Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Viajando pelo Sistema Solar


Após terem despertado para a astronomia, com o projeto contra a poluição luminosa “Vamos apagar as luzes para acender as Estrelas”, desenvolvido no ano letivo 2017-18, os alunos da turma OSOS (Open Schools for Open Socities) da Escola Secundária/3 de Camilo Castelo Branco, agora no 8ºD, em articulação com os colegas do 7ºF, lançaram-se num projecto de leitura.
O projeto tinha como objetivo desenvolver competências não só de leitura, mas também de escrita e de expressão oral, tendo por base conteúdos de astronomia e astrofísica.
Independentemente de poderem explorar um conjunto imenso de recursos, os alunos das duas turmas leram, autonomamente, pelo menos um livro entre os vários que existem na biblioteca da ESCCB sobre esta temática. As obras poderiam ter um caráter científico ou literário, desde que o assunto se relacionasse com a astronomia ou astrofísica.
Posteriormente, os alunos de ambas as turmas reuniram-se numa sessão de partilha de leituras, leitura em voz alta de conteúdos seleccionados e leitura de textos produzidos pelos próprios. O tema escolhido foi o Sistema Solar.
Paralelamente, os alunos do 7ºF construíram um protótipo tridimensional do Sistema Solar, tendo sido constatadas as dificuldades em construir o modelo à escala.
Daí resultou a ideia, que está em fase de desenvolvimento, de propor à autarquia local a construção de um modelo do Sistema Solar à escala da cidade.
As famílias também acompanharam este projeto, quer incentivando os educandos nas pesquisas, quer acompanhado as leituras em casa, quer ainda mostrando elas próprias interesse na apropriação de conhecimento científico nestas áreas.
Uma última nota para referir que a participação das duas turmas neste projeto começou por ser concebida com base no projeto Ler+Espaço, uma iniciativa resultante de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Tratava-se de um concurso nacional, no qual acabámos por não participar por nos termos afastado significativamente das orientações metodológicas propostas.





 Texto e Vídeo: Graça Pinto

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