)





Este programa é organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), teve o apoio da Ciência Viva entre outros parceiros, e decorreu de 7 a 21 de agosto, no Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida, no concelho de Paredes de Coura.


O programa destina-se a alunos do ensino secundário de países da União Europeia. A motivação e o mérito académico, permitiram à nossa aluna, Laura Pires, ser selecionada entre cerca de 100 concorrentes. Participaram 15 alunos, maioritariamente portugueses, mas também espanhóis, franceses, britânicos e polacos. A língua oficial do campo foi o Inglês.
Os alunos frequentaram dois cursos, cada um com 10 aulas de 1h30, e foram sujeitos a uma avaliação final. Realizaram também um projeto computacional, permitindo uma introdução à programação científica e à análise de dados.






O campo incluiu ainda várias palestras públicas e ainda sessões de observação astronómica a olho nu e com telescópios (incluindo uma coincidente com o pico das Perseidas) que permitiram aos alunos ficar a conhecer o céu noturno. Os alunos tiveram ainda oportunidade de participar em conversas por skype com astrónomos e físicos a trabalhar em vários países. Esta edição do AstroCamp incluiu ainda a inauguração do Trilho do Sistema Solar.
As atividades recreativas incluíram caminhadas, desporto, construções várias e visualização de documentários. Houve ainda diversas atividades de serviço comunitário e experiências na culinária. 




A Laura foi uma participante extremamente empenhada e ativa em todas as atividades do AstroCamp e foi com grande orgulho que representou a sua escola. 

Sem comentários: