Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 8 de março de 2018

Projeto Erasmus pela República Checa

A participação no programa Erasmus+ em Ceska Lipa, na República Checa, foi muito enriquecedora. Começo por fazer notar a diferença de cultura e apesar do clima ser mais frio as pessoas foram muito calorosas no acolhimento às comitivas dos diferentes países participantes neste projeto. Ressalto os momentos de partilha, as trocas de experiências, de metodologias de ensino e a constante comparação entre diferentes realidades. Dentro da escola verificava-se o constantemente assumir das regras (por exemplo, calçam chinelos, pantufas ou afins deixando o seu calçado nos cacifos), não têm recreios exteriores pelo que têm pequenas salas de estar que preservam. Verificou-se uma postura rigorosa e disciplinada dos alunos dentro da sala de aula e um enorme empenho de todos no processo de ensino e aprendizagem. Os alunos da ESCCB que participaram nesta visita espantaram-se com esta realidade, no entanto consideraram que os alunos portugueses podiam abraçar um pouco da sua disciplina comportamental dentro das nossas salas de aula. Contudo, apreciam o tratamento mais próximo que têm com os seus professores.
Ao nível da gastronomia, deveras diferente e interessante, onde o pão não falta!!! Para beber, uma “Kofola” (a coca-cola checa), uma “voda” (água) ou um “pivo” (cerveja). Para nós, portugueses, terminar uma refeição merece sempre um “káva” (café), porém nem sempre conseguido. A cultura e a história checa são riquíssimas. As pessoas são afáveis e comunicativas, mas cumprimentar… só de aperto de mão. O “olá”, “Ahoj” em checo, só para amigos chegados. Mas os sorrisos, esses são universais e facilitaram a comunicação. A língua inglesa, essa foi à descrição.
Foi uma experiência única e muito enriquecedora quer para os alunos quer para os professores.

Helena Correia ( Diretora)







Foram dias intensos, de muito trabalho, mas igualmente divertidos, os do meu regresso a Ceska Lipa, onde já tinha estado no passado ano, no âmbito do encontro de coordenadores deste Projeto.
Do conjunto das múltiplas atividades realizadas, destaco a partilha de experiências pedagógicas, especialmente uma metodologia inovadora, o CLIL, que potencia o sucesso educativo dos alunos e a sua futura inserção no mercado de trabalho global.
O reencontro de amigos e a incessante descoberta de culturas e escolas diferentes que nos questionam e nos desafiam, constitui uma outra mais valia desta experiência.

Álvaro Pinto


A oportunidade que me foi dada de lecionar uma aula de matemática num país estrangeiro, numa língua não materna, com alunos que não são os “meus alunos”, foi sem dúvida um desafio enorme, foi elaborar um conjunto de tarefas comunicativas a desenvolver “in loco”, onde os alunos interagissem diretamente uns com os outros, tal como foi possível aplicar e enriquecer os conhecimentos linguísticos.
Lecionar segundo uma abordagem CLIL é sem dúvida sair da nossa zona de conforto, é sempre desafiante por mais experiência profissional que se tenha, privilegiar no século XXI novas pedagogias é a aprendizagem pela descoberta (segundo orientação pedagógico didática da atividade), é também o refletir sobre a linguagem a usar em sala de aula, ou seja, propiciou condições para o desenvolvimento de um trabalho em equipa e obviamente da comunicabilidade.
Na aula lecionada em Česká Lípa, foi privilegiada esta metodologia, convidando os alunos a participar na descoberta dos conceitos, tendo eu um papel de orientador/colaborador, deixando a aprendizagem centrada nos alunos, dando particular foco ao diálogo e ao pensamento crítico.
Assim, foi necessário da minha parte identificar a linguagem alvo em inglês, do tema de Figuras Geométricas - soma dos ângulos internos de um polígono, que os alunos deveriam aprender, bem como os momentos de interação que iria ter na aula a lecionar.
Estas visitas de estudo, articuladas com atividades e projetos multidisciplinares e as “aulas”, dadas e assistidas, contribuem e devem ser entendidas como uma estratégia metodológica promotora das aprendizagens, segundo uma abordagem prática baseada em exemplos diferentes, com realidades profissionais também diferentes, que têm ou podem ter repercussões na qualidade do nosso ensino e nos resultados escolares.
Para mim, esta experiência de convívio e partilha (muito gratificante) contribuiu também para uma afirmação de aprendizagens significativas, com ganhos importantes na formação dos alunos e professores.

Armando Figueiredo



No mês de fevereiro tivemos a oportunidade de viajar até à República Checa, no âmbito do projeto Erasmus+. Já tínhamos tido a experiência de acolher alunos checos durante uma semana e de ficar a conhecer um pouco da sua cultura e das suas vivências. No entanto, nada se compara a viver o dia-a-dia numa cultura e num ambiente diferente do que estamos habituados.
                Em primeiro lugar, tivemos de nos habituar a um clima muito diferente do nosso, visto que na República Checa o inverno é mais rigoroso. Também tivemos de nos adaptar aos horários das refeições e aos horários escolares, sendo que também a própria gastronomia e a metodologia são claramente diferentes. As famílias que nos acolheram tinham dificuldades em comunicar em Inglês pois não dominavam muito bem a língua. Apesar disso, uma semana foi mais do que suficiente para encontrarmos uma forma de comunicar com as famílias, sendo que muitas vezes recorríamos aos gestos para nos conseguirmos expressar mais claramente. Tivemos também a oportunidade de aprender algumas palavras novas, não só em checo, mas também nas línguas maternas dos outros países que também participaram no projeto. Do nosso ponto de vista, a troca de experiências e conhecimentos foi uma das grandes mais-valias da viajem. Muitas vezes fomos desafiados a sair da nossa zona de conforto para nos conseguirmos orientar num país muito diferente do nosso. Tal como mencionamos anteriormente, tivemos a oportunidade de conviver com pessoas dos vários países integrados no projeto, o que, do nosso ponto de vista, aumenta não só a nossa capacidade de comunicação, como também a nossa capacidade de socializar. Fizemos vários amigos com os quais nos temos mantido em contacto. Penso que, no futuro, tentaremos visitar novamente a República Checa, precisamente por carregarmos uma experiência muito positiva e enriquecedora. Teremos este país em consideração para futuras escolhas académicas pois o país tem excelentes condições de trabalho.
                Do nosso ponto de vista, a oportunidade de viver num país estrangeiro por uma semana é excecional e extraordinária! Esta experiência foi muito enriquecedora e aumentou significativamente os nossos horizontes. Se, no futuro, voltarmos a ter uma oportunidade semelhante, iremos, sem dúvida, aproveitá-la. Experiências como esta são únicas e contribuem para o enriquecimento do nosso conhecimento e da nossa personalidade, como jovens inseridos numa sociedade internacional.

Marian





A chegada à República Checa foi surpreendentemente incrível uma vez que também me era totalmente desconhecido o país.
A receção da família onde iríamos ficar o resto da semana foi excelente pela sua simpatia.
Durante a semana realizámos várias atividades como:
- Desportos na neve;
- Visita à cidade de Praga para conhecer a sua arquitetura e beleza;
- Observação e participação em aulas na escola que nos acolheu;
- Realização de projetos inerentes à viagem, nomeadamente um deles ligado à produção de peças em vidro.
Além de atividades, o convívio com os outros colegas de outros países tornou a experiência mais enriquecedora. Partilhámos os nossos costumes, os nossos hábitos, nomeadamente no estilo de vestir, na alimentação, nos gostos pelos jogos de computador, nas rotinas diárias e muito importante ainda praticámos o Inglês, ao comunicarmos com toda a gente envolvida neste excelente projeto.
O convívio com a família Checa foi muito agradável e de fácil adaptação, como já referi. Adorei ter tido esta oportunidade, pelo que repetia se assim fosse possível.
Acrescento ainda que passei a ter uma imagem mais agradável de todo o grupo português, uma vez que fora da sala de aula tudo é mais descontraído e o convívio mais alegre.

 Diogo Pardal






Sem comentários: